Antecipei no sábado (13) pela manhã, que a pesquisa Instituto Start/Correio da Tarde àquele dia, apresentaria queda considerável do prefeito Leonardo Rego (DEM) em Pau dos Ferros. Mas salientei que ele manteria boa dianteira. Assim aconteceu. Chega a 10,7% a vantagem.
Veja os números na pergunta Estimulada:
Leonardo Rego – 54,2%
Nilton Figueiredo (PP) – 43,5%
Indecisos – 6%
Branco e Nulo – 0,7%
A sucessão em Pau dos Ferros chega a um momento delicado. Faltam 20 dias para as eleições e é impossível se afirmar com segurança quem será o eleito.
A seqüência de pesquisas divulgadas revela duas situações distintas: o prefeito Leonardo Rego (DEM) vive um estágio de instabilidade, sendo obrigado a ajustar sua campanha (a partir do discurso inflamado). Algo ou muita coisa está errado.
Nilton Figueiredo cresce e encurta distância da dianteira assumida há meses pelo governista. Repito o que já afirmei várias vezes em forma de ladainha e mantra: quem errar menos daqui para frente será o vencedor. É lugar-comum, sei. Porém é uma obviedade necessária.
Há cerca de dois meses, Leonardo chegou a ter mais de 20% de maioria sobre Nilton Figueiredo, conforme pesquisas para consumo interno apontaram. Depois quatro sondagens foram divulgadas.
Na do Instituto Perfil-Gazeta do Oeste o prefeito ostentou 14% à frente, em seguida teve a Instituto Start/Correio da Tarde com 18%. À semana passada a pesquisa Instituto Consult/O Mossoroense deu vantagem de apenas 1,36% para Leonardo e no sábado surgiu mais essa Start/Correio da Tarde.
Portanto, quadro indefinido.
A maioria do prefeito, hoje, está seriamente ameaçada. Quanto a Nilton, sobra tempo para avançar mais. Porém ambos estão asfixiados por uma campanha bastante tensa.
Dias dramáticos para ambos os lados.
* Veja a pesquisa AQUI.
E sim muito dramatico a situação da politica em PDF, pois ja estão partindo para agressões fisicas e baixos discursos, como o do Candidato Leonardo e seu Papai O deputado Getúlio, onde usam palavras de baixo escalão para falar de seu adversario.