• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 18/06/2013 - 08:45h
Chegaaaaa!!!

O povo acordou mesmo?

Manifestações populares pipocam por várias partes do país e levam multidões às ruas.

Existem os excessos, claro.

Mas é simplista demais, se acreditar que o movimento seja “coisa de partidos de esquerda”, apenas barulho de baderneiros.

Temos baderneiros, temos levas de maria-vai-com-as-outras, mas esses protestos precisam ser analisados com maior profundidade, com olhar multidisciplinar e sem a miopia maniqueísta de luta do bem contra o mal.

Palavra de ordem que ecoa entre os manifestantes brada:

– O povo acordou!

Será?

Não creio, não creio.

Temos eleições no próximo ano.

O melhor lugar para uma sociedade democrática ou que se imagina democrática, acordar, é nas urnas.

Acorda, Brasil!

Há séculos que você permite por inocência e ignorância, que figurões e grupos poderosos expropriem, espoliem e vilipendiem seu povo.

Chegaaaaa!!!

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. FERNANDO fF diz:

    O bom desses movimentos é que os partidos politicos estão tirando pouco proveito.A ordem é não dá vez ao oportunismo desses partidos caroneioros e aproveitadore.

  2. Iris Maia diz:

    Prezado Carlos, acho que as manifestações de insarisfação são legítimas e necessárias, mas confesso que fiquei assustada com a multidão e a postura de determinados grupos. Sou contra a depredação de bens particulares e nossos (os públicos) e temo pela força das energias negativas.
    Aproveitando, envio minha mensagem de apoio a manifestção em favor da PAZ em Mossoró, infelizmente não vou participar, pois estarei no São João do Riacho de Santana, mas é muito importante que as pessoas que estão à frente dessa manifestação ficarem bem alerta a fim evitar o desvio do objetico da campanha por grupos a exemplo do que aconteceu em São Paulo e Rio de Janeiro.

  3. Francy Granjeiro diz:

    Políticos potiguares estão se escondendo como ratos que são….tremendo de medo.

  4. Francy Granjeiro diz:

    Pela primeira vez a abertura da festa na paróquia de São João um gestor municipal não deu as caras ir e fazer abertura da festa.Que vergonha!!

  5. Soares diz:

    “O melhor lugar para uma sociedade democrática ou que se imagina democrática, acordar, é nas urnas.” Menos, caro blogueiro, menos. Como crer que as urnas reflitam fielmente os anseios e necessidades de uma nação quando compreendemos que seus resultados quase sempre apenas expressam o poder econômico dos grupos politicos-oligarcas? Assim, melhor pensarmos que: o melhor lugar para uma sociedade democrática ou que se imagina democrática, acordar, é …no espaço público. Daí a necessidade de resgatarmos e valorizarmos as ruas como espaço para a expressão dos valores e reivindicações legítimas da maioria.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Soares, bom dia. Por favor, releia a postagem. Não há negação do espaço público como meio. Abração.

      • Soares diz:

        Em nenhum momento afirmei que você negava o espaço público como opção democrática de protesto. O que você coloca de forma bem clara é que o povo deve apostar nas urnas como meio de mudança. Isso é caminho histórico trilhado pelas sociedades ocidentais que vivem sob o liberalismo, ou seja, sob o comando da economia de mercado e que realizam periodicamente eleições para mudar os nomes que os governam e decidem no plano da política os seus rumos. Creio que existem outras formas de luta pela transformação social efetiva que não seja apenas através da via parlamentar expressa pelas questionáveis urnas que, de tão exaltadas, parecem ungidas ao panteão da glória uma vez que, supostamente, parecem expressar verdadeiramente a vontade da maioria, que, sabemos, não é bem assim. Dessa forma, reitero a necessidade de ocuparmos e resgatar o sentido do espaço público como meio de lutas até mesmo contra sua privatização que, em cidades como Mossoró, aparece de forma explícita seja no funcionamento da praça de Convivência ou na colocação de camarotes privados em festas públicas como acontece na Estação das Artes, entre outros. Existem outras formas de lutas pela emancipação e elevação da consciência social (sindicatos, movimentos sociais, estudantis…) que vão muito além do mero exercício do voto. Assim, o melhor lugar para uma sociedade acordar não é na urna, é bem antes…e a urna não é O meio, apenas só mais UM deles. Abração.

  6. Angelo Junior diz:

    O povo não acordou. Ainda não, pelo menos. Os protestos que vemos na imprensa nacional são formas de demonstração de descontentamento da população com relação à inúmeros fatores. Os protestos são apenas “meios”, falta o fim (objetivo) desses protestos. Já temos certeza que o “Poder emana do povo”, que conseguimos ser ouvidos, mas ainda não conseguimos trabalhar isso da forma adequada. Precisamos delimitar o que queremos com as manifestações, para podermos ter o que negociar com as autoridades.

  7. Italo diz:

    Não acredito MAIS em dar o troco nas urnas, pois nunca temos boas opções para votar. Quando aparece um bom samaritano para se candidatar os Bandidos donos dos partidos não deixam. Fazem de tudo para um bom nome NÃO se candidatar a um cargo público.

  8. carlos alberto diz:

    amigs ir as ruas protestar e realmente uma maneira de chamar a atençao ,mas o propio povinho que hoje vai as ruas protestar e quem colocar os politicos corruptos no senado na camara municipal etc poz vcs que votao por uma sexta basica nao tem o direito de protesta nao vatem errado novamente em 2014 tem eleicao ai vcs votao e depois chorao kkkkkkkkkkkk

  9. FERNANDO fF diz:

    Corrigindo.APROVEITADORES.

  10. carlos alberto diz:

    na epoca de campanha vcs so votao em quem der o dinheiro pra pagar a luz a agua o bujao de gaz, ai eu te pergunto e hoje vcs estao precisando pedir esmolas a quem ? qual vereador poz coloque na cabeça de vcs que vcs nao precisa de esmolas nao jente ,o vereadoe gasta no minimo 400.00 mil reais nunha campanha ai depois eles vao dar o que a vcs ? ai hoje ficao depredando o patrimonio publico , aa vai trabalho bando de vagabundos

  11. Francy Granjeiro diz:

    Ou TCM MOSSORÓ,cadê a imagem transparente do canal da CÂMARA MUNICIPAL?? Precisamos ver os trabalhos nossoso vereadores, ué!
    Eta que esse povo manipula mesmo,cortes, congelamento das imagens para que seus assinantes não vejam nada!?

  12. Tiago Silva diz:

    Isso é público e notório. O povo tem memória curta (brasileiros). È como se dizia que ocorria na Roma antiga. O que o povo quer é pão e circo. Nada mais. Discutir isso e aquilo. Falam que a coisa tá ruim. Os preços subiram muito. A reclamação é geral contra os governos. Então, quando chega o ano eleitoral, o que ocorre sempre nos anos ímpares o importante é ir a Presidente Dutra e venerar esse ou aquele político ou facção política, no caso de Mossoró mais especificamente. Também acho que no curto e médio longo prazo a consciência do brasileiro pouco mudará. Veremos se no próximo ano que por sinal é eleitoral se esses manifestos e protestos ocorreram ou será apenas fogo de palha.

  13. Fabio diz:

    O povo decide de verdade não é somente nas urnas, mas diariamente quando aceita o comodismo, quando se faz de bobo quando seu candidato faz burrada/corrompe/desvia verba pública, quando deixa de aceitar seu papel como cidadão atuante. Querem um bom exemplo, encomendem uma pesquisa sobre o quanto a população conhece do controle social, quais conselhos sociais temos, quem e como participar e QUAL SUA FUNÇÃO, o resultado será bem previsível, bem previsível MESMO.

  14. Gustavo Souza diz:

    Não sei se os protestos terão resultado. É necessário que apareça alguém com liderança para exigir o que deve ser feito com o país. Proponho algumas mudanças radicais: 1. deixar de ter orgulho de ser brasileiro porque só há motivo para ter vergonha deste país ridículo de terceiro mundo. 2. acabar imediatamente com a desigualdade social: políticos e servidores públicos ganhando muito enquanto peões de fábrica com atividades insalubres ganham 622 mensais; o salário mínimo deve aumentar para 1200 líquido sem aumentar os preços. Se a constituição não o permite, destruí-la: não quero lei para proteger criminoso. 3. acabar com a democracia que só serve para fazer coisa errada. É necessário uma ditadura HONESTA que obrigue esta parte geográfica do planeta a ser país de primeiro mundo. Todas ditaduras falharam e falham não porque são ditaduras, mas porque usam o dinheiro público para o bem próprio e fins bélicos e deixam o povo passando fome. 4. ter a lei do que é certo: para aplicá-la não é necessário que o crime esteja prescrito em lei: se é criminoso e não quer consertar, executar com injeção letal rapidamente (1 – 2 dias) sem torturar (usar substância para dormir primeiro). A polícia deve prevenir o crime além de combatê-lo: se alguém é mal-encarado, tem jeito de bandido, atitudes agressivas, e não quer melhorar, deveria ser executado também. 5. melhorar radicalmente a infraestrutura de todas cidades e zonas rurais do país: acabar com favelas, fazer as cidades ficarem tão bonitas quanto na Suíça e Alemanha. 6. controle de natalidade rígido para reduzir o número de habitantes no país para 100 milhões. 7. acabar com cultura brasileira, como faustão, novelas, carnaval, substituindo-os por programas didáticos e documentários. 8. impedir a comercialização de qualquer bebida alcoólica e drogas ilícitas. 9. impedir radicalmente a mendicância: oferecer a oportunidade de resgate social, emprego, e documentos. Se o mendigo se recusar e continuar a ser um risco para a população, executá-lo também. TODAS AS EXECUÇÕES DEVEM SER AMPARADAS POR LEI, REALIZADAS EM LABORATÓRIOS COM O CONSENTIMENTO DA POPULAÇÃO.

  15. João Cirino Gomes diz:

    O cidadão do bem confia em Deus em primeiro lugar, e em segundo lugar nas forças armadas!
    Pois o câncer da corrupção já atingiu os três poderes, e esta corroendo as entranhas da nação.

    O remédio para combater este mal, é acabarmos com a imunidade e com o foru privilegiado dos “políticos”, estas células cancerosas!

    Nós confiamos nas forças armadas, mas o exercito não é um bisturi, é uma espada!

    O remédio para eliminar o mal, é acabar com a imunidade e com foru privilegiado.
    O mesmo cidadão que é obrigado a votar e eleger o político devera ter o direito de julgar este político em um júri popular, e se condenado, o político corrupto devera ser punido e devolver o valor surrupiado!

    É justo o político ter salário principesco, exercer vários cargos ao mesmo tempo, ter duas férias por ano, décimo terceiro, décimo quarto, décimo quinto, ajuda moradia, ajuda combustível, ajuda vestimentas, cartão corporativo, e mesmo assim roubar, desviar, superfaturar e ter a lei de imunidade para acobertá-lo?

    Se o poder emana do povo, e em uma democracia deve prevalecer o direito e a vontade da maioria, que estamos esperando?

    //www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron
    ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA TERMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.