Do DCM
O cantor e compositor Pablo Milanés morreu nesta terça-feira (22), aos 79 anos, na cidade de Madrid-Espanha.
O cubano estava internado desde o dia 12 de novembro por “infecções recorrentes” de acordo com sua assessoria. A saúde do cantor estava fragilizada desde 2014, quando recebeu um transplante de rim.
Milanés é conhecido do público do público brasileiro por suas parcerias com grandes nomes da MPB. Sua música de maior sucesso no Brasil é “Yolanda”, em parceria com Chico Buarque de Holanda.
Nascido em Bayamo (leste de Cuba) em 1943, Pablo Milanés mudou-se com seus pais para Havana ainda criança, onde estudou música.
Após participar de programas de televisão na década de 50, começou a se destacar após o triunfo da Revolução Cubana em 1959.
No início da década de 1960, compôs algumas de suas primeiras canções, como “Tú, mi desengaño” e “Mi twentydos años”.
Apesar de se declarar revolucionário, foi internado aos 23 anos em uma Unidade Militar de Assistência à Produção (UMAP), que eram campos de trabalho forçado.
Fundador da Nova Trova Cubana ao lado de Silvio Rodríguez e Noel Nola, Milanés sofria há vários anos de uma “doença onco-hematológica” que o obrigou a se mudar para Madri no fim de 2017.
O músico cubano cancelou shows nas últimas semanas na Espanha e na República Dominicana. Em junho, ele fez a última visita a Havana, após três anos de ausência.
Na ocasião, ele fez uma apresentação emotiva na capital cubana. A música de Pablito, como é conhecido em seu país, foi ouvida por quase 10 mil conterrâneos.
“Sempre disse que é meu melhor público. O público das turnês que fiz e que pude comprovar a atenção e respeito, mas vocês na verdade superaram”, declarou a milhares de pessoas que o receberam com as lanternas dos telefones celulares, em uma noite de despedida.
Personalidades do mundo político também lamentaram a morte. Gustavo Petro, presidente da Colômbia, tuitou: “Cantamos com suas canções e e ele encheu nossos corações e almas. Hoje foi chamado para cantar no sublime concerto da eternidade”.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Pablo Milanez, grande compositor, cantor / musicista, CIDADÃO cubano e do
mundo…!!!
O Tremendão Erasmo Carlos nos deixou hoje aos 81 anos.
Triste!
São insubstituíveis!
Boa tarde.
Estamos ficando órfãos!
Muito triste 😢 😢 😢 😢
Pablito fez parte da trilha sonora quanto ” eternamente estudante ”
Boa tarde
Pois é. Tanta gente boa morrendo e um bando de velhos pilantras, fardados ou de pijama, vendendo saúde e patifaria.
Em tempo, o Secretário de Cultura, Edvaldo não deixou passar em branco ” O Dia Do Músico “!
Grande espetáculo no Teatro Dix Huit Rosado.
Meus Respeitos!