A reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) pelo Governo do Estado (veja AQUI) vai salvar, provisoriamente, a morte por inanição de outro equipamento de saúde pública: o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. Uma parte do HRTM será transferida para essa unidade hospitalar por alguns meses ou anos.
Desde que foi inaugurado em 29 de dezembro de 2022, dois dias antes do término do primeiro mandato de Fátima Bezerra (PT) como governadora (veja AQUI), o Hospital da Mulher não viu nascer uma única criança em sua enorme estrutura. Apenas modesto serviço ambulatorial e atendimento especializado à população trans, aberto dia 10 de janeiro, passou a funcionar. Nada mais.
O imóvel na Avenida Professor Antônio Campos, bairro Presidente Costa e Silva, teve injeção de R$134 milhões em recursos do Banco Mundial, acomodando 163 leitos (118 de internação e 45 para outros serviços, como urgências), de setores de pronto-socorro, UTI, salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte às mulheres vítimas de violência.
Uma miragem
Na reunião que presidiu em Mossoró na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nessa segunda-feira (14), a titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN), pediatra Lyane Ramalho Cortez, admitiu profundas dificuldades para fazer o Hospital da Mulher funcionar. E o principal impedimento não será a remoção de parte dos serviços do HRTM para esse imóvel. Muito longe disso.
Simplesmente não existem meios financeiros para fazê-lo operar à plenitude. Passaram-se mais de sete meses desde a inauguração festiva, com banda de música, discursos, e ele está quase totalmente sem uso. A questão é custo, altíssimo, que se diga, para mantê-lo. Por enquanto, o Hospital da Mulher é uma miragem e pode demorar alguns anos para ser uma realidade. O contribuinte paga a conta.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Brasil não foi, não é é nunca será para os amadores .
ORA, SE NEM A FALTA DE HIGIENE CONSEGUEM RESOLVER, QUIÇÁ DUVIDAR DO ABANONO POR ESSA GENTE QUE SÓ VIVE DE OBA OBA E ENGANAR PRINCIPALMENTE, AQUELES MAIS DESINFORMADOS. ESSE POVO VIVE DA MISÉRIA E DESGRAÇA DO POVO QUE AGONIZA NO ANDAR DE BAIXO. FALTA O MINÍMO; VERGONHA NA CARA. NEM MESMO A QUALIFICADORA DESCÊNCIA PESSOAL E POLÍTICA FAZ PARTE DO IMAGINÁRIO DESSE GOVERNO ESTADUAL. VIVEMOS NA UTI, ESPERANDO A HORA DA MORTE CHEGAR ENQUANTO ESSA CASTA VIVE NO ANDAR DE CIMA, ASSEGURADOS PELOS “GORDOS” SALÁRIOS, ALPHAVILLES, CASAS DE PRAIA, CONDOMINIOS FECHADOS DE ALTO PADRÃO, APARTAMENTOS A BEIRA MAR, SEGURANÇAS PESSOAIS, CARTÃOS DE USO NAS GALAXIAS, CARROS BLINDADOS, DESCONHECIMNETO DE APERTO FINANCEIROS ETC. PROXIMO ANO É HORA DE COMPARECER E VOTAR. ESSE PAPO DE DEMOCRÁCIA É UMA FALÁCIA. DEMOCRACIA PRA ELES, JA P O POVO…ORA SE O VOTO É OBRIGATÓRIO COMO DIZER QUE EXISTE DEMOCRACIA? TUDO BALELA. DISCURSOS POPULISTAS CHEIO DE ENFEITES PARA UM MONTE DE “JEGUE ” e o “GADO”, QUE SE ENFILEIRA E SE ESPREME NA FRENTE DE PAANQUES(VERDADEIROS CIRCOS A CÉU ABEERTO) E DE BOCA ABERTA, ASSISTE O ” BOIADEIRO” ou um “ENCANTADOR DE JEGUES” ARROTANDO ARROGANCIA E VAIDADE. NÃO SAI UMA IDÉIA, UMA PALAVRA ORDENADA, NADA SÉRIOE SIM, UM PALIATIVO QUE NÃO CURA NADA, NA VERDADE SE UTILIZAM DO DISFARCE E OS SINTOMAS ANOITECEM E AMANHECEM ENCOBRINDO O SOFRIMENTO DE QUEM MAIS NECESSITA.
A ÚNICA COISA NOS IGUALA, DEFINITAVAMNETE É A MORTE, POR QUE ESSE POVO QUE DOMINA A POLÍTICA A MAIS DE 20 ANOS SE CONSIDERAM IMORTAIS.
Nobre Carlos leia “Os intelectuais e o poder: Dúvidas e opções dos homens de cultura na sociedade contemporanea” de Norberto Bóbio. Vc não vai se arrepender.
NOTA DO BLOG – Obrigado pela dica. Verei.
A quem interessar possa!!!!
Quando a burrice manda, a suprema burrice é ser sábio – Millor Fernandes.
Previsível.
Bom dia
134 milhões jogados no lixo ou nos bolsos de poucos.
O hospital está sem funcionar, passo enfrente a ele quase todos os dias e vejo que só tem um funcionário pastorando essa grandiosa obra.
O discurso, na verdade os gritos desconexos e demagógicos do Sr. Barbosa Gomes, são hilários, pra não dizer patéticos…!!!
Muito provavelmente, ele deve ser um dos nostálgicos da Ditadura Militar Empresarial de 1964.
Ora ora, qualquer pessoa minimamente conhecedora de história e da história contemporânea, bem sabe, grande parte dos problemas, sobretudo de ordem estrutural que atravanca o nosso desenvolvimento e consequentemente a distribuição de renda e de riqueza em nosso país, derivam exatamente dos efeitos dele´terios efeitos do Golpe Militar Empresarial ocorrido em 1964, quando, como sempre, os nossos descendentes dos Capitães Hereditários, usaram e abusaram dos cínicos e mentirosos discursos pautados na corrupção e nos fantasmas do comunismo, para, tão somente, golpear um Presidente legitima e democraticamente eleito, chamado João Goulart.
O mais, são firulas retóricas, mentiras, falacias e auto enganos disseminados de parte dos que só conseguem enxergar o prório e egocêntrico umbigo de ordem política.