Em clima de comemoração ao aniversário de 120 anos do Teatro Alberto Maranhão (TAM), nesta quarta-feira (27), às 19h30, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), gerida pelo Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA), apresenta o concerto oficial de abertura da temporada de 2024. O espetáculo celebra as festividades de Páscoa e também os 180 anos de nascimento do compositor clássico Nikolai Rimsky-Korsakov.
Os ingressos gratuitos serão distribuídos em dois lotes. O primeiro lote está sendo disponibilizado via link do Sympla, nesta segunda-feira (25), desde às 9h. O ingresso virtual deverá ser trocado pelo bilhete físico, no TAM, entre 18h e 19h, horário em que o virtual perde a validade. O segundo lote será distribuído por ordem de chegada, no dia do concerto, na bilheteria do Teatro, uma hora antes do evento.
Sob a direção artística e regência de Linus Lerner, o concerto abre com a famosa abertura da ópera “Guilherme Tell”, obra-prima de Gioachino Rossini, peça que marca as trilhas sonoras de filmes e animações. A segunda obra apresentada será o concerto para trompa de Reinhold Glière, com o solista Radegundis Feitosa, professor da Escola de Música da UFRN e fundador da Associação de Trompistas do Brasil (ATB). Este concerto é a mais aclamada obra de Glière, escrita no estilo neoclássico e com fortes influências do romantismo.
O espetáculo segue com a “Grande Abertura da Páscoa Russa”, de Nikolai Rimsky-Korsakov, que segundo o compositor representa uma “transição entre o sombrio e misterioso ambiente do Sábado da Paixão, ao júbilo sem limites do Domingo da Ressurreição”.
Páscoa
O programa segue com a OSRN interpretando as comemorações da Páscoa: o intermezzo da Ópera “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, cuja ação se passa num domingo de Páscoa em uma aldeia da Sicília no século XIX, e “Pie Jesu”, do compositor britânico Andrew Loyd Weber, que será apresentada com a participação dos coros Harmus do Instituto de Música Waldemar de Almeida (IMWA) o Coral do CEI, ambos regidos pelo maestro Janilson Batista.
A interpretação desta peça conta com a participação especial da soprano Alzeny Nelo e da solista mirim Júlia Costa. Pie Jesu é geralmente apresentado como parte da missa de “réquiem”, e seu texto se traduz: “Piedoso Jesus que tirais o pecado do mundo, dá-lhes a paz”. O concerto finaliza com “Capriccio Espagnol”, do homenageado da noite, Korsakov, considerado um dos melhores exemplos de orquestração já escritos na história da música.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário