segunda-feira - 27/02/2023 - 15:48h
Força-Tarefa

Número de homicídios tem queda; cerco à facção pesa na estatística

A frequência de homicídios em Mossoró teve uma queda brusca nas últimas semanas. A média de um assassinato a cada dois dias em 2023 (veja matéria AQUI) caiu de forma expressiva.

Operação mobilizou forças integradas no dia 15 passado, com bastante sucesso (Foto: PF)

Operação mobilizou forças integradas no dia 15 passado, com bastante sucesso (Foto: PF)

Os denominados Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), ou seja, homicídios, tiveram 19 vítimas até o dia 7 passado. Até essa segunda-feira (27) só houve registro de mais três mortes, totalizando 22.

Uma ação deflagrada na quarta-feira (15/2), antes do Carnaval, pela Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/RN) em Mossoró/RN – veja AQUI, com a participação da Polícia Federal, Polícia Civil/DIVIPOE, Polícia Militar/BOPE, Polícia Penal Federal e Polícia Penal Estadual, resultou na prisão de sete homens e uma mulher. Todos suspeitos de serem os líderes de uma conhecida organização criminosa paulista com atuação no Rio Grande do Norte – o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em comunicado oficial ainda no dia 15, a Polícia Federal, que esteve à frente desse cerco ao crime organizado, afirmou: “As prisões realizadas irão contribuir para a diminuição dos crimes violentos cometidos em Mossoró e reforçam que o trabalho integrado, coordenado e sistêmico efetivado pelas Forças Tarefas, é a metodologia mais eficaz de combate à criminalidade.”

Os fatos batem com a estimativa da PF. No mínimo, deixou a matança em stand by (espera). Depois dessas prisões e várias apreensões, ocorreram homicídios nos dias 20, 21 com características de execução do universo das drogas. No dia 22, um outro com característica de latrocínio, em que a arma usada foi uma faca.

Campeãs de violência

Recentemente, mesmo com questionamentos de setores da Segurança Pública do RN quanto à metodologia usada, houve publicação de relatório internacional apontando Mossoró e Natal como cidades mais violentas no país e no mundo (veja AQUI).

Inquestionável, contudo, são os cadáveres. Veja abaixo um boxe com levantamento de homicídios em Mossoró entre 2015 e 2022

Trilha de sangue

Homicídios em 2015 – 163

Homicídios em 2016 – 221;

Homicídios em 2017 – 249;

Homicídios em 2018 – 237

Homicídios em 2019 – 222

Homicídios em 2020 – 187

Homicídios em 2021 – 158

Homicídios em 2022 – 167

Total – 1.604

Veja no vídeo abaixo, da TV Oeste, o delegado da Igor Conti, titular da Delegacia da Polícia Federal em Mossoró, sobre o trabalho feito em Mossoró, que na verdade teve início em maio do ano passado.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.