O faz-de-conta da UTI Neonatal de Mossoró continua. Era para estar funcionando há pelo menos seis ou sete anos, segundo informações preliminares.
Por pressão de setores da imprensa e do Ministério Público, às pressas fizeram uma em poucos meses. Só que não funciona. Não há pessoal com treinamento formalizado nem equipamentos adequados para torná-la emergencial, serviço de alta complexidade médica.
Nossos bebês vão continuar morrendo. Os prematuros subnutridos, pretos, pobres e sem sobrenomes pomposos, claro. Os ricos e de extração monocromática, batavos sertanejos, continuarão nascendo com boas chances de sobrevivência em Natal e Fortaleza.
Quanta falta de Canindé Queiroz, Diran Ramos do Amaral, Rafael Bruno Negreiros, Dorian Jorge Freire, Vingt Rosado, Jaime Hipólito Dantas, padre Huberto Bruening e tantos outros gladiadores.
Sindicatos estão calados. CDL, Acim, Sindivarejo, Rotary, Lions, conselhos comunitários, OAB etc acham que não têm nada com isso. Nossos maçons seguem seus rituais na bolha irreal de suas sessões secretas. E a classe política, hein?
O pior é que somos obrigados a acompanhar a desfaçatez de uma horda de criminosos, posando de beneméritos, quando não passam de quadrilheiros e vigaristas. Uma gente vil.
Enquanto isso, no Irã, o ano começou com o enforcamento em praça pública de 13 malfeitores. Em Mossoró, condenaram nossas crianças famélicas à morte agonizante há bem mais tempo. O crime que cometeram? O azar da origem social.
Só ouvindo “Virias Fatal” e Geraldo Azevaldo” pra partir p’routo lugar como só os poetas podem escreverem. Já se vão 20 anos de cantoria.
Caro Carlos,
Grato pela menção carinhosa que fez a Diran. No meu encantamento de filho que sente saudades e, por isso mesmo, suspeito, desconfio que ele não assistiria a isso tudo sem fazer algum barulho. Sua lembrança nos emociona e agradeço em nome da família.
abs,
Igor Rosado
Impressiona como muita gente se cala diante de um problema tão grave. O episódio da (falta de) UTI Neonatal em Mossoró faz a gente lembrar de uma frase que o jornalista Canindé Queiroz sempre utilizava em sua coluna “Penso, logo…”, do diário Gazeta do Oeste. Dizia Queiroz que EM MOSSORÓ, PODEM ATÉ LEVAR A CATEDRAL DE SANTA LUZIA, QUE NINGUÉM FAZ NADA. É a pura verdade!
Talves Carlos, eles ainda não sentiram na pele o que é vê um filho morrendo em seus braços precisando de ajuda e você sem poder fazer nada. Isso não é desejavel nem pro pior inimigo.Talvez eles não pensam que isso possa acontecer com alguns deles, assim como eu achava q não iria acontecer comigo, pois é aconteceu.Fazem três anos e ainda estão falando em UTi Neonatal.Que pena esta chegando tarde prá mim, mas quem sabe esse “poder que pode” deixa de palhaçada e implanta logo essa UTI para evitar que mais mães sofram o que eu estou sofrendo.