• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 11/06/2021 - 10:46h
Sem máscara

O mal é o que sai da boca do homem

O largadão "Greg", o insano Tim Jones e o presidente que faz e prega o contrário do que seu governo diz (Fotomontagem Canal BCS)

O largadão “Greg”, o insano Jones e o presidente que faz e prega o contrário do que seu governo diz (Fotomontagem Canal BCS)

Eu era bem mais jovem do que sou hoje. O ano? Estávamos em 1983. Na Rede Globo de Televisão havia uma novela de muito sucesso e catalisadora da atenção de telespectadores em todo o país, no horário das 8 da noite: Champagne.

Um dos personagens, lembro bem o nome do ator, Cássio Gabus Mendes, aparecia como um jovem largadão e tinha como um dos ornamentos à mostra, certo colar feito com fio ondulado de telefone e fechado por uma trava comum a chaveiros levados à cintura de calças/bermudas.

A força de influência da televisão, daquela figura e da narrativa, eu pude verificar na comunidade de Ponta do Mel em Areia Branca, coisa aí de uns 67 quilômetros de Mossoró.

Ainda em boa parte com estrada carroçável, a gente chegava por lá de moto e desfrutava daquela beleza idílica, de uma paz celestial e da convivência generosa com sua gente.

Como reflexo da novela, vi incontáveis adolescentes e adultos com aquele troço enroscado no pescoço.

Passados tantos anos, as imagens ainda estão em minha memória e, tenho certeza, que a moda bizarra logo passou, sem que causasse nenhum prejuízo pessoal ou coletivo àquela comunidade. Sei, sem dúvidas, que milhares de outras pessoas em todo o Brasil, das cidades grandes aos rincões, imitaram Cássio Gabus Mendes e seu personagem legal.

Agora, deparo-me com um presidente da República do meu pais insistindo, como o fez desde o começo da pandemia, para que não se use máscara à proteção contra o coronavírus (Covid-19). Se antes era por estímulo próprio de seu mau exemplo, dessa feita orienta e estimula seu ministro da Saúde (Marcelo Queiroga) a diligenciar providências para que seja derrubada qualquer obrigatoriedade (veja AQUI) dessa peça preventiva, universalizada no mundo.

Ao contrário de “Greg”, interpretado por Cássio Gabus Mendes, um punk boa gente, divertido e inofensivo naquele seu figurino maluco, Jair Bolsonaro não é uma invenção da dramaturgia. Promove um mal de grandes proporções e por sua influência pessoal – como o faz desde o princípio, repito – pode levar milhares e milhares de pessoas à morte.

Sua postura não é motivo de graça ou mesmo piada, mas de apreensão. Um homem que é “mito” para tantos milhões de pessoas, com o poder de influenciá-las, cada vez que contraria a lógica, a ciência e passa por cima de um pingo de bom senso, arrasta consigo multidões de fanáticos e ignorantes a comportamento espelhado, repetitivo e letal.

É uma versão atualizada e numa dimensão muito maior, do pastor norte-americano Jim Jones, que em 18 de novembro de 1978, na Guiana, levou 918 pessoas a morrerem em um misto de suicídio coletivo e assassinatos.  Se você não conhece essa história verdadeira e aterradora, pesquise.

A forma de agir e linguagem de Bolsonaro são tão nocivas, que não adianta muitos de seus escudeiros pagos ou não, como o ministro Fábio Faria (PSD), dissertar sobre medidas do governo na distribuição de vacinas e bilhões ao enfrentamento da Covid-19. A pessoa que melhor poderia guiar a massa depõe contra a própria propaganda oficial.

O governo é Bolsonaro, o que ele faz e fala; o governo não é o que Fábio Faria espalha.

O pastor Jim Jones arranjou um concorrente à altura. Infelizmente. E não estamos na Guiana nem nos anos 70. Que boas lembranças da figuraça do Greg e da inocência daqueles tempos em Ponta do Mel. O mal é o que sai da boca do homem.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFaceook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    O pior de tudo é que o Queiroga vai obedecer o que o insano do Bolsonaro estar impondo. Caso contrário, pode ir arrumando as gavetas. O tamanho da vaidade é quem vai determinar a atitude do “Queiroga que pouca gente sabe quem”, como disse Tonho da Lua do planalto, em rede nacional. Meu Deus, a que ponto chegamos!!!

  2. João Claudio diz:

    O Queiroga deixou de ser médico para ser um marionete manipulado pelo do Capitão Diablo.

    O Fábio Farias deixou de ser nada para execer o cargo de 1o Chupador Oficial de Culhões do Capitão Bosta.

    O Guedes tá entocado, pálido, enfraquecido, falando em voz baixa e com a moleira caida. Continua no cargo porque não tem direito ao seguro desemprego e nem tão pouco ao auxílio emergencial.

    E digo mais: quatro anos de mandato para cargo político em um país de terceira é muito. É DE-MA-IS.

    Dois anos e sem direito a nunca mais retornar já estaria de bom tamanho.

    E digo mais ainda: enquanto os presidentes anteriores fizeram merda a partir do segundo mandato (isso é fato, fato e fato) o Capitão Cloró cagou tudo pouco depois de completar um ano no poder.

    E digo mais ainda mais:

    🔊 AU! AU! AU! AU Caínnn…Caínnnnn….

    – Ô, Joãozinho Claudinho, que mulesta é essa aí na sala? Bote esses cachorros pra fora de casa. Cê num tá vendo que eu tô numa live?

    – Aqui num tem cachorro não. É que a TV tá ligada e começaram os trabalhos na CPI da Covid.

    – Apois mude de canal.

    – Vou mudar.

    🎶 Chegou a hora de apagar a velinha
    🎶 Vamos cantar aquela musiquinha
    🎶 Parabéns, pra você
    🎶 Parabéns, pra você

    – Joãozinho Claudinho, é o programa da Xuxa, a Rainha dos ‘Velhinhos’? Ela voltou? Foi?

    – É não vô. Tá passando o jornal.

    – JORNAL COM PARABÉNS? AONDE JÁ SE VIU?

    – Vô, é uma reportagem sobre a UPA do Belo Horizonte.

    – Misericórdia! Como o povo do mundo tá mudado.

    – O mundo continua o mesmo. Né, vô?

    – Né, e quem não presta é o povo. Né não?

    – Né!

  3. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Não. Não somos obrigados a seguir a posição do presidente, notadamente errada. Quem seguir o fará por livre arbítrio e colocará, conscientemente, sua vida e a dos que o rodeiam em grave risco, sujeitos a uma morte dolorosa.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Faz me rir o suposto consciente da Monarquista e Burro NARIANA , Sra. NAIDE ROSADO..!!
    Isso ei que se pode chamar de diversionismo retóricos ou mais precisamente de germe negacionista a favor do EXCREMENTISSIMO JAIR CLOROQUINETE BIRUTA DE AEROPORTO ASCO NARO GENOCIDA.

    Orá ora a dita Sra., Mais que ninguém sabe, o grau de ignorância, desinformação, confusão e dúvidas DISSEMINADOS pelo maestro da MENTIRA E DO CAOS ( ESTOU FALANDO DA CAVALGADURA MOR, ELEITO, COM O VOTO DESTA SRA . E DE OUTROS CÚMPLICES, SUPOSTOS BRASILEIROS DE BEM) em que grande parcela do povo BRASILEIRO foi deliberadamente posto por este GOVERNO CRIMINOSO COMPOSTO POR EMPRESÁRIOS NEO ESCRAVOCRATAS, PASTORES PICARETAS , JAGUNÇOS E MILICIANOS, TENDO NA FIGURA DO SEU PRESIDENTE SEU SÍMBOLO E CRIMINOSO MAIOR!

    NAO É SÉRIO, PORTANTO NAO, NAO É MORAL, NAO É ETICO E NAO ADIANTA EM PLENO ÁPICE DA PANDEMIA E DA CONTINUIDADE DO CRIMINOSO PROCESSO NEGACIONISTA, AGORA OS ELEITORES DESSE EXCREMENTI EM FORMA GENTE, VIR QUERER PASSA PANO..!!!

    Esse fato, não se afigura só um desserviço, bem como se afigura como um crime contra a saúde pública do Brasil. Pra não dizer um sorrateiro e silencioso crime de lesa pátria em face do sofrido e excluído povo brasileiro..!!

    Infelizmente dada a falta conhecimento e, sobretudo, de poder crítico, por via de consequência, da falta de independência de grande parte dos brasileiros, gente dessa estirpe é desse naipe, ainda tem muito poder e voz, no seio das camadas mais vulneráveis e excluídas da sociedade brasileira.

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO
    OAB/RN. 7318

  5. Amorim diz:

    Cara Dra Naide, permita-me discordar, não é “livre arbitrio” mas sim loucura mesmo.
    Um abraçaço!

  6. Faustino de Souza diz:

    A boca fala aquilo que o coração tá cheio… se você só tem maldade em seu coração, só propagará a maldade às pessoas. É o que esse homem que se diz presidente está fazendo com as pessoas. Não tem coração bom. É um homem mau. Continuo usando máscara para me proteger e proteger os meus.
    VIVA O SUS! VIVA CIÊNCIA! #USEMASCARA!

  7. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    EXATAMENTE FAUSTINO, OPORTUNO REITERAR, RATIFICAR E LEMBRAR QUANTAS VEZES NECESSÁRIO SE FAÇA NECESSÁRIO.

    VIVEMOS NUMA COMUNIDADE, NÃO NECESSARIAMENTE POR SERMOS SERES GREGARIOS, MAS , SOBRETUDO POR QUE O COLETIVO EMANA SOLIDARIEDADE E DEVE ESTAR A FRENTE DO INDIVIDUALISMO E MAIS AINDA DO INDIVIDUALISMO CEGO E CRIMINOSO COMO ATUALMENTE, INFELIZMENTE É PROPAGADO PELA DITA MAIOR AUTORIDADE DO PAIS!

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO
    OAB/RN. 7318

  8. Antonio Carlos diz:

    Assistir essa novela Champ,até fui adepto da moda lançada pelo personagem Greg, quanta nostalgia, na escola me chamavam de Greg

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.