• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sexta-feira - 28/06/2024 - 07:38h
Sucessão natalense

Paulinho tem vertiginoso crescimento e avança sobre Carlos Eduardo

Paulinho Freire cresce de forma considerável e se torna um adversário vigoroso (Foto: Arquivo)

Paulinho Freire cresce de forma considerável e se torna um adversário vigoroso (Foto: Arquivo)

Se tem alguém com fortes razões para comemorar a recente pesquisa 98 FM de Natal/Instituto DataVox, sobre a sucessão natalense, é o deputado federal Paulinho Freire (UB). Os números revelam vertiginoso crescimento dele em relação à última pesquisa do DataVox em março passado.

Ao mesmo tempo, a pesquisa identifica queda no favorito ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), visto que ele teve decréscimo na pontuação.

Paulinho saiu da terceira para a segunda colocação e de 10,74% para 20,30% – entre março e junho. Em três meses, uma elevação na intenção de votos que quase dobrou. Numericamente, ele inflou 9,56%.

Já Carlos Eduardo Alves caiu de 41,55% para 36,40. Nesse caso, um encolhimento de 5,15% – acima da margem de erro do instituto.

Com a queda de Carlos Eduardo e seu avanço próprio, Paulinho Freire encurtou muito a distância para o adversário, a ponto de deixar também para trás a deputada federal Natália Bonavides (PT), que estava há muitos meses na segunda posição. Entre sua soma e a subtração de Carlos, o deputado federal do UB empilhou 15,12% em seu favor.

 

Pesquisa 98 FM-DataVero - Prefeito de Natal - Estimulada - 26-06-2024 comparativa com março de 2024

A maioria de Carlos Eduardo sobre ele estava em 30,81% em março último e agora é de 16,10% – um desabamento considerável.

DNA do crescimento

Mas, afinal de contas, em que fatia do eleitorado Paulinho Freire cresceu em tão pouco tempo, na pré-campanha? Numa avaliação que a pesquisa permite, haja vista não existirem maiores elementos à mão, como cruzamento amiúde de dados geopolíticos e sociais, se observa que Freire avançou entre eleitores que estavam até então arredios a todos os pré-candidatos: “Nenhum.”

A resposta Nenhum na pesquisa de março tinha 26,44% de entrevistados e caiu agora para 19%, um recuo de 7,44%.

Entre os próprios eleitores de Carlos Eduardo existem ‘pegadas’ de Paulinho Freire, haja vista a perda de intenções de voto do ex-prefeito e o crescimento do deputado federal.

Tendência ou acomodação?

As próximas pesquisa vão formar um quadro mais claro sobre esse comportamento do eleitor, a partir da movimentação dos pré-candidatos. A chegada do apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e outros fatores deram esse impulso para cima, favorecendo Freire. Saberemos se é uma tendência de alta ou acomodação pontual, derivada de reforços à postulação, por exemplo.

A pesquisa

O levantamento DataVero/98FM ouviu 1.000 eleitores em Natal entre os dias 24 e 25 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-07262/2024.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Socorro Buriti diz:

    Isso é maravilhoso!! Vamoue vamos a vitória é nossa!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.