• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 19/05/2010 - 00:45h

O topo de Rosalba Ciarlini e o jogo a ser jogado – Eleições 2010

Com 49% de intenções de voto ao governo, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) definitivamente finca os pés no pedestal de favorita à disputa. "Governadora em férias", não.

A pesquisa Band/ Vox Populi divulgada hoje (veja série de matérias mais abaixo) a coloca em claro favoritismo. Mas é óbvio que a congressista não tem muita "gordura" para perder em campanha. Não cabe o já-ganhou.  

Soberba, nem pensar. 

O triunfalismo antecipado condenou Dinarte Mariz (UDN) em 60, atropelado por Aluízio Alves (UDN); João Faustino (PDS) foi triturado por Geraldo Melo (PMDB) em 1986; Fernando Bezerra (PTB) ficou na poeira para Wilma de Faria (PSB) em 2002 e Garibaldi Filho (PMDB) desabou diante da mesma adversária em 2006.

Não faltam outros exemplos.

Desde o ano passado, que Rosalba aparece em pesquisas que a colocam entre 40 e 49 pontos percentuais na preferência do eleitorado. Hoje possui uma importante margem de intenções de voto, mas que não a deixa em segurança lá no alto.

Na campanha de 2006, o senador Garibaldi Filho passou toda a disputa oscilando entre 46% e 49%. Perdeu para Wilma nos dois turnos.

Rejeição

É importante assinalar, que entre os pré-candidatos, Rosalba lidera na intenção de votos e tem algo que pode ajudá-la sobremodo: é o nome de menor rejeição, não obstante a visibilidade do topo.

Segundo a pesquisa Band/Vox Populi, Miguel Mossoró (PTC) tem 27% de rejeição, seguido de Iberê Ferreira de Souza com (PSB) 12%, Carlos Eduardo Alves (PDT) com 11%, Sandro Pimentel (PCB) com 10%, Simone Dutra (PSTU) com 8% e Rosalba Ciarlini (DEM) com apenas 5%.

Mas também nesse aspecto, a senadora precisa abrir os olhos.

Na campanha de 2006, a média de rejeição de Wilma ficou sempre bem acima de Garibaldi Filho. Numa das pesquisas do Ibope, em setembro daquele ano, ele ostentou 11% e ela saltou para 18%. 

O que pode ser dito diante desses números, dessa abordagem histórica e em cima da realidade política do Rio Grande do Norte na atualidade?

Rosalba continua favorita, tem margem para crescer, mas é precipitado cantar vitória tão cedo. O jogo jogado ainda vai ser jogado um pouco à frente.

Veja adiante: Carlos Eduardo comenta pesquisa; Iberê fala sobre posição em sondagem; Robinson Faria pesa ou não em favor de Rosalba?

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.