• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 19/03/2014 - 08:37h
Conjunto Santa Júlia

Ocupação ilegal de casas mobiliza forças políticas

O caso da ocupação indevida do Conjunto Santa Júlia, em Mossoró, residencial que está inconcluso e vive sob impasse entre construtora e sistema financeiro (Caixa Econômica Federal-CEF), teve novo capítulo nessa terça-feira (18), em duas frentes.

Prefeito (centro) recebeu série de pessoas para tratar questão

Em Natal, na Assembleia Legislativa, a deputada Larissa Rosado (PSB) disse o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró precisam tomar uma posição para resolver o problema das famílias que ocuparam 376 casas do conjunto residencial Santa Júlia.

“Essas pessoas precisam ser recebidas e tratadas com respeito, pois precisam abrigar as suas famílias”, afirmou. Ela disse que há necessidade de elaboração de projetos sociais no município de forma a garantir teto para as pessoas que invadiram as casas do residencial e de outras famílias que da mesma forma não têm onde morar.

Reintegração

As famílias ocuparam as casas em fevereiro, mas já existe uma decisão da Justiça concedendo o direito de reintegração de posse do residencial à Caixa Econômica Federal. Pela decisão as pessoas que invadiram o Santa Júlia até o dia 31 deste mês para deixarem o local.

Já na sede da Prefeitura de Mossoró, uma comissão de vereadores liderada pelo parlamentar Tomaz Neto (PDT) obteve audiência com o prefeito provisório Francisco José Júnior (PSD). A questão foi tratada de forma mais técnica.

O prefeito garantiu que até sexta-feira (21) a prefeitura fará levantamento social daquelas pessoas que estão nas casas e em seguida terá uma reunião na próxima semana (dia 25/03, terça-feira) com o gerente da CEF, Aldemir de Souza, representante do Governo do Estado, Ministério Público Federal, comissão de vereadores, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e comissão de ocupantes das casas.

Boa vontade

“Precisamos de celeridade numa decisão que respeite o direito dos mutuários das casas, mantenha a legalidade e contemple essas pessoas que precisam de casas”, defendeu Tomaz Neto.

Para o prefeito, é preciso respeito à ordem, “sem que esqueçamos o direito inalienável à moradia”. Disse que a Prefeitura de Mossoró não tem autonomia e prerrogativas para resolver o impasse, que está centrado sobretudo entre construtora e CEF, mas não se omite nem se omitirá.  “A própria reunião é prova da boa vontade nossa”, assinalou.

Participaram da reunião integrantes da comissão de ocupantes do Santa Júlia, vereadores Tomaz Neto, Nacízio Silva (PTN) e Alex do Frango (PV); Catarina Vitorino que representa a Comissão dos Direitos Humanos e a secretária municipal do Desenvolvimento Social Fernanda Kaline.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Não se pode estimular invasões.
    Fazer isto é instituir a anarquia, a lei do mais forte.
    A desocupação tem que acontecer e estas casas serem entregues aos mutuários.
    Relacionar os invasores e tentar conseguir a construção de casas para todos.
    NÃO FOSSE A CORRUPÇÃO DESBRAGADA QUE ACONTECE E O DINHEIRO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES DARIA PARA COMTEMPLAR TODOS QUE PRECISAM DE MORADIA.
    Infelizmente a ROUBALHEIRA acontece e é acobertada.
    VERIFIQUEM A EVOLUÇÃO PATRIMONIAL DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DE TODOS OS QUE ESTÃO LIGADOS A ESTES PROGRAMAS HABITACIONAIS.
    Isto não fazem.
    Pelo preço de construção de uma casa dá para se construir duas casas. Isto sem contar a péssima qualidade do material que é utilizado na construção destas casas.
    Se todos sabem disto?
    Claro que sabem.
    É triste ver pessoas desesperadas por moradia sendo usadas como massa de manobra de politiqueiros em véspera de eleição.
    Mas sempre foi assim. E parece que sempre será assim.
    E VIVA A CORRUPÇÃO!
    /////
    VOCÊ TERIA CORAGEM DE ENTREGAR UM CARRINHO DE PICOLÉ PARA QUE UM INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL, EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL, SAÍSSE VENDENDO PELAS RUAS DE MOSSORÓ?
    NÃO?
    VOCÊ TERÁ CORAGEM DE ENTREGAR MOSSORÓ A QUEM ESTÁ INDICIADO EM VÁRIOS ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL EM INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL?
    PENSE NISTO.

    • lair solano vale diz:

      INÁCIO AUGUSTO VC HOJE ACERTOU NA MOSCA. É ISSO AÍ …………… ESSE É O GOVERNO FEDERAL QUE MAIS CASAS FEZ DESDE O DIA QUE ME ENTENDO POR GENTE. CALMA PESSOAL QUE OS TRABALHADORES E NÃO OS VÂNDALOS UM DIA TERÃO A SUA CASA PRÓPRIA.

  2. jose luiz da silva diz:

    esse senhor alex do frango foi a pior coisa que poderia ter acontecido com a sua eleição. muito fraco aqui nos bairros redenção integração e adjacençias ate agora não disse aqui veio a não ser jogar bola a tarde em um campinho uma lastima.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.