segunda-feira - 18/01/2010 - 02:26h

O claro exemplo do Chile com Sebastián Piñera

Terminou a disputa presidencial no Chile. Venceu o candidato da oposição, o empresário Sebastián Piñera.

O maior derrotado não é seu opositor na campanha e urnas, o ex-presidente Eduardo Frei. Perde a presidente Michele Bachelet.

Ela detém aceitação de 80%, conforme pesquisa de opinião pública, mas nem assim conseguiu transferir seu carisma e conceito a Frei.

Cito o exemplo do Chile para mostrar como será difícil a eleição presidencial brasileira deste ano. O presidente Lula é um fenômeno de popularidade, no patamar de Bachelet, mas também com nome sem carisma e popularidade.

A presidenciável Dilma Roussef terá que mostrar fôlego próprio, que se some à força de Lula e da máquina pública, lógico,

O exemplo do chile é emblemático. Mostra como é complicado transferir votos.  

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. ISA SOUSA diz:

    ESTIVE NO CHILE NA PRIMEIRA RODADA. O POVO CHILENO COM QUEM ENTREI EM CONTATO, NAO QUERIA FREI COMO PRESIDENTE NOVAMENTE. ELE NAO É QUERIDO. TAMBEM NAO SE IDENTIFICAVA COM A LINHA DE ESQUERDA DA PRESIDENTE.
    ESTE ERA UM RESULTADO PREVISDO, DESEJADO E ESPERADO.

  2. MARCOS PINTO - PTE. DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS (AAPOL). diz:

    NÃO ACREDITO QUE NORDESTINO QUE SE PREZE VOTE NUMA NULIDADE CHAMADA JOSÉ SERRA, QUE NOS VÊ COMO UMA SUB-RAÇA. OS FATOS POSTERIORES CORROBORARAM A ASSERTIVA DO LULA, QUANDO DISSE QUE A CRISE MUNDIAL NO BRASIL SERIA APENAS UMA MAROLINHA – O BRASIL FOI O ÚLTIMO PAÍS A SENTIR OS EFEITOS DA CRISE E O PRIMEIRO A SAIR. ATÉ OS ÁULICOS DO DEM(O) E DO PSDB FICARAM SILENTES, SEM ARGUMENTOS PARA CONTRADIZER A REALIDADE ECONÔMICA DO BRASIL.

  3. ramalho costa diz:

    Acho que desta vez seu comentário foi um fiasco. Veja abaixo noticia do blog de Cláudio Humberto.
    PSDB já acha
    que Dilma vai
    liderar em março

    Pesquisas do próprio PSDB já apontam a liderança de Dilma Rousseff no Norte e no Nordeste. Nessas regiões, onde o presidente Lula bate recordes de aprovação, com índices que ultrapassam os 85%, ela passou governador tucano de São Paulo, José Serra, e abriu vantagem. Assessores tucanos prevêem que a candidata, já em março, poderá assumir a liderança nas pesquisas em todo o País.

  4. ramalho costa diz:

    Desta vez seu comentário sobre Lula x Michele do Chile foi incorreto. Veja noticia do Blog de Carlos Humberto.

  5. benaldo medeiros diz:

    Meu caro amigo Carlos Santos, uma coisa e uma coisa, e outra coisa e outra coisa, o candidato de pachelet, ja foi presidente daquele pais, e não era bem avaliado, e ainda por cima a esquerda do chile está a 20 anos no poder, e tendo o desgaste natural de quem é governo, em relaçao ao brasil á uma grande diferença que é, que a esquerda encontrasse no poder á apenas 8 anos, e a candidata de lula, não tem a estigma de mal administradora, ai, na minha opinião e que encontrasse a diferença, em relação a transferencia de votos, e uma incongnita, que so veremos na campanha, acredito eu que a campanha será plesbicitaria, e portanto o povo vai escolher entre 2 modelos de administração, abraços.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.