Gustavo Sobral, Honório de Medeiros e André Felipe Pignataro na Comitiva do IHGRN: trilha histórica (Foto: IHGRN/Arquivo do BCS)
É nesta quinta-feira (23), à s 17 horas, em Natal, o lançamento da nova edição da Revista IHGRN (Instituto Histórico e Geográfico do RN), número 103. Acontecerá na sede do IHGRN (rua da Conceição, 622, Cidade Alta), com palestra do escritor André Felipe Pignataro, autor do “Diários da Comitiva” e integrante da expedição de estudos que reproduziu roteiro histórico e pouco conhecido dos potiguares. O evento integra a Quinta Cultural do Instituto e é aberto ao público.
A revista traz um conjunto inédito de textos e desenhos do escritor Oswaldo Lamartine de Faria, em documento elaborado para a escritora Rachel de Queiroz, e destaca um lado pouco conhecido de sua vasta produção intelectual: os desenhos.
Gustavo Sobral, editor da revista, escreve sobre a obra e a colaboração de Oswaldo Lamartine com Rachel de Queiroz; a pesquisadora Angela Almeida apresenta um estudo original sobre os desenhos; e a historiadora Mara Macedo estuda a relação de Oswaldo Lamartine com o cordel.
Você também pode acompanhar na edição, o resultado da viagem da Comitiva IHGRN, a partir dos diários de viagem escritos por André Felipe Pignataro. A comitiva formada por Honório de Medeiros, André Felipe Pignataro e Gustavo Sobral refez a viagem do presidente da ProvÃncia, Pedro Leão Veloso realizada em 1861. Mais de um século depois, em 2023, foi a hora e a vez dessa nova comitiva (veja AQUI, AQUI e AQUI).
A revista também apresenta textos de Rogério Bivar sobre o cavalo; Kamisson Azevedo e Thiago Freire sobre as ruÃnas do litoral potiguar; Ormuz Barbalho Simonetti sobre a jangada; e Octávio Santiago sobre o Memorial da Assembleia Legislativa. Consta também uma entrevista inédita com Joventina Simões, presidente do IHGRN, realizada pelo jornalista Ciro Pedroza.
E mais: textos de Julia Chaves sobre Jeane Nesi; Elza Bezerra sobre Eulália Barros; Fernando Bezerra sobre Paulo Balá; e João Felipe da Trindade sobre a descendência do capitão-mor Manoel de Abreu Soares.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário