Saúde para quem pode – Um amigo me relata que na quinta-feira à noite levou seu filho doente para a UPA do São Manoel. Lá chegando foi informado que não havia pediatra de plantão. A solução foi pagar R$ 100,00 por uma consulta particular. A sorte é que ele tinha o dinheiro, e quem não tem?
Saúde para quem pode 2 – O pior é que isso não acontece apenas na rede pública de saúde. Várias vezes já aconteceu de eu levar minha pequena Dépane Maria para o Hospital da Unimed e quando lá chegava não encontrava pediatra de plantão.
* ExtraÃdo do Blog do Tio Colorau AQUI.
Ministério Público sempre cometendo o erro da omissão. É incrÃvel como os criminosos agem impunemente nesse paÃs, que jamais irá cumprir seu ideal. Só não quero que aconteça com algum promotor o que certa vez aconteceu com um médico que negou atendimento a uma criança que tinha sido vÃtima de atropelamento sem saber que era sua filha. A menina veio a falecer. E o médico simplesmente pirou.
A pergunta é e quem não tem 100,00 pra pagar particular faz o que????
Só pra enfeitar: Pior,em hospitais de pronto atendimento(Hapvida),de planos de saúde,se na rede pública não tem médico na área que você deseja, e não tem ‘plano’,vá logo sabendo,paga-se a consulta,mas,não tem direito a retorno.Pode?Pode.
Caro Carlos,
Sugiro até que a nossa Sociedade de Pediatria se pronuncie.
Mas, não posso me calar diante do comentário.
Contadinhos, existem 33 pediatras na cidade.Apenas esse número com a Especialidade. Outros, principalmente nas UPA´s saõ médicos do PSF. Há poucos anos perdemos alguns por morte, outros se aposentaram, outros já diminuiram a jornada de trabalho, outros são peritos do INSS, outros mudaram ou estão mudando de especialidade e por aà vai… E não são todos aptos a trabalhar em Urgencia e Emergencia…
Torna-se humanamente impossÃvel cobrir a escala de vários hospitais e Pronto Atendimentos. Sabe quanto vale uma consulta de um Pediatra pelo SUS? R$ 7,50 ! sabe quanto rebece mensalmente um médico pela PMM? Aproximadamente 5 salários mÃnimos(ajustado em 2009). Apenas no Hospital TarcÃsio Maia, receberemos de forma mais digna,à s custas de muita negociação de alguns Pediatras e Governo do Estado, através do Diretor atuante e comprometido Dr marcelo Duarte. Que sabe sobre a qualidade do nosso trabalho e o valoriza, luta para que nos motivemos mais ainda…
Digo receberemos, porque vai ser reajustado agora a partir de Janeiro. E ainda digo mais, vamos valorizar o nosso TarcÃsio Maia. está se tornando um melhor hospital a cada dia que passa. Diminuimos a mortalidade de 24,5% para 6% o ano passado. è muito! Merecia os parabéns!
A mÃdia costuma ressaltar as falhas e os casos não resolvidos. E as vidas salvas , doenças curadas? Não se contabiliza? É isso mesmo, se não curou, não salvou, foi o médico, o hospital que não prestou. Ao contrário, foi Graças a Deus! ´São poucos os reconhecimentos e que fique bem claro: Não somos Deuses. ImpossÃvel curar todos!
Negligencias? existem sim, seria hipocrisia dizer que não, mas cada vez menos…E todos pagam por alguns!
Quem, em sua sã consciencia, optará por essa especialidade, a pediatria? Mesmo sendo jovens médicos? Que vezes é considerada básica ou não, dependendo da conveniencia dos governantes. Hoje sobram vagas nas residencias médicas de Pediatria, outras fecham!
Pena. Onde estão os orgãos protetores da Infancia?
O médico é um profissional liberal, ninguém pode obriga-lo a trabalhar em local que o mesmo não deseje.
Fica aqui registrada minha opinião. Com a palavra a Sociedade de pediatria de Mossoró!