• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 21/06/2012 - 15:28h
Governo do Estado

O ‘mamute’ definha com centralismo de caserna

No Rio Grande do Norte já falaram em “reforma administrativa”, em “choque de gestão” e em “reforma de Estado”. Nunca se fez nada disso. O mamute definha.

Modelo administrativo que temos hoje foi implantado por Aluízio Alves, há mais de 50 anos. Revolucionário. Não é por acaso que o “cigano feiticeiro” é uma legenda que atravessa o tempo, por sua ousadia.

O Estado mudou. O mundo mudou.

Com Rosalba Ciarlini (DEM), esse formato não avançou um milímetro. Pior: está distorcido. É extremamente centralizador, não premia o mérito, impede a autonomia de ações e é pífio em resultados.

Insiste em manter bolsões de privilégios, punindo a massa de barnabés, sem conseguir fazer do Estado uma máquina de eficiência.

O Governo Rosalba praticamente copia a hierarquia da caserna e conceito fordiano de gestão, já ultrapassado há décadas. Nada de novo acontece. Por isso velhas mazelas se repetem aos borbotões, ganhando dimensão elouquente.

A vida está on line, passa num flash, mas a administração provinciana da “Rosa” vê tudo como se estivesse no centro de um arraial.

E não é por falta de apoio político que testemunhamos o atraso: governo tem sobra de maioria na Assembleia Legislativa, uma oposição vaga lá fora, canal aberto com o Palácio do Planalto e maioria de representação federal no Congresso Nacional.

Falta o quê?

Recorro aos “universitários” e meus webleitores para tentar encontrar respostas.

Ajudem-me.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Benilson Silva diz:

    Só vejo uma saida para esse governo. – É a saida desse governo, meu caro Carlos.
    Como? Da mesma forma que entrou, através do voto, claro. A interrogação que fica:
    – Não tenho certeza, é, se vai dar pra aguentar tanta “pervesidade”, até lá?.
    Como destacou o Deputado José Dias (PSD), hoje em pronunciamento na AL.
    – Em a partes com o Deputado Fernando Mineiro (PT), o Deputado José Dias (PSD), disse que durante toda sua atuação parlamentar (de quase trinta anos), Esse tem sido o governo mais perveço que RN já teve, O triste, é que ele esté certo.

  2. hermiro vieira gurgel filho diz:

    Carlos,
    Dificilmente as oligarquias trás resultados em prol de populações mais necessitadas. Precisam que o povão sofra para ter o privilégio, por exemplo: Abastecer com carro pipa (seca), os grotões do sertão e assim por diante. Para esse tipo de gente, acredito, não tem solução.

  3. lampejão diz:

    FALTA COMPETENCIA….

  4. Marcos Pinto. diz:
  5. CALIBRE 50 diz:

    É BOM QUE OS EMPAREDADORES DO FUTURO LIGADOS TANTO A PMM E AO GOVERNO ROSA/DEM,RESPEITEM A CRÍTICA,VOCÊS SÃO FIGURAS PÚBLICAS,SE NÃO QUISEREM SER CRITICADOS ENTREGUEM OS CARGOS OU PELO MENOS SEGUREM SEUS CÃES DE CAÇA NA COLEIRA OU ENSINEM AOS MESMOS A RESPEITAR OS CONTRÁRIOS POR QUE O ESTADO É LAICO E RESPEITEM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO DO CIDADÃOS DE BEM,QUE NÃO TEM NADA A VER COM SUAS PICUINHAS IMORAIS E DEIXEM DE FAZER POLÍTICA APARELHANDO OS QUE PENSAM,POR QUE O SANGUE DE VOCÊS É DA COR DO DE TODOS OS CIDADÃOS MOSSOROENSES!ANTES LEIAM O TEXTO ABAIXO OU MOSTREM PARA OS SEUS BULDOGS,PITIBULLS OU DE QUE RAÇA SEJAM PARA SE LIGAR NA IDÉIA!É SÓ!

    A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.
    Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.
    A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.
    A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE!NA BOA!

  6. Pedro Victor diz:

    Falta diminuir o nível de ruindade e egocentrismo dessa administração, que quer governar o estado como se fosse o curral eleitoral de Mossoró. Deixar também de ser completamente intransigente, pra não dizer empancada. Coisas como uma grave de mais de 140 dias na UERN são inaceitáveis!

    Rosalba governa daquele velho jeitinho que quem é de Mossoró conhece: dá um empreguinho pra alguém de uma família, e aí a parentada toda vai votar em “gratidão” (ah se fosse possível colocar umas orelhas de burro nessa gratidão…). Só que esse tipo de política não funciona a nível estadual, onde há muito mais gente que cargos a distribuir. E aí a incompetência administrativa fica evidente.

  7. expeditoclemente diz:

    DESDE A CAMPANHA QUE EU ALERTAVA QUE GOVERNAR UM ESTADO NÃO É A MESMA COISA QUE GOVERNAR UMA PREFEITURA E SUAS PICUINHAS ! O PROBLEMA É QUE O POVO VAI NA ONDA DOS MARQUETEIROS E ELEGEM UMA PESSOA SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE GOVERNAR. É UMA MALVADEZA ! ESTE GOVERNO ESTÁ MAIS PERDIDO QUE CACHORRO QUANDO CAI DE CAMINHÃO DE MUDANÇAS.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.