segunda-feira - 18/05/2015 - 23:42h
Mossoró

OAB fará audiência para propor mudança para educação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, realizará na próxima quinta-feira (21), às 15h, uma audiência pública para discutir a proposição de mudanças para o Plano Municipal de Educação. Uma das ideias da Ordem é incluir a disciplina Cidadania no conteúdo programático das escolas públicas municipais, visando formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.

Representantes de diversas instituições já confirmaram suas presenças no evento, que tem a finalidade de reunir ideias para melhorar o ensino público em Mossoró.

O evento está sendo organizado pela Comissão de Educação da OAB/Mossoró, juntamente com o vereador Francisco Carlos (PV) que é presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de Mossoró. Ontem, representantes da Ordem e um assessor do parlamentar estiveram novamente reunidos, discutindo os últimos preparativos para a audiência pública.

A expectativa dos organizadores é que o evento tenha a participação de profissionais da educação e de entidades ligadas à temática, além dos representantes do poder público local, como da Câmara e da Prefeitura.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Uma das ideias da Ordem é incluir a disciplina Cidadania no conteúdo programático das escolas públicas municipais, visando formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.”
    Não dá para incluir nestas propostas o ensino da tabuada para os alunos das escolas municipais? A maioria chega ao segundo grau sem saber 8 x 7.
    OAB, antes de fazer esta audiência vá a uma destas escolas públicas num dos bairros de Mossoró e faça um simples teste com os alunos. Pergunte, por exemplo, qual a capital do Mato Grosso. A capital da Bolívia, pergunte não. É muito para um aluno de escola municipal em Mossoró.
    A verdade é que a maioria das nossas crianças não domina as quatro operações fundamentais e desconhece as categorias gramaticais. Mal consegue ler. Interpretar um texto, nem em sonho.
    Antes de proporem incluir Cidadania no currículo verifiquem se os alunos sabem escrever a palavra Cidadania. O significado de Cidadania eles desconhecem completamente. E graças a Deus desconhecem, porque em Mossoró quem conhece e tenta exercitar CIDANIA come o pão que o diabo amassou.
    Não caiam na besteira de perguntar aos alunos o que quer dizer O PÃO QUE O DIABO AMASSOU.
    Os meninos vão ficar com a boca cheia de saliva pensando ser o pão da padaria do Manoel português. E como a merenda escolar é de péssima qualidade… Uniforme escolar e material escolar já cansei de clamar aqui pela entrega, mas ninguém me escuta.
    O mal das nossas elites é viverem totalmente divorciadas da realidade.
    Eu encerro imaginando se as nossas crianças de hoje, homens de amanhã, souberem que Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.
    Duvido que um destes meninos de hoje, quando já homens feitos estiverem exercitando a cidadania consiga extrair um dente numa UBS. Isto aconteceu comigo.Nunca uma providência foi tomada. Exercer cidadania em Mossoró é ir para o calvário sem um Simão para ajudar a carregar a cruz.
    Ensino de Cidadania…
    ///
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    A CORRUPÇÃO FEDE.
    Papa Francisco.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Ouvi num programa de rádio uma verdadeira palestra proferida por um professor sobre violência. E o mestre, por sinal preparadíssimo, falou praticamente de tudo. Das causas sociais, passando pela corrupção e indo até a impunidade motivada por leis frouxas. De quase tudo falou para explicar o porquê de tanta violência.
    Mas não abordou o que, na minha opinião, tem uma fundamental importância no fomento à violência. Refiro-me a influência que as estórias infantis, fábulas e as cantigas de roda exercem nos pequeninos.
    Quase todas as nossas cantigas de roda são eivadas de violência. Do atirei o pau no gato, mas o gato não morreu, até o Ciranda Cirandinha que fala num anel de vidro que se quebrou e termina mandando embora Dona Rosa. E não podemos nos esquecer do Boi da Cara Preta que é mandado pegar a criança que tem medo de careta. Interessante o boi ter cara preta e não cara branca. Por quê?…
    As nossa fábulas quase todas mostram o bom resultado que alcançam os mais espertos.Exemplo disto é A RAPOSA E O CORVO.
    Nas estórias infantis que nos contaram quando crianças, estórias que até hoje são repetidas, o sangue sempre está presente.
    Branca de Neve já começa com a ordem da madrasta para que a linda menina seja morta. Termina sobrando para um cordeirinho que tem o seu coração arrancado. Continuando, Branca de Neve para sobreviver trabalha em regime de semiescravidão para sete anões e depois ainda recebe uma maça envenenada para comer. Para alegria da gurizada a bruxa que deu a maça envenenada cai do penhasco e morre. Morte e sangue na estória do começo ao fim.
    Em João e Maria a crueldade ultrapassa todos os limites. Uma velha, sempre uma velha, prende duas crianças e passa a engordá-las a fim de fazer o que eu nem me lembro mais. Só que as crianças são inteligentes, não engordam e conseguem se soltar. O final mostra toda a maldade do ser humano com a velha sendo empurrada dentro caldeirão de água fervendo. E quando a velha gritava água meus netinhos, ouvia como resposta AZEITE, SENHORA AVÓ.
    Contem João e Maria para qualquer criança e observem a alegria nos olhinhos do pequenino quando a velha pede água e recebe azeite.
    Nesta estória encontramos a satisfação causada pela vingança.
    Não já está na hora de repensarmos o que passamos aos nossos filhos na mais terna idade? Será que estas estórias não influenciam na formação dos futuros adultos?
    Que os nossos educadores pensem nisto.
    Inácio Augusto de Almeida
    WEBLEITOR

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.