O ex-governador Fernando Freire (veja AQUI) estará em breve num xilindró no Rio Grande do Norte.
O que ele teria supostamente desviado, mesmo em valores atualizados, não daria para comprar um apartamento de luxo em Natal.
Já o que tem sido descoberto como rapinagem de políticos, executivos de estatais e de grandes construtoras, é um montante superior ao PIB (Produto Interno Bruto) de muitos países.
Pobre RN! Pobre Brasil!
Caro Carlos Santos,o pior é que no governo que ele fez parte,o Governo Garibaldi Alves,o escândalo Guson foi muito mais grave e as autoridades não sei por que botaram panos quentes em cima.
NOTA DO BLOG – Bom dia. Caso Guson foi emblemático.
Mas creio que a própria estrutura e falta de capilaridade do MP, pouco representativo à época, concorreu para isso.
Abraço
As oligarquias e o RN – Não adianta trocar Alves por Maia tem é que derrubar.
Diante da impopularidade de mais um governo oligárquico no Rio Grande do Norte, tendo à frente Rosalba Ciarline (DEM), um dos que mais rejeitados dos últimos tempos, fruto de coalizões para por uma das oligarquias mais imorais e manipuladoras, detendo um domínio na Cidade de Mossoró que sequer respira.
Só que percebemos ser essa impopularidade, as vais recebidas, quando há, ultimamente ela tem usado excessivamente obras públicas para reverter o quadro, esse repúdio não consegue atingir o âmago da questão que é destruir e banir essas oligarquias (Alves, Maia, Costa, Rosado, Queiroz, Rego, Soares etc) do Rio Grande do Norte. O desgaste chega apenas pela mentalidade da TV que não vai muito além de substituir por outro da mesma linhagem ou até mesmo passado alguns anos esquece e volta-se a eleger a mesma figura.
Não se pode adorar quem usa da administração pública para fazer propaganda em cima disso, infelizmente esse é o ponto chave que mantém os oligarcas parasitas no controle e manipulando a população de todas as formas.
Somente uma retaliação popular bem organizada e que repreenda todos os movimentos dos oligarcas e que sirva para dar apoio àquele que já esteve no poder e que agora deve voltar por que o atual não faz um bom governo, assim nunca haverá sequer governo e sim defesa de interesses de grupos economicamente privilegiados. Reforma agrária, direitos sociais e serviços públicos de qualidade são incompatíveis com práticas de membros e apadrinhados de oligarquias, seja Alves, Maia, Rosado, Costa ou qualquer outra que aí estão, esses são tão anacrônicos que precisam de uma população facilmente manipulável. A manipulação é tão grande que as pessoas se tornam seguidores e defendem os algozes.
Nos municípios troca-se o verde pelo vermelho e fica-se sempre na mesma coisa, depois de um grupo abusar do poder há o desgaste e é hora de trocar-se por aquele outro grupo que já abusou e que agora terá que voltar, a síndrome da repetição. As retaliações devem ter a bandeira das lutas populares e não apenas algumas vais que depois passarão e prestar-se-á apoio aos mesmos programas inúteis e massacrantes disfarçados em outro oligarca. Por exemplo, na Cidade de Caicó-RN troca-se Costa (Vermelho) por uma coisa Verde há cerca de 50 anos e fica somente apresentadores de programas policiais pedindo polícia nas ruas, como se a escalada da violência fosse falta de religião, não consegue ver o tamanho da desigualdade.
Outro exemplo, se Rosalba não conseguir manipular de forma categórica podemos ter como Governador(a) do RN Wilma de Faria, Garibaldi Alves, Robson Faria etc, não há sequer por que haver eleições em uma situação desses, a retaliação tem que ser incessante e popular, organizar, colocar na militância, o Rio Grande do Norte é assolado por governo servindo da troca de favores desses grupos que sequer terão jamais a menor condição de efetivar direitos sociais ou lutar contra a miséria e a desigualdade. E sem esquecer da inutilidade da Assembleia Legislativa, servida dos nomes oligárquicos e atuando em favor da manipulação e contra a libertação popular.
Não podemos deixar que o povo seja comprado pela propaganda e pelos discursos nas inaugurações, a organização popular tem que ser urgente incessa.
Rosalba manipuladora ? Acorde alienado! Rosalba só saiu do governo com essa “rejeição” por ter sido vítima de grande manipulação e perseguição dos poderosos políticos do RN, que usam suas mídias para manipular alienados iguais a você. Não coloque Rosalba nessa lixeira que esses outros merecem, não seja você um manipulador.
Você defende Rosalba e eu é que sou alienando? Eu hein!
Caro Carlos Santos, as postagens que o ilustre jornalista realizou sobre a condição…digamos de “trombadinha” referente ao atualmente preso e ex-governador FERNANDO FREIRE, de forma nenhuma desmentem, dão respaldo e (ou) criam um mínimo de fundamentação a tese contrária no que diz respeito a prática rotineira como a mídia brasileira (Não esqueçamos uma concessão pública) trata em seus artigos, notícias e editoriais o PARTIDO DOS TRABALHADORES.
É público e notório talentoso jornalista, que, a grande mídia têm um lado e efetivamente se constata rasa e largamente, esse lado não se coaduna com o ato e a obrigação jornalística de bem informar e muito menos levar à sociedade brasileira a realidade factual, sobretudo quando diz respeito aos fatos relacionados ao campo da economia e da política.
É tão flagrante essa realidade e essa disparidade espelhada na rotina, na nuance e na dinâmica impostado ao noticiário de jornais, blogs, revistas e televisão nacionais nacionais, que quando se fala em regulamentação e (ou) regulação e controle, sobretudo econômico e social da mídia (Regulação essa, já existente em países como visões distintas de Estado, Economia, Sociedade e Política, tais como: Argentina, Venezuela, Estados Unidos Inglaterra, Dinamarca, França, Suécia) essa mesma mesma horda de pretensos democratas, se insurge com verdadeiro pavor quanto a perda dos privilégios econômicos e políticos, malferindo a verdade a dizer que estão planejando a volta da censura.
Seria trágico se não fossem mais ainda esdrúxulas e ridículas tais assertivas disseminadas pela grande mídia, e, no mais das vezes seguidas subalterna, copiosa e religiosamente seguidas pelos, jornais,televisões, blogs e “pasquins” da nossa libertária província. Mesmo porque, até o mundo mineral sabe, por exemplo: O Estadão regularmente cedia seus veículos de reportagem e os transformavam em”camburões” para que o DOPS transportassem os opositores do regime que seriam interrogados, torturados e muitas vezes se tornaram mortos e (OU) desaparecidos durante a gloriosa de 1964.
Oportuno ressaltar, são os mesmos grupos, centenários e monopolistas grupos de mídia, não esqueçamos, que juntamente com a extrema direita de todas as hostes, planejaram, incentivaram e apoiaram o golpe militar de 01 de abril de 1964, e, estranha e cinicamente, sistemicamente disseminam a invectiva de que o Partido dos Trabalhadores está a planejar institucionalmente a imposição da censura aos de comunicação/informação do nosso país.
Sempre oportuno asseverar que, o brasileiro não lê, pois os ditos alfabetizados brasileiros se informam basicamente pela televisão, quando muito leem alguns blogs tradicionais e as páginas policiais desses mesmos blogs e tradicionais jornalões sejam estes da província e (ou) das metrópoles do Rio e São Paulo, tais como revistas Veja, Época, O Globo, A folha e o Estadão, todas e todos, repise-se ad eternum, controlado pela conhecida meia dúzia de família que há praticamente dois séculos decidem o que vai ser ou não objeto da pauta do noticiário que chega diariamente à mesa e aos ouvidos da maioria da nação brasileira.
Aliás, desde a ascensão do PARTIDO DOS TRABALHADORES os poder institucional em nosso país, de fato se aprofundou a chamada censura da omissão, qual seja noticiar, apenas e tão somente o que demais nocivo e deletério esteja vinculado administração petista, não esquecendo da pauta, manifesta pauta da criminalização da política. Assim a nossa monopolizada mídia se omite sistematicamente sobre quaisquer avanços que porventura tenham havido nos últimos 12 (Doze) anos, no campo da administração petista, sobretudo no campo social e na democratização das instituições em nosso país, que porventura tenha havido. Quando não, tenta de maneira manifesta solapá-las, quando da hábil manipulação fatos, acontecimentos e números no no desiderato, claro, de minimizá-las.
A questão de se ter um lado meu Caro Carlos Santos, de forma nenhuma pode ser objeto de criticas, o que se critica deveras, é a maneira e a forma cínica de exercitar esse lado e não assumi-lo, como infelizmente remanssossa parte da monopolizada mídia tupiniquim se faz e se presta em seu exercício jornalístico, que não esqueçamos deve-se pautar como um mínimo de responsabilidade social, pois está a levar aos lares e famílias brasileiras a informação.
Sabedores que somos uma nação iletrada, com uma arraigada cultura oral e e manifesta, atávica e empedernida desigualdade econômica, social e política, desigualdade essa, à meu ver amalgamada e construida ao longo de 05 (Cinco) séculos, igualmente por um dos Quatro Poderes, ou seja pela nossa estrutura de informação que deveras , efetivamente não é de qualidade, pois ao longo dessa mesma história, menos contribuiu para e inclusão e deveras contribuiu para a nossa manifesta exclusão social e política.
Caro óbvio e ululante que não estamos a pedir, vindicar e requerer isenção jornalística, mesmo porque, de fato a isenção jornalística é mera peça de ficção. O que se requer da chamada grande imprensa nacional através da democratização dos mesmos, é possibilidade real de que se possa ao fim e ao cabo, exercitar com um mínimo de responsabilidade social e espírito crítico e público, o jornalismo.
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
As palavras que me cabem no latifúndio de sua escrita, culto e nobre colega Fransueldo Vieira de Araújo, são duas: responsabilidade e social. A “responsabilidade social” é evidenciada todos os dias aqui nesse blog, que chamo de “Nosso”.
Teve um politico de alto coturno que prometeu puxa ras orelhas dos meninos do MP. A parti dai imperou o silencio.