sexta-feira - 26/09/2014 - 18:28h
Mossoró

OAB encaminhará proposições contra crise em Saúde

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró, irá elaborar um Termo de Encaminhamento contendo todas as proposições que foram apresentadas durante a audiência pública realizada na manhã de hoje (26), no auditório da OAB/Mossoró. O documento será enviado pela Ordem dos Advogados aos representantes do Executivo e Legislativo, em nível estadual e municipal.

Inavan Lopes faz explanação sobre quadro de saúde (Foto: OAB)

Também chegará ao Judiciário, Ministério Público e demais instituições responsáveis pelas medidas que serão adotadas visando solucionar o grave problema que afeta a saúde pública local.

O documento que está sendo elaborado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB, responsável pela convocação da audiência pública, trará sugestões apresentadas por servidores e usuários da saúde pública, professores das universidades locais, membros de entidades sindicais ligadas à saúde, representantes do Poder Legislativo, ex-gestores e demais membros da sociedade civil organizada. A OAB conseguiu reunir integrantes de diversos setores sociais, visando encontrar uma solução conjunta para o grave problema da saúde que tem colocado vidas em risco.

As proposições serão direcionadas aos gestores das instituições que têm atribuição legal para desempenhar tais tarefas. Uma das ideias apresentadas, por exemplo, vislumbra a possibilidade de responsabilização criminal daqueles que forem identificados como responsáveis pelo problema. A inclusão no orçamento municipal do próximo ano de recursos para a construção de uma maternidade com assistência de baixa e média complexidade também estará no documento da OAB, assim como a manutenção e reestruturação do Hospital da Mulher, entre outras ações necessárias.

O médico Inavan Lopes, que entregou o cargo de diretor do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, no início desta semana, apresentou um levantamento histórico que mostra uma sucessão de equívocos político-administrativos, cometidos ao longo dos últimos anos, que resultaram na crise que o município enfrenta atualmente. Em sua fala, elogiou a postura da OAB.

A entidade, além da elaboração do documento com as proposições, assumiu o compromisso de intermediar uma solução para a greve dos servidores da saúde pública, colocando-se à disposição para dialogar com a categoria e com a Prefeitura.

Além do advogado Jonas Segundo e do médico Inavan Lopes, compuseram a mesa durante a audiência pública realizada durante esta manhã: a advogada Catarina Vitorino, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Mossoró, o advogado Humberto Fernandes, conselheiro federal da OAB nacional, Marleide Cunha, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDSERPUM), Marcos Vinícios, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, e o vereador Tomaz Neto (PDT), representando a Câmara Municipal de Mossoró.

Nota do Blog – Em sua explanação, o médico Inavan Lopes informou que à noite passada, por exemplo, duas mulheres chegaram a ocupar a mesma cama no Hospital da Mulher, que está asfixiado por uma demanda incompatível com sua estrutura.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde

Comentários

  1. Francy Granjeiro diz:

    BOMBA!!!!…BOMBA!!!!…BOMBA!!!!! SERÁ QUE A CAIXA PRETA IRÁ ESTRONDAR ANTES DO DIA 05/OUT??

    A delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, provocou o maior ‘rebuliço’ na política nacional. E olhe que o teor do depoimento sequer foi vazado à imprensa por completo. O ‘homem-bomba’ abasteceu o caixa de muitos políticos influentes da República e seu depoimento pode destruir reputações e sepultar carreiras vitoriosas.
    LOCAL
    Sherloquinho descobriu que o chefe de um grande escândalo que ocorreu no RN recentemente, resolveu ‘compartilhar’ suas informações com o Ministério Público, através do instrumento da delação premiada. O rapaz não está livrando a cara de ninguém. Quem tem mandato aqui ou em Brasília e quem não tem, está sendo alvo de suas verdades.
    IMAGEM
    A delação premiada local será destruidora de reputações de alguns integrantes da classe política potiguar. Ele narra detalhes do acerto com os envolvidos para a maracutaia dar certo e a participação de cada um no esquema, como também relata a entrega do numerário individualmente e em que local foi entregue. É uma grande bomba potiguar com respingos em Brasília.
    Tulio Lemos/JH

    • AVELINO diz:

      O mais interessante nessa “delação local” é que os nomes dos nossos honestos políticos que estão sendo citados, que eu já sei quais são mais não vou detonar agora em respeito e primazia ao jornalista Túlio Lemos, autor da bomba, são os mesmos nomes de outros escândalos recentes e que agora reluzem com muita exuberância na atual vitrine política do estado… Solta essa lista ligeiro, Túlio Lemos!!!

  2. José Gilvan da Silva diz:

    Essa discussão sobre a saúde de Mossoró era para ter sido feita principalmente pelo nossos edis, no entanto, a maioria deles só, ao invés de defenderem os interesses da população, defendem apenas os interesses do prefeito, que por encontro não disse a que veio.

  3. raimundo nonato sobrinho diz:

    Seja o que for denunciado nao vai me causar nenhuma surpresa, pelo contrario, estou rindo desses pilantras e espero que todos se ferrem.

  4. raimundo nonato sobrinho diz:

    O desmonte da saúde no município começou no fim dos anos 80 com a ascensao do governo Rosalba que priorizou a construçao de praças e calçamento de ruelas sem saída, continuou com sua sucessora que priorizou a construçao de UBS para abrigar cargos comissionados os currais eleotorais sem médicos e sem medicamentos, e com os prefeitos interinos de Claudia e Silveira Jr nao tem sido diferente, com a conivencia de muita gente que se diz hoje preocupados. Conta outra seus oportunistas. TODOS CULPADOS.

Trackbacks

  1. […] pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró (veja postagem abaixo ou AQUI). Foi pragmático. Henrique (de verde) encerrou audiência com encaminhamento de audiência (Foto: […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.