Depois dos reality-shows como BBB e A Fazenda, o pioneiro Rio Grande do Norte inova com “O Hospital”.
A avant-premier foi no Hospital Walfredo Gurgel, com o médico cirurgião mossoroense Jeancarlo Cavalcante filmando cirurgia em que tentava fechar a caixa torácica de um paciente sem o fio de aço, instrumento imprescindível para o trabalho.
A polêmica, como cabe a todo bom reality show, segue na imprensa, nas ruas e nas redes sociais.
O secretário do Estado da Saúde Pública (SESAP), Isaú Girino, que foi professor do médico “confinado” Jeancarlo Cavalcanti, o ameaça com punição disciplinar. Quer levá-lo pro “paredão” por ter feito a denúncia de falta do fio de aço com exposição grotesca da cirurgia.
Jeancarlos acha que não se excedeu. Não foi antiético. Filmar – mesmo com distorção de imagens – a macabra situação, foi apenas uma forma de se rebelar contra o descaso.
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) diz-se horrorizada com as cenas mostradas na TV e Internet. Pelo visto, lhe pareceu estranho que isso esteja acontecendo em pleno Rio Grande do Norte.
O mais bizarro nas declarações da governante, até suplantando a própria cena, foi ela afirmar o seguinte:
– Se não tinha o fio de aço, por que então começou a cirurgia?
Nota do Blog – Governadora, o doutor Jeancarlo começou a cirurgia porque precisava dar uma resposta imediata ao problema, visto que o paciente estava em estado grave e necessitando ser remendado, mesmo que com uma gambiarra.
Pelo visto, a governadora – que é médica – perdeu aquelas aulas quanto ao ensino de que o principal papel desse profissional é salvar vidas. Tentar, pelo menos.
Se negar a fazer o que lhe parecia adequado, não obstante as carências, seria omissão de socorro: a morte certa para a vítima. Isso mesmo. Vìtima do Estado.
que e isso governadora, ja pensou que todos os paciente forem fazer cirugia, tem de olhar agora o estoque, isso ta parecido mais como uma piada.
Ouvi agora as declarações do Secretário de Saúde; não me sai da cabeça que nossos gestores são indicados de acordo com sua capacidade de distorcer a realidade. DR. Jean Carlos foi antiético ao denunciar? para o estado sim pois o atingiu; para o profissional diante de um caso de risco de morte iminente teve que agir mesmo com o risco de uso de “gambiarra” , caso contrario seria omissão de socorro também passível de denúncia. Quanto a filmagem o mais grave (para o estado) foi mostrar em rede nacional; e tenho certeza que o que foi divulgado foi autorizado pelo paciente que teve a vida salva por este profissional, que agora será processado pelo estado por ter salvo uma vida! NA FALÊNCIA DO ESTADO NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE; É MELHOR RESPONSABILIZAR O MÉDICO!!
É uma estupidez, esta tática de ficar atacando o médico, ameaçando-o de processo ou outra coisa qualquer. Quem merece ser criticado e responsabillizado são os gestores do Estado do RN. Deviam estes gestores terem vergonhas de ir a imprensa, dar explicações ao invés de terem uma ação concreta para a solução do problema da saúde do RN.
Já imaginou o medico parar um atendimento pra saber se existe fiode aço?E, se o paciente morrer de quem é a culpa por omossão de socorro?
a governadora e seus auxiliares, estão se tornando ridiculos.
SE FOREM FILMAR TODA AS GAMBIARRAS QUE SAO FEITAS NAS UTIS E CENTROS CIRÚRGICOS, DARIA UM LONGA METRAGEM.. UMA VERGONHA. UM DESCASO.
POLITICOS E GESTORES, (INVENTARAM ESSE NOME PARA MELHORAR PO QI DOS MESMOS), GANHAM ALTOS SALARIOS E NQUANTO UM FIO DE 6 REAIS FALTA PARA FECHAR UM TORAX.
DEVIAM TER UM POUCO DE HUMANIDAE. SAIREM DE SEUS GABINETES PERFUMADOS E ENTRAREM NUM CENTRO CIRURGICO CONTAMINADO ….. E LÁ, REZAREM PELO SEU PROPRIO DESTINO
E ATE MOSTEIRO FRANCISCANO PRECISA DE DINHEIRO.. NADA É DIFERENTE NESSE CAPITALISMO DIABÓLICO.
MEU POVO NÃO SE ENGANEM, A FORMA DE GOVERNAR É ESTA MESMO.
NÃO TEM JEITO NADA VAI MELHRAR, NADA, NADA, NADA MESMO!!!!!!
O RN ESTÁ CONDENADO POR MAIS DOIS ANOS AINDA E TOME ROSA PARA O FUNERAL FINAL!!!!!!
essa desgovernadora não tem vergonha na cara mesmo,uma incompetente que tenta colocar em cima dos outros culpa dela.,é uma sórdida que esta se lixando para o povo.
Bom dia Carlos Santos.
Conheço este medicoé um profissional de excelente estirpe, pelo que a ROSA fala então, o medico deveria ter deixado o paciente morrer?
Pense em uma decepção grande para o povo potiguar é esta governadora sem futuro, agora quando é dinheiro para carnaval, cidade junina, elefante das dunas e todo e qualquer tipo de frivolidade ai dinheiro tem e se não tiver a mesma penhora ate o patrimônio do estado para bancar, a casal sem futuro.
Não é de hoje que sabemos que a saúde pública está em terceiro plano no nosso estado.E quem duvidar,vá a qualquer hospital” mantido”??? pelo governo estadual. Em alguns hospitais além de material,falta também boa vontade,compaixão,atenção,etc. A, sobra atendentes aborrecidos,funcionários mal humorados na hora de fornecer uma simples informação.
Lamento muito por aqueles que precisam ser atendidos nesses locais.
O que é isso? O Governo tá querendo fazer “piadinha” de mal gosto com a cara da população é? Vem não hein! De repente apareceu 300 mil reais para “queimar” fogos na Ano Novo e não tem SEIS reais para comprar fio de aço para o centro Cirúrgico de um Hospital do Estado???? Ora, faça-me o favor….
Kkkkkkkkk , a governadora perdeu a oportunidade de ficar calaiada . Esse e o retrato falado de um governo desastroso desse, so falta agora ela colocar culpa novamente na coitada da wilma.
Já no processo leitoral, o qual infelizmente levou a vitória das duas, cantei essa pedra várias vezes.
Então, já me pronunciava quanto a ROSA ROSALBA e quanto ao MICO MICARLA, à época falva e dizia óbvio que muitos não queriam e não quiseram ouvir, tanto que elgeram as duas.
Não se fazia, e calro, não se faz necessario ser nenhum cientista polítco para antecipar que o modus operandi da governança das duas, seria, como foi e como está sendo…uma vergonha, uma desgraça. uma derrocada administrativa, social e políticamente…um tragédia.
Porém, o que podemos e o que queremos com a qualidade pol´tica do nosso eleitorado.
Um abraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Pergunta que não quer calar: Isso é um governo ou o INFERNO DE DANTE ?. A Rosalba Rosadus está encarnando o famoso DR. FAUSTO, de Goethe.
Dr. Jean Carlos você será mais um a receber os aplausos das pessoas de bem deste estado; feio fica para aqueles que diariamente convive com irregularidades e se omitem, e são muitos. Seria interressante que a classe médica se unisse com ética, honra e compromisso, e chegasse até a Sra. governadora e dissese: Chega de falácias, o estado precisa de estradas, de pontes, de futebol, de carnaval, de desenvolvimento, etc, etc, etc; mais a nossa prioridade é a saúde, a politicagem e a sucessão fica pra depois; primeiro a vida, sem condições de trabalho nós entregamos os nossos cargos, nós nos demitimos; aí eu queria vê se a história não seria outra.
A questão do aumento é insignificante nos problemas da saúde do estado; para os médicos que trabalham com responsabilidade, 20% ainda é pouco; a maioria dos médicos estão adoecendo, e envelhecendo antes do tempo, parecem mortos vivos, é preciso reavaliar a profissão. Médicos também são seres humanos.
É muito vergonhoso para o governo ter dinheiro para duplicar uma rodovia que só tem um destino, e deixar a nossa saúde as moscas. Se houvesse dinheiro de sobra até que seria favorável, a certos investimentos, mas vemos todos os dias a saúde e segurança de nosso estado despencar na aceitação popular e o governo esta preocupado com quanto vai ser preciso para gastar com flores. É uma vergonha.
Dr. Jean Carlos a situação é constrangedora, mais o Dr. está de parabéns; mais fique tranquilo de uma coisa o Sr. não será processado nem terá o ponto cortado, seria uma injustiça punir quem está trabalhando; pior são os servidores que não trabalham, e nunca tiveram o ponto cortado, recebem salários mesmo não morando no Brasil. Tem funcionário que vai se aposentar neste estado sem nunca ter trabalhado, tudo com a conivência do governo(s). Pensando na reeleição logo a governadora muita de discurso, e as açõea paliativas voltam ao cenário político.
A declaração da governadora é no mínimo patética. O inferno de Dante é aqui. Estamos diante de uma total inversão de valores. É, sim, obrigação do médico denunciar a absoluta falta de condições de trabalho para o bem e segurança da população.
Deus, tende piedade do povo do RN, pois os políticos, repetidamente, tem mostrado diariamente descompromisso com o povo, usam de sofisma e engodo em seus discursos. Eficácia que é bom, nada!
dr. o povo do rio grande do norte estar do seu lado disso voce pode connfiar mesmo e não do lado de um desgoverno desse, dois anos que não tem governo no rio grande do norte.
Isso è o retrato desse governo perdido nas ações enas rasões. Não tem prioridade, é um governo sem comando, sem planejamento, sem direção, é o que se chama perdido no tempo e no espaço. Veja só, um governo deve ter o seu gerenciamento focado para bem publico, atendimento deve começar elegendo as prioridades, ter uma equipe centrada e uniforme com oobjetivo fim, todo governante deve ter diariamente rfeunião dos seus auxiliares para cobrar e prestar contas e definir rumos, porem no RN é diferente: a governante vive em campanha, QUALQUER evento ela está presente, até em britz de policia rodoviaria ela vai, aniversario, show, coisas insignificantes ela vai bem , mas governar mesmo nem pensar, vive de telas e de ilusões, vende promessas todo tempo, desmancha de tarde o não fez de manhã, a mentira tem pernas curtas. Existe o tempo de plantar eo de colher, colhe o que se planta, quem engana será enganado, não compreendo esse s governantes
ENTENDO a censura em relação ao meu comentário. rsrsrsrsrsrs
Parabéns a Jeancarlo, o conheço desde criança, fomos colegas na infância. Agora o admiro muito mais pela pela atitude. Não considero falta de ética e sim coragem pra denunciar esse (des)governo sem rumo e sem prumo que está arrasando o RN.