domingo - 26/10/2025 - 06:26h

O Efeito Casulo – Dia 22

Por Marcos Ferreira

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Levantei-me antes das sete horas. Fui para o banho e deixei a cafeteira funcionando. Ao sair do banheiro, senti-me disposto e vim para a escrivaninha com uma caneca de café puro. Aqui me encontro escrevinhando estas primeiras linhas, que espero resultem num capítulo. Não tenho ideia de onde isto vai parar. Rabisco sem rumo; não vislumbro nenhum roteiro, ainda menos um desfecho.

Nas últimas vinte e quatro horas tive um sono tranquilo. Sinto-me equilibrado do ponto de vista psicológico. Continuo evitando os relacionamentos, as interações sociais. Nunca participei de grupos de WhatsApp. Há cerca de um mês fechei as minhas contas no Facebook e no Instagram. Também nunca tive Twitter. Faço jejum intermitente há bastante tempo. Estou em falta com as atividades físicas. Quanto ao cérebro, malho quase todos os dias com um pouco de leitura e o exercício da escrita. Não fosse pelo câncer, ousaria dizer que tenho uma saúde de ferro.

Contudo a realidade é outra muito diversa. Torço que os medicamentos promovam o meu bem-estar por um bom período. Depois daquela injeção de morfina, os mal-estares me deram uma trégua. Hoje, por felicidade, me encontro sem dores nas costas, ânsias de vômito nem outros desconfortos. O dia segue normal. Em razão disso, como se pode concluir, tenho ânimo suficiente para escrever.

Conduzo agora a redação para outro destino. Ao dar uma rápida olhada no Google por meio do telefone, deparei-me com o assunto da condenação, pelo Supremo Tribunal Federa (STF), do filho da puta que assolou este país desde que foi eleito presidente da República naquele nefasto 2018. Durante e após o mandato, o grande percevejo social não fez outra coisa além apodrecer esta pátria que esteve à beira da ditadura, na iminência de um golpe de Estado cujo mentor do plano de abolição violenta da democracia era justamente o energúmeno. Por uma questão de higiene psicológica, embora não seja necessário, não citarei o nome do parasita maior.

Não quero, entretanto, me ater a este assunto. Felizmente a condenação ocorreu e decerto em breve o pulha será confinado em alguma instituição prisional. Torço que seja na Papuda ou em Bangu 8. Ao menos é o que desejo, apesar de o traste possivelmente ser confinado em uma sala da Polícia Federal (PF) ou em algum quartel do Exército e, para minha total frustração, em prisão domiciliar.

Chega! Este tipo de assunto abala meus nervos. Neste relato não desejo me envenenar, nem praticar voduísmo contra quem quer que seja. Mesmo em se tratando de insetos peçonhentos como esse a que fiz alusão. Nesta metade de uma manhã um tanto nublada, pois venho pelejando com esta narrativa há quase duas horas, aproveito o bem-estar de que ora usufruo para concentrar meu gênio criador em algo de fato literário. Tenho a sensação de que estou descambando para uma redação confusa, prolixa. Pois é, eu poderia produzir algo brando, ameno, conciliador. As pessoas gostam de ler coisas suaves e atuais. Por exemplo, como está na moda, discorrer acerca de futebol ou reality shows, alguma dessas tantas lavagens cerebrais que alcançam sucesso mundo afora e que são encontráveis nos streamings, alguns até gratuitos. Pronto, vou deixar para trás a indignação e o ódio que dedico aos tipos escrotos.

Melhor compor uma página mais ou menos recreativa. É essa natureza de texto à qual as pessoas dão mais importância. No futebol, por exemplo, o Flamengo ganhou mais uma perante o Botafogo. E, para o meu regozijo, que me perdoe meu vizinho, o Vasco da Gama tomou uma goleada do Fluminense. Aí está. Eis um tema de amplo interesse. No tocante ao meu drama, deixo-o para depois.

Marcos Ferreira é escritor

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 1

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 2

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 3

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 4

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 5

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 6

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 7

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 8

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 9

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 10

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 11

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 12

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 13

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 14

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 15

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 16

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 17

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 18

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 19

Leia tambémO Efeito Casulo – Dia 20

Leia também: O Efeito Casulo – Dia 21

 

Compartilhe:
Categoria(s): Conto/Romance

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.