O padre Guido Tonelotto, 89, faleceu por volta de 9h30 de hoje. Estava internado desde o dia 29 de outubro último na UTI do Hospital da Unimed (Mossoró).
O religioso, de origem italiana, tinha sido vitimado de um Acidente Cerebral Vascular (AVC) em 2001. Desde então, a doença de perfil degenerativo foi se agravando. Há muito tempo deixou de se locomover e falar.
Padre Guido era pároco da Igreja de São José desde 1977, ocupando esse papel até 2003.
Ele chegou ao Rio Grande do Norte em 1973, assumindo obrigações sacerdotais na cidade de Martins.
Em Mossoró, ele passou a desenvolver um inovador e dinâmico trabalho social dirigido a jovens, denominado "Projeto Esperança", num período que ainda era incipiente o problema com menores carentes e infratores.
A causa da morte ainda não foi revelada. Porém é certo que deriva do seu próprio quadro clinico muito debilitado. O velório deverá começar no início da tarde de hoje, na Igreja de São José.
Amanhã, às 7h, no mesmo local, acontecerá missa de corpo presente e em seguida começará cortejo para sepultamento no Cemitério São Sebastião (Centro).
* No último dia 5 de outubro, a comunidade católica de Mossoró já tinha sofrido um forte abalo, com a morte do monsenhor Américo Simonetti, 79.
Agora é a vez de padre Guido.
Duas referências importantes no universo humano de Mossoró, acima até mesmo da condição religiosa.
Nota do Blog – Que descanse em paz!
Esse foi um “homem santo”,indico o conhecimento dos seus serviços à crianças carentes,a algumas pessoas que um dia,desejarem servir ao próximo,se é que existam essas pessoas por aqui.Quem sabe vc,que tem muito dinheiro,não queira assumir essa “obra” de Pe Guido,vai alimentar a alma e limpar esse seu coração imundo.Haja carros!
Perda irreparável para os Mossoroenses. Mas, existe um conforto, qual seja, DEUS viu que o Padre Guido concluiu sua missão nesta vida e o chamou para auxiliá-lo na outra vida.
Vá em paz Padre Guido.
Prezado Carlos: A IGREJA, nos últimos anos aqui em Mossoró, tem tido umas perdas quase insubstituíveis. Perdemos nosso querido Mons. Huberto, Pe.Zé do Vale, o competentíssimo Mons.Américo e agora o não menos competente Pe.Guido. Sendo assim, resta nos apoiarmos na velha guarda, como D.Ze Freire, Pe. Sátiro, este que representa umas treis gerações, incluindo a minha, que foram seus alunos e por ele orientados para os caminhos da vida. Pe. GUIDO TONELLOTO, conseguiu atravéz de D.ELIZABETH, se tornar uma grande amigo de RAFAEL BRUNO NEGREIROS, chegando até a serem confidentes, para não dizer que houve confissão religiosa, sendo isto, em um ateu juramentado como ele se classificava, era mais um tento marcado pelo santo PADRE GUIDO. Desejo em meu nome e de minha familia, QUE O SENHOR DEUS O RECEBA NOS TABERNÁCULOS ETÉRNOS, DANDO-LHE UM DESCANSO COM MUITA PAZ. RAFAEL NEGREIROS.
Homem de DEUS é assim que eu vejo este homem maravilhoso de coraçao puro lemmbro quando era criança ajudou muito a minha mae. que deus o abençoe.
SANTO PADRE GUIDO! PELA SUA IMENSURÁVEL HISTÓRIA DE FÉ E CARIDADE SUBIU AO CÉU EM ODOR DE SANTIDADE. INTERCEDEI POR NÓS JUNTO À DEUS PAI TODO PODEROSO.
um homem de coração bom por muitas vezes matei minha fome nas tardes ociosas de criança lá na são josé padre guido destribuia as crianças carentes pão e uma barrinha de doce.ganhavamos presentes no dia da criança e natal. bolas,bonecas,carrinhos,jogos.era uma festa para criançada!!! descanse em PAZ homem d DEUS.abraço caro carlos