Por acaso, chego em casa e vejo na TV história de 3 estudantes pobres, do Apodi, no “Caldeirão do Huck”.
Criaram técnica de conservação de frutas , com cera de colmeias.Eles estão agora no programa, no palco, com repercussão nacional.
Todos incentivados pelo pais, para que estudassem, brilham pela dedicação e perseverança.
Diretamente de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, Jociel, Geracino e Huguemberg, trouxeram sua invenção chamada “A Fruta do Faraó”. Preocupados com a falta de chuva na região, que já dura três anos, eles desenvolveram uma cera que ajuda na conservação das frutas da região. Os meninos contaram com a ajuda da professora Gidélia.
De emocionar a história desses meninos. Ganhei minha tarde.
Orgulhos do Apodi.
Quantos meninos, como eles, não estão escondidos por aí?
No palco da Rede Globo de Televisão, o trio ganha reconhecimento e um cheque de R$ 30 mil, como incentivo.
Na volta à sua terra, espero que ganhem a devida importância e apoio.
Não basta o estrelato episódico.
Veja AQUI o que a própria Globo publicou.
Escutem o que estou dizendo, dona ROSALBA INCOMPETENTE CIARLINE vai ser a primeira a se amostrar tirando fotos com esses garotos . Vamos apostar?
Que espetáculo! Que orgulho esse meu quando a inteligência potiguar atravessa as fronteiras e vem mostrá-la aqui no sudeste onde o céu é generoso e não deixa a terra secar. Parabéns, meninos ! Parabéns Professora Gidélia ! Que beleza!
Amigo Carlos Santos!
Acompanhei atenta essa história, me emocionei, vibrei, achei perfeito. Também ganhei minha tarde. Ai amigo cai por terra a tese de muitos que dizem que os jovens procuram drogas por falta de oportunidades. Vejo ai a presença forte da família, sem recursos, sem bens, mas, família presente, esse é o grande diferencial. Outra coisa que muito me chamo atenção: “Somente seremos fortes quando fortalecermos os pequenos”. Por que ir buscar lá fora quando podemos investir em nossas potencialidades locais? Vamos então acreditar e investir em nosso povo.
“Todos incentivados pelo pais, para que estudassem, brilham pela dedicação e perseverança.”
Resumindo: BERÇO.
Estes jovens deram sorte de terem nascidos em famílias estruturadas.
Mais importante do que uma família rica é uma família que valoriza os verdadeiros princípios cristãos.
Todo o RN fica feliz com o feito destes jovens inteligentes.
Que sirvam de exemplo a todos os outros garotos.
Que outras Gidélias surjam em todos os municípios brasileiros.
Quantos talentos não se perdem por falta de uma oportunidade?
Quantos garotos deixam de transformar os seus sonhos em realidade por falta de uma mão amiga?
De Parabéns estes meninos, a professora, Apodi e todo o RN.
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O MATERIAL DIDÁTICO NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
A MERENDA ESCOLAR É CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ.
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
FALTA BESILATO DE ANLODIPINO NA UBS CHICO PORTO.
O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014
Caro Carlos Santos, bela e oportuna menção sobre o descortinar daquilo que o cidadão médio efetivamente alfabetizado e responsável sabe. A única e inexorável saída para a equalização dos problemas do homem médio brasileiro, sobretudo nordestino, passa necessariamente pela educação e pela oportunidade de exercitá-la em sua concretude.
No Brasil de hoje ainda, claro, muito há que se fazer, mesmo porque são séculos de negação a essa assertiva. Assim mesmo estamos caminhando a passos seguros para que num futuro não muito distante, tenhamos efetivamente não só acesso a educação, mais ainda educação e informação com qualidade e oportunidades.
Para tal urge mudanças de mentalidade de todos os partícipes dessa jornada que ao fim e ao cabo, inevitavelmente transformará realidades de um Brasil e de um nordeste secularmente algemado a dizeres, saberes e culturas obscurantistas e imobilistas do ponto de vista social e político.
Nesse contexto, o professor à meu ver é o moto e a energia principal, porquanto mesmo a despeito das consabidas deficiências de ordem estrutural a afetar diretamente a sua condição e a sua atuação, é no professor e do professor que deve emergir a energia criadora de oportunidades e de visão quando da sua convivência diária com alunos em sala de aula.
A negativa havida por parte dos professores de química, física e biologia quando da procura dos meninos de Apodi em dar vazão às suas ideias….oportunizando ou não o seu invento e sua possível descoberta, bem nos exemplifica o quanto, também, falta e muito de boa vontade e iniciativas de grande parte de quem leciona, muitas e muitas vezes sob o signo do comodismo e da inércia, só lembrando do que seja educar, quando das reivindicações salariais.
No caso, muito provavelmente, não fosse a sensibilidade e o bem querer da professora de ensino fundamental de nome GIDÉLIA, os meninos de Apodí teriam desistido da sua jornada de conhecimento e dos seus sonhos ante os inúmeros nãos antes recebidos.
A esse respeito, oportuno transcrever o que nos deixou o saudoso PAULO FREIRE, que assim compreendia sobre a matéria , se não vejamos:
“Em todo home existe um ímpeto criador. O ímpeto de criar nasce da inconclusão do homem. A educação é mais autêntica quanto mais desenvolve esse ímpeto ontológico de criar. A educação deve ser desinibidora e não restritiva. É necessário darmos oportunidades para que os educadores sejam eles mesmos.”
Nesse talante, igualmente se faz e se presta oportuna a fala de KARL MARX, filósofo alemão que assim se expressou:
“A educação é o único caminho capaz para transformação humana social dos indivíduos, conduzindo-os para uma visão crítica, conscientizando-os e preparando-os para viverem em sociedade e assumindo a sua cidadania”
Portanto, fica o exemplo de que a falta de uma educação e educação de boa qualidade com oportunidades, não necessariamente se explica apenas e tão somente, pela falta de estrutura nas escolas e bons salários para o professores. Pois o que os meninos de Apodí, também nos deixaram de lição, é que cada um de nós, como cidadão e como partícipe direto e indireto no tocante a causa da educação em nosso país, precisamos mudar de mentalidade e sair da nossa conhecida inércia e do imobilismo seculares que manifestamente ainda algemam corações e mentes brasilianas e nordestinas.
Nessa direção, todos, indiscutivelmente todos tem um papel que pode fazer o diferencial e futuramente transformar realidades, coração e mentes. A televisão com sua energia vetorial e com seu poder de alcance inigualável em todos quadrantes do nosso território, deve ser objeto de reflexão e mudanças estruturais, tendo no seu bojo editorial e na grade de sua programação, de fato, mais espaço e sensibilidade para com as reais causa da educação, mesmo por que se trata de concessões públicas que há décadas servem bem mais a interesses privados que à nossa própria coletividade.
Como mencionado, a televisão não pode ser apenas e tão somente servir de entretenimento, como via de regra seu uso se faz esse presta unicamente em nosso país. A esse respeito, basta breve análise da nossa programação para constatarmos que pouquíssimo tempo é efetivamente disponibilizado para áreas afetas diretamente a educação e a oportunização de divulgação do que os nossos jovens possam estar discutindo, pesquisando e investigando à bem da coletividade brasileira.. Portanto, urge uma tomada de posição dos nossos congressistas acerca do controle social da mídia, mídia essa que há décadas, repese-se, vem servindo apenas a interesses privados e corporativos, em detrimento dos reais e urgentes interesses de grande parte da sociedade brasileira.
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Currais Novos já foi destaque a nível nacional no quesito educação.
“As escolas públicas de Currais Novos estão em festa. Na noite desta quinta-feira (28), quatro alunos das Escolas Estadual Tristão de Barros, Instituto Vivaldo Pereira e da Escola Municipal Humberto Gama ganharam a 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, na categoria micro porte.
A cerimônia de premiação foi realizada no auditório Ibirapuera, em São Paulo, e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) que foi apoiar os estudantes na final do prêmio disputado em nível nacional.”
Agora Apodi se destaca para alegria de todos os norteriograndenses.
E Mossoró?
Mossoró em breve aparecerá nestes programas de TV não pelo feito dos seus estudantes, mas por ter a prefeita mais cassada do mundo que permanece no cargo.
E talvez Mossoró seja destacada também por ter os únicos estudantes do mundo calçando sandálias japonesas com tiras amarradas com arame, camisas puídas e calções remendados, tudo porque o UNIFORME ESCOLAR não foi distribuído pela prefeita decacassada que se diz defensora dos direitos da criança.
Mais ainda, Mossoró também poderá ser destaque por ser o único lugar do mundo onde crianças, por não terem recebido o MATERIAL ESCOLAR, conseguem estudar sem ter um cotoco ou uma folha de caderno.
Se a Ana Maria Braga souber ela não deixa de fazer um programa dedicado à MERENDA ESCOLAR servida em Mossoró. Certamente convidará a prefeita decacassada para aquele bate papo no café da manhã, quando se deliciarão com CUSCUZ COM OVO FRITO sem café.
Se farão caretas e encherão os olhos de lágrimas, não sei.
Terei que aguardar o programa.
Contado isto em algum lugar do mundo tem quem acredite?
Mais fácil acreditarem que em Mossoró o boi voa.
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O MATERIAL DIDÁTICO NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
A MERENDA ESCOLAR É CUSCUZ COM OVO FRITO SEM CAFÉ.
O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.
FALTA BESILATO DE ANLODIPINO NA UBS CHICO PORTO.
O IPTU VAI AUMENTAR EM 2014
Boa Noite, assisti ao programa e acreditem chorei de tanta emoção, pois, você ver BRASILEIROS que mesmo com tantos problemas superarem e BENEFICIAR O BRASIL COM SEU INVENTO. Obrigada e parabéns! Sucesso.
Abraço,
Ruth Stramiéri