• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 21/05/2014 - 10:58h
Política nacional

O medo em campanha eleitoral

Por Gaudêncio Torquato (Coluna Porandubas Políticas)

O PT passou a adotar o medo como alavanca de campanha. Dilma representa a garantia de que as conquistas do povo não serão tiradas. Os adversários, se chegarem ao poder, eliminarão os benefícios. Essa é a mensagem embutida no programa partidário e anúncios publicitários. Pois bem, vamos aos fatos : em 1989, Fernando Collor ganhou usando o medo. Se Lula vencer o Brasil será um inferno. Mário Amato, então presidente da Fiesp, prometia : 800 mil empresários irão embora do Brasil. Em 1994, Fernando Henrique ganhou o mandato com o conforto (e a esperança) do Plano Real. Em 1998, ganhou no primeiro turno com o discurso do medo, tendo a volta da inflação como motivação.

Sarney, Lula, Dilma, FHC e Collor: cada um a seu tempo com o medo a seu favor (Foto: reprodução)

O medo – II

Em 2002, José Serra usou também o medo. A atriz Regina Duarte apareceu como porta-voz das trevas caso o PT ganhasse. Deu errado. “A esperança venceu o medo”. Lula chegava ao poder. Em 2006, Lula também se valeu do medo, desta feita contra Geraldo Alckmin, acusando-o de que, eleito, ele privatizaria a Petrobras, a CEF e o BB. Deu certo. Em 2010, Serra voltou a usar o medo, tentando mostrar a ligação do PT com Farcs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, movimento com envolvimento no narcotráfico). Deu errado. Dilma ganhou com discurso da continuidade das políticas sociais de Lula. Hoje, o PT insiste no medo como alavanca de campanha. Dará certo ? Vejamos.

A teoria do medo – I

O medo não elege. Pode, sim, fazer parte do composto do discurso. Vejamos. Collor sinalizava a inovação na gestão. Era o novo, encarnava o espírito do tempo. O medo era apenas o pano de fundo da paisagem social. Fernando Henrique encarnou, por sua vez, a luta contra a inflação, era o artífice-mor do Plano Real. Foi eleito sob esse escudo duas vezes. Da mesma forma, Lula representou o contraponto à velha política. Era o ícone da dinâmica social. Comandou gigantesco programa social, tirando parcela da base da pirâmide social para o meio. E Dilma ganhou seu mandato sob essa engrenagem. A pergunta que agora se faz é : qual é a paisagem brasileira ? Como está o Produto Nacional Bruto da Felicidade ?

A teoria do medo – II

O que significa o medo como discurso de campanha ? 1. Ameaça de retorno do cidadão a uma situação pior do que a vivida por ele hoje ; ameaça de perdas de benefícios ; 2. Risco do país entrar numa era obscura, com volta da inflação e de ganhos obtidos pelas pessoas em diversas frentes. Lembremos que tais ameaças e riscos se manifestam ante os quatro impulsos do ser humano : a. o impulso combativo ; b. o impulso nutritivo ; c. o impulso sexual e d. o impulso paternal. Os dois primeiros impulsos estão ligados à conservação do indivíduo. A luta pela sobrevivência implica competitividade, oferta de emprego, dinheiro no bolso para cuidar das necessidades básicas do cidadão e de sua família. Nesse sentido, inflação, emprego, mais dinheiro no bolso, barriga cheia, harmonia social, segurança – são ingredientes do discurso eleitoral.

A teoria do medo – III

Ocorre que os programas sociais implantados pelo governo Lula e continuados no governo Dilma – que estão no foco dos impulsos acima mencionados – perderam muito sua capacidade de moeda eleitoral. O Bolsa Família já deu o que tinha de dar em matéria de voto. Pode cooptar as massas assistidas, mas grande parte delas considera que esse é um dever do Estado, a cargo de qualquer governante. Este é um fato que, possivelmente, o PT não tenha percebido. As manifestações de rua por todo o território abrem novos horizontes. Surgem no panorama os grupos do slogan : “queremos mais”. Saúde, educação, segurança, transportes. Coisas e equipamentos melhores e em maior quantidade.

A teoria do medo – IV

O medo só funciona quando as pessoas fazem a comparação : “estou no paraíso e poderei ser recambiado para o inferno”. Donde emerge a pergunta : estamos no paraíso ? As pessoas se sentem saudáveis, com saúde, com dinheiro no bolso, tendo fortes estruturas de segurança e meios de mobilidade urbana ? Se não estão vivenciando uma boa situação, o medo do amanhã arrisca a ser um bumerangue sobre a cabeça de quem patrocina o terror. Esta é a leitura que se deve fazer nesse momento sobre o medo. Incutir medo só dá certo quando o Produto Nacional Bruto da Felicidade for alto. A recíproca é verdadeira. Cuidado com o discurso do medo, senhores marqueteiros.

Nota do Blog Carlos Santos – Disse tudo, professor. Excelente exposição.

A estratégia não é nova ou artifício do PT. É recorrente. Serve a todas as ideologias em qualquer tempo ou conjuntura.

Quanto maior a ignorância da massa, mais fácil de a mensagem ser absorvida.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    So que hoje a “massa” é outra. A grande legião de imbecis que temiam a cuca, lobisomem, mula sem cabeça ou a dama da noite, já não existe. Este tipo de propaganda causa certo impato, mas só momentaneamente. Passado o choque a realidade se faz presente e mostra que o retorno acontecerá se a corrupção continuar a se agigantar.
    A Pesquisa de amanhã refletirá o choque,
    As pesquisas que serão divulgadas semana que vem mostrarão que o povo brasileiro amadureceu e deixou de temer papangu e não mais aceitará manter marionete de pinguço no poder.
    //////
    PEDIMOS UM PÃO E UM GOLE DE CAFÉ ANTES DO INÍCIO DAS AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ CHEGAM PERGUNTANDO PELA MERENDA ESCOLAR PORQUE ESTÃO COM FOME.
    E VIVA A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

    • Pedro Victor diz:

      Não vão manter a “marionete” (mesmo com PIB crescendo e desemprego em queda) pra coloar quem? O cheirador de pós envolvido com mensalão? Ou Eduardo Campos, que deixou Recife virar um caos durante a greve da PM, com sua vice fundamentalista religiosa?

      Dilma pode até não ser uma presidenta tão boa, mas é a única opção que temos.

      • Carlos André diz:

        Que PIB esta crescendo, só se for o dos PTralhas aboletados em toda a maquina publica inclusive nas estatais, que só não quebraram por que a Fazenda Nacional é fiadora, e o desemprego que vc diz estar em baixa, as recentes pesquisas do IBGE, que o desgoverno Dilma quis impedir de serem divulgadas, mostra outra realidade daquilo que é a propaganda nacional, em breve quando sair uma parcial mais abrangente iremos ver o verdadeiro Brasil que está derretendo feito manteiga na frigideira, aqui em Mossoró a crise já chegou iniciada pelo desmonte da Petrobras por motivo da roubalheiras e ingerências feitas desde o governo do LULA.
        Na verdade o povo não tem mais o que ter medo de perder nada, pois já perdeu e ainda perde, o dragão da inflação já está ha tempos devorando o salário mixuruca do brasileiro, para completar ainda tem que ver o PT trabalhando para a “zelite da FIFA”, em detrimento dos serviços básicos que estão longe do “padrão FIFA”, se o PT não trabalha para as “zelites brasileiras”, que é também uma mentira, esta a afundar todo um país para bancar o lucro de mais de 10 bilhões que a FIFA terá na copa no Brasil.

        Pedro Victor, me desculpe mais o governo que vc defende não tem explicação para justificar o caos econômico e social que o Brasil vive hj, nem os sindicatos, nem a CUT o PT controla mais a insatisfação, nem os próprios petistas aguentam mais o desgoverno de Dilma, LULA não volta pois sabe o abacaxi grande que deixou para o “Poste” dele.
        Lamentável a que ponto chegamos, municípios quebrados, estados quebrados, pessoas físicas e jurídicas quebradas e a FIFA ainda sairá com mais de 10 bilhões no bolso rindo da cara dos brasileiros, em quanto isso nós brasileiros ficaremos com uma conta de mais de 20 bilhões para pagar, que governo socialista é esse, quebra o povo para enricar a “zelite da FIFA”.
        Pedro Victor, melhor é vc ficar calado, e não venha com a conversa de que o governo de FHC foi pior, pois o povo quer saber do hj e não de algo que aconteceu a quase vinte anos atrás, sem falar que foi no governo de FHC que a economia entrou nos eixos e que agora o PT bagunçou!

      • Carlos André diz:

        Outra coisa senhor Pedro Victor, pelo jeito vc também é discípulo do anticristão e satanista declarado Karl Marx, um cristão como a Marina Silva é, e como eu sou, é muito melhor do que uma guerrilheira sem princípios que já matou e já roubou, e de um caguete como o LULA “O barba”, que em 10 palavras que diz 11 são mentira, e ainda provo.
        O LULA já traiu os companheiros na “ditabranda militar” e recentemente traiu Dirceu e sua quadrilha de mensaleiros em declaração a imprensa portuguesa ao afirmar que nenhum deles eram pessoas de sua confiança, quanta covardia a desse senhor LULA, Dirceu que era o chefe de gabinete e não era de confiança, pode ser uma coisa dessas, então fica a pergunta; O que leva a crer que o líder dos PTralhas “O Barbas” será fiel à nação, se o mesmo traiu seus mais fieis discípulos, essa resposta ele já deu, não será fiel, pois o LULA vendeu o Brasil a FIFA, e enquanto o povo sofre, a “zelite da FIFA e agregados” vão sair mais ricos dessa copa e o povo mais pobre ficará.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Pedro Victor
        Logo mais será divulgada uma novsa pesquisa do IBOPE. Meus Tapebas, Timbiras, Tabajaras e Caetés já me passaram os números através dos sinais de fumaça. Dilma cresceu 3%, Aécio 6% e Eduardo 5%. Os números, Pedro Victor, não mentem jamais. E olhe que este crescoimento da Dilma reflete a propaganda do TERROR que veicularam semana passada. Ainda não tinha acontecido a greve de ônibus em São Paulo e em vários outros estados brasileiros. O Brasil está ficando completamente desorganizado. Cada categoria para quando quer e exige o que não merece. Por falta de pulso a anarquia está se instalando. No Rio de Janeiro marginais continuam criculando exibindo armas de cano longo. Em Mossoró a moda começa a chegar e ontem uma pessoa foi assassinada com um tiro de 12. Isto não pode continuar.
        O POVO BRASILEIRO QUER MUDANÇAS.
        /////
        PEDIMOS UM PÃO E UM GOLE DE CAFÉ ANTES DO INÍCIO DAS AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ CHEGAM PERGUNTANDO PELA MERENDA ESCOLAR PORQUE ESTÃO COM FOME.

        • Pedro Victor diz:

          Inácio: Ibope mostra Dilma com 40%; Aécio tem 20% e Campos, 11%

          Quanto a Carlos André, quando você completar 18 eu me troco com você.

          • Inácio Augusto de Almeida diz:

            Pedro Victor
            Para quem estava com mais de 60% a queda foi grande.
            Você não consegue ver o povo nas ruas clamando por mudanças? Você não consegue ver a corrupção desenfreada? Pasadina, que parecia ser um escândalo grande, ficou nanico frente ao saque de milhões de dólares do cofre da Petrobrás ontem denunciado da tribuna do senado pelo Mario Couto. Você quer um Brasil melhor, mas se equivoca com estes tipos travestidos de políticos. ZÉ DIRCEU está na PAPUDA. ZÉ GENOÍNO está na PAPUDA. Outros ainda irão para a CADEIA.
            Quanto a Dilma estar com 40% isto eu coloquei hoje em DOIS comentários neste blog.
            Eu não escondo a verdade. Claro está, Pedro Victor, que a campanha está perdida para o PT. Tanto está que apelam para o terror. Um dia você despertará, como os alemães despertaram quando viram os campos de concentração onde o genocídio contra os judeus foi praticado. Um dia você verá o tamanho da roubalheira que estão prsaticando contra todos nós. Nós que já pagamos mais de 41% de impostos sobre tudo o que ganhamos só para manter a corrupção.
            Nas escolas crianças famintas chegam perguntando pela MERENDA ESCOLAR.
            ////
            PEDIMOS UM PÃO E UM GOLE DE CAFÉ ANTES DO INÍCIO DAS AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ PARA AS CRIANÇAS QUE JÁ CHEGAM PERGUNTANDO PELA MERENDA ESCOLAR PORQUE ESTÃO COM FOME.

          • Pedro Victor diz:

            Discordo. Dilma ainda está ganhando no segundo turno (simulação de 48% pra ela contra 20% pra Aécio e/ou Eduardo Campos).

            Enquanto os chefões do Mensalão estão na Papuda, os deputados da oposição que receberam o mensalão (sim, sabia que o mensalão era um esquema de compra de votos pra aprovação de projetos do então em minoria PT?) estão anônimos e alheios a tudo isso. Talvez até aparecendo na televisão criticando os mensaleiros (como fez Roberto Jeferson). E assim como eles, continuam livres leves e soutos os envolvidos em Privataria Tucana, Mensalão Mineiro e etc (inclusive, o chefe do mensalão mineiro é candidato a presedente!).

            Pagamos sim muitos impostos, porém o crescimento durante esses 12 anos de governo do PT foi de 4% do total de impostos (37% para 41%). Se considerarmos quanto de programas sociais o governo criou desde então, não é um crescimento tão assustador. O problema a meu ver está muito mais no desvio nas esferas estadual e municipal que na federal, além claro do tamanho do estado.

            Já estivemos muito pior. Em todos os aspectos, com exceção da segurança, o Brasil de hoje é bem melhor que o de 2002.

          • Carlos André diz:

            Contra fatos não há argumento!

  2. AVELINO diz:

    É regra no PT em todo ano político amedrontar, apavorar, causar medo e pânico entre os seus portadores do cartão suborno!!! Imagine agora que o mesmo está inovado com o COMBO SUBORNO: dinheiro vivo, casa e mobília num só cartão???
    Soltar na praça o bizu de que se o PT perder o partido eleito vai cassar o cartão suborno e ainda ficar impune pelo terrorismo cometido aos cegos políticos e usuários, aí já é caso de omissão da justiça eleitoral que sabe de onde parte o fuxico eleitoreiro e não se digna em tomar uma providência pra esse tipo de campanha que o PT faz com maestria!!! Lembra-se do fuxico de que o cartão suborno estaria em extinção fazendo lotar todas as agências da CEF para saques desesperados na madrugada??? Pois ficou comprovado pela PF e abafado pelo governo do PT que a ordem de divulgação dessa maldade partiu da diretoria PTralha da própria CEF na época, tendo ficado tudo por isso mesmo… Se num dá nada, natural que vire moda, né, não???

  3. João Paulo diz:

    Excelente coluna. Sem mais palavras.

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Concordo sr. Inácio, hoje a “massa” é, sem dúvida, outra. Aqui não se falava muito em política. Agora, ouço nos supermercados, nas feiras, no fruteiro, entre os porteiros do prédio em que vivo…por toda parte. Dificilmente encontro alguém contente. Corrigindo, não conheço ninguém contente. Se eu fosse uma espécie de IBOPE daria um percentual zero para o governo Dilma.
    Agora, esse texto de Gaudêncio Torquato está sensacional. De fácil entendimento. Perfeito!

  5. Neilia diz:

    Ótimo comentário!… Admiro muito Guadêncio Torquato!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.