Por Aldaci de França
O Clube da Poesia, que tem como principal objetivo difundir a poesia popular nordestina, através do repente e de manifestações culturais afins, como o cordel, a declamação, oficinas e cursos, surgiu na década de 1990, no então restaurante “O Sujeito” (Mossoró). Seu cartão de apresentação foi uma boa cantoria, seguida de outros bons desafios poéticos, com repentistas de Mossoró e Região, e de diversos estados do Nordeste.
Com a mudança de nomenclatura de O Sujeito para “Clube Carcará,” o projeto Idealizado e coordenado pelo poeta Crispniano Neto transferiu-se para o Clube do Sindicado dos Trabalhadores da Educação do RN (SINTE/RN), e em seguida para o Clube Aceu/Uern. Dessa feita, essa ação cultural passou a ter a minha coordenação em parceria com o professor Josué Damasceno.
Para a realização desses eventos culturais, contamos com o apoio do próprio Sinte, Universidade do Estado do RN (UERN), além da Unimed Mossoró. Sem esse amparo cultural, provavelmente teríamos tido mais dificuldades para a viabilizarmos o projeto
Sob a nossa coordenação, foram realizados 23 cantorias de grande êxito, com renomados repentistas nordestinos e cantadores bem referenciados regionalmente.
DEPOIS DO INTERVALO de alguns anos com essa ação cultural paralisada, resolvemos tentar a sua revitalização, com o propósito de realizar cantorias de forma itinerante em nossa cidade, objetivando contemplar admiradores(as) da poesia popular nordestina. Assim, o caminho foi percorrer diversos bairros de Mossoró, como também acreditando nas presenças de apologistas do repente de toda a nossa região.
O retorno do Clube da Poesia, se justifica na ausência de um calendário anual de boas cantorias, em Mossoró, onde o interesse maior seja fortalecer a cultura de raiz em nossa cidade. Precisamos destacar a sua valorização com a realização do Festival de Repentistas do Nordeste no Mossoró Cidade Junina (MCJ), por exemplo. E, neste 2023, chegou à XXI edição.
Outros eventos procuram difundir a poesia popular, no entanto, se faz necessária uma maior visibilidade em relação ao repente – que é patrimônio cultural do Brasil desde 2021, caso você não saiba. É referência da identidade da região Nordeste.
Com a pretensão de colocarmos em práticas esse objetivo, neste 06 de outubro de 2023, às 19h, estaremos na rua Juvenal Lamartine, 1676, na residência do poeta Zé Teles, Bairro Santo Antônio, à reabertura do Projeto Clube da Poesia. Vou me apresentar ao lado dos Irmãos Bessas, Antônio Domingos, o próprio Zé Teles e outros convidados.
É hora, ou passa da hora, de recomeçarmos. Então, vamos!
Aldaci de França é professor, poeta repentista, escritor e coordenador do Projeto Clube da Poesia em Mossoró.
Faça um Comentário