Parece que o rio Mossoró-Apodi flui para promover mais devastação à sua margem. Nos últimos dias, sua lâmina tem subido bastante.
Conversei com amigos e webleitores do Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado e Mossoró. Os relatos são coincidentes.
As populações ribeirinhas devem se prevenir.
Importante a atuação dos poderes públicos, sobretudo prefeituras.
Nota do Blog – A Defesa Civil de Mossoró há tempos vem fazendo trabalho preventivo bastante salutar.
Mas é difícil convencer alguém a sair de casa, mesmo sob tamanha ameaça.
A atual cheia do rio Mossró-Apodi poderia ter sido evitada em parte se a represa de Santa Cruz tivesse sido administrada de forma correta, pois um dos objetivos de uma represa é o controle da vazão do rio, mas isto não aconteceu, o governo não liberou a água na época certa. Qual é o objetivo de manter uma represa no seu volume máximo se a água da mesma não é usada para nada atualmente? Sabemos que um sistema de abastecimento para as cidades não pode ser construído em um curto espaço de tempo, um sistema de irrigação também não, então o que ocorreu mesmo foi incompetência do órgão que controla a barragem. Parte da culpa é do governo, o mesmo que ainda não providenciou o reparo dos estragos causados pelas cheias de 2008.
Pelo que eu soube á dias atraz essa agua felizmente estava sendo liberada, mas não posso comfirmar, nem saber se o manejo estava correto, tenho uma produçao de hortaliças na beira do rio e acompanho sempre essa questão, sei que é importante deixar uma lamina de agua adequada na barragem para evitar que na época de chuvas constantes ela não esteja sangrando e a agua venha toda de uma vez inundando as imediações do rio. Ao nosso lado nesse momento está a maré que esta baixissia possibilitando que o rio desague no mar rapidamente.