Por Honório de Medeiros
O Rio Grande do Norte é uma tragédia. Tragicomédia.
Hoje, aqui, nada funciona: nem saúde, nem educação, nem segurança pública, nada, nada. A quantidade de mortos em ações violentas, é algo semelhante a uma guerra. É como se vivêssemos um pesadelo.
Ouvi no noticiário matinal que o turismo está em queda vertiginosa. A indústria do turismo, fonte de receita tradicional no Estado. E não se toma uma providência. E depois vão alegar que a receita caiu.
Ninguém quer vir para cá: sujeira, insegurança, falta de atrativo, carestia…
O Programa do Leite, um dos poucos programas públicos que nossa incapaz elite política houve por bem criar, está morrendo.
A sensação é de caos, caos, simplesmente.
Enquanto isso investem milhões em um estádio de futebol. Em um estádio de futebol! Investem em obras desnecessárias, enquanto a seca dizima o rebanho bovino potiguar.
Nem se comenta o problema de saúde pública que a água usada para consumo humano pode causar. O quê danado o povo do bairro proletário Manoel Deodato, de Pau dos Ferros, cidade cujo abastecimento está em colapso, vai usufruir do pomposo Arena das Dunas?
E os municípios vizinhos, do Alto Oeste?
E do Seridó?
E do Agreste?
E quanto aos servidores públicos?
O Tribunal de Justiça diz que as contas apresentadas pelo Governo do Estado estão erradas. O Ministério Público, também. O Tribunal de Contas, idem. A Assembleia Legislativa, da mesma forma.
Parece que somente está faltando se pronunciar a Diocese.
Cabe a pergunta: quando uma providência será tomada em defesa dos servidores públicos? Quando a remuneração será paga em dia? Quando receberão os servidores seu terço das férias, inclusive o atrasado, assegurado constitucionalmente? Quando poderão gozar suas licenças-prêmio? Quando poderá ser implantado, em seu pagamento, os adicionais por tempo de serviço?
Aliás, a pergunta correta a ser feita é a seguinte: porque o servidor público é quem tem que pagar o pato?
Enquanto isso os eleitores se preparam para voltar às urnas e eleger os mesmos políticos responsáveis por tudo que estamos passando. Ou seus filhos. Ou netos. Ou apadrinhados…
Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Estado do RN
Será que o próximo governo vai ser menos descarado que o atual?Eu posso até tá enganado,ou os políticos mudam essa baderna,ou eles não vão conseguir fazer 1 comício,porque o povo vai apedrejar.Quem viver verá.
Vai ser assim sempre! Votamos por puro interesse e não por saúde, segurança, educação e etc…
Bom dia,
Sabe quando tudo isso vai se resolver? Nunca! Isso é “BRASIL CORRUPTO”.
Começando pelo meu interesse, o seu e o de todos que aqui vivem, nós somos podres de interesses, e pensamos apenas em dinheiro e poder. Nunca iremos ter políticos justo porque não votamos justo, nunca iremos ter uma sociedade justa porque não ensinamos a nossos filhos a ser justo.
Usando um pouco de seu dizeres Carlos Santos, POBRE BRASIL SEM SORTE E SEM EDUCAÇÃO. A culpa é minha, sua e de todos os brasileiros!
VERGONHA DE SER BRASILEIRO…
Raimundo Nonato Sobrinho Nonato
Sempre estou lendo comentários de muitas preocupações de alguns colunistas de jornais, sobre os processos que a prefeita está respondendo na justiça eleitoral. Uns dizem que é coisa da oposição, e que os processos são clonados, chegam ao absurdo de dizer que até a oposição reconhece um bom trabalho da prefeita. Que trabalho; Quanta baboseira destes puxa sacos disfarçados; que não passam de manipuladores da informação, quando devia limitar-se a informar as notícias de forma isenta sem ser tendencioso. Poderiam demonstrar preocupação com as multas milionárias que a prefeita vem se submetendo a pagar ao TRE ( de onde está saindo tanto dinheiro), sem contar os honorários dos advogados que não estão sendo doados como em época de campanha que aparece doadores de toda espécie. A preocupação do entra e sai é verdadeira por toda sociedade, mais é legítima em eleições fraudulentas. A justiça eleitoral só está cumprindo com suas obrigações que é corrigir o que foi considerado crime eleitoral no último pleito. Os colunistas tendenciosos deviam está preocupados com a corrupção escancarada do trem da alegria arrastando a máquina pública ( excesso de CC, super salários, Fraude na jornada de trabalho dos médicos que visitam o PSF, descumprimento das leis municipais, etc e tal ). Hoje a prefeita está mais preocupada em contratar médicos para as UBS ou contratar advogados para defender desesperadamente uma eminente cassação. Porque acusar a justiça eleitoral local de parcialidade quando cassa, e aplaude a do RN quando descassa. Quem está sendo parcial o colunista ou a justiça. Não será mais prudente cada um cumprir com o seu dever e declarar só comentários imparciais. Colunistas parciais vão continuar tentando manipular a opinião pública, a justiça com suas falhas vai continuar tentando fazer justiça, e as janelas que ficam entreabertas para os fraudadores e corruptos tentar se dar bem, cabe ao congresso nacional fechar. Quando vai ocorrer o tempo vai dizer.
Sr Wilker Lopes não fale isto na frente dos seus filhos; você pode comprometer o futuro deles.
Eu tenho 4 filhos e 4 netos e jamais seria capaz de falar uma coisa dessas na frente deles.
Pode ser que algum dia, algum deles venha a fazer algo de errado, mais eu não os incentivarei.
Caro amigo, Sei que é duro encarar a realidade.
Mas não precisa incentivar é da educação dos brasileiros, Ser CORRUPTO…
Toinho de que pergunta se teremos um próximo governo menos descarado do que este.
Eu respondo: Nós já temos dois pré candidatos mais descarados, ou você não lê jornais, se depender da maioria da imprensa do RN estamos lascados. Mais vamos aguardar e vê se o povo reage a um passado de fraudes e corrupção. Pelas pesquisas é bom não se iludir.
Não entendo Dr.Honório é como o governo do RN conclama o seguinte: O RN estava endividado mais agora as contas estão sanadas. Como assim?
Não caro Honório! Não falta mais a Igreja Católica se pronunciar, a respeito do caos governamental. Na última semana, um Padre da região Seridó já se pronunciou e esta semana, aqui na nossa Mossoró, também um Padre já se manifestou publicamente. Parece que estavam inspirados por Deus, pois disseram tudo que os políticos responsáveis pelo descalabro precisavam ouvir. Pena que eles não ouvirão, pois como disse Roberto: “Eles estão surdos”.
Tudo está escrito no Blog do Carlos Santos, do qual você, orgulhosamente, faz parte, com seus comentários formidáveis. Um abração, do amigo Aderson.
Muita lucidez do Sr. Wilker Lopes ( será que é dos lopes de Marcelino Vieira ? )Acho triste quando leio um texto de uma pessoa que já exerceu cargo público e sabe apenas reclamar e apontar erros. Será que não existe nada de positivo nas administrações? Não seria melhor sugerir programas, indicar caminhos. Se se acha perfeito por que não se candidata a algum cargo público ?
Sr.Nonato: Eu não tenho dúvida que o próximo governo vai ser descarado,apenas interroguei se vai ser mais ou menos que o atual.
OS DOIS DESGOVERNOS TÊM MAIS NEGATIVIDADE QUE POSITIVIDADE…CEGO É QUEM NÃO.
MICARLA NAO SOUBE GOVERNAR NATAL – ROSALBA NÃO SABE GOVERNAR O RN E CLÁUDIA REGINA TAMBÉM NÃO SABE ADMINISTRAR MOSSORÓ.