terça-feira - 05/03/2024 - 08:52h
Análise

O que a pesquisa TCM/TSDois diz sobre disputa municipal

Lula, Dra. Vanessa e Fabielle fazem parte de uma intrincada disputa pelo voto (Fotomontagem do BSV)

Lula, Dra. Vanessa e Fabielle fazem parte de uma intrincada disputa pelo voto (Fotomontagem do BSV)

A sucessão assuense ganhou novos contornos a partir da pesquisa TV Cabo Mossoró (TCM Telecom)/Instituto TSDois, que foi divulgada no último dia 1º (veja AQUI). Entre vários aspectos que podem ser analisados, dois chamam mais atenção.

Primeiro: o pré-candidato governista Lula Soares, primo do prefeito Gustavo Soares (sem partido), mostrou consistência e é o nome a ser batido. Contudo, num patamar atual que é bom, mas longe da segurança na vitória.

Dois: as adversárias Dra. Vanessa Lopes (União Brasil) e vice-prefeita dissidente Fabielle Bezerra (PSDB, em vias de se filiar ao PP) travam disputa à parte à disputa contra Lula Lopes, com nítida vantagem para a primeira.

A pesquisa não sondou, entretanto, a simulação de como o eleitor encara uma chapa Dra.Vanessa/Fabielle ou o inverso. Nos intramuros da política local é assinalado que ambas estarão juntas na majoritária, sendo a cabeça de chapa decidida justamente por pesquisas.

No confronto direto na pergunta Estimulada, Lula Soares levou a melhor contra a Dra. Vanessa Lopes com 42% das intenções de voto, contra 34,2% ela. Uma vantagem de apenas 7,8 pontos percentuais, faltando quase sete meses às eleições.

Em relação à Fabielle, ele somou 43,2% da intenção de votos e Fabielle atingiu 23,3%. A maioria do pré-candidato governista foi de 19,9%. Bem mais confortável.

Espontânea

Na pesquisa Espontânea, realizada pelo Instituto TSDois, talvez esteja parte da compreensão melhor do cenário político em Assú, para os próximos meses, até as eleições de 6 de outubro. Ficou estampado que 49,2% dos entrevistados disseram ainda não saber ou não responderam em quem votar a prefeito.

Simplificando: praticamente a metade dos entrevistados não estaria com definição de voto.

Há forte possibilidade do pleito ser igualmente tenso e, com resultado apertado, como aconteceu em 2020.

Àquela disputa, o atual prefeito Gustavo Soares venceu o ex-prefeito e marido de Dra. Vanessa Lopes, Ivan Júnior (Republicanos, hoje no UB), por apenas cinco votos.

Aguarde fortes emoções novamente, Assú.

*A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-09711/2024 – com dados técnicos constantes no link do primeiro parágrafo desta postagem.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.