Blog Carlos Santos
Jornalismo com Opinião
“Ninguém ouse aconselhar os outros antes de seguir seus próprios conselhos.”
Sêneca
Este Sêneca dizia uma coisa e fazia outra. PartÃcipe da Corte romana vivia mergulhado nos prazeres de uma vida luxuosa que em nada combinava com seus ensinamentos. Estava mais para um epicurista do que para um estóico, mais para um Edir Macedo do que para uma Madre Teresa de Calcutá. Vivia a repetir que ninguém devia se deixar corromper pelo luxo e pela luxúria, que todos deviam levar uma vida simples e honesta: Essa era a sua filosofia. Mas sua vida foi a de amante de mulheres casadas. Vivia mergulhado no luxo e fazendo da ostentação um dos seus prazeres. Estava muito mais para Epicuro do que para Zenon. Pregava o estoicismo mas era na realidade um epicurista. Certamente foi Sêneca o inspirador da frase FAÇA O QUE EU DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO. Talvez ao escrever este Pensando Bem Sêneca estivesse se referindo a si mesmo. Porque se alguém não seguiu os seus próprios conselhos, este alguém foi Sêneca. Mas é preciso reconhecer que a sua filofia tem muito de positivo. Como pensador merece respeito. Como homem merece desprezo.
Nome *
Email *
Mensagem
Current day month ye@r *
Leave this field empty *
Este Sêneca dizia uma coisa e fazia outra.
PartÃcipe da Corte romana vivia mergulhado nos prazeres de uma vida luxuosa que em nada combinava com seus ensinamentos. Estava mais para um epicurista do que para um estóico, mais para um Edir Macedo do que para uma Madre Teresa de Calcutá.
Vivia a repetir que ninguém devia se deixar corromper pelo luxo e pela luxúria, que todos deviam levar uma vida simples e honesta:
Essa era a sua filosofia.
Mas sua vida foi a de amante de mulheres casadas.
Vivia mergulhado no luxo e fazendo da ostentação um dos seus prazeres.
Estava muito mais para Epicuro do que para Zenon.
Pregava o estoicismo mas era na realidade um epicurista.
Certamente foi Sêneca o inspirador da frase FAÇA O QUE EU DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.
Talvez ao escrever este Pensando Bem Sêneca estivesse se referindo a si mesmo.
Porque se alguém não seguiu os seus próprios conselhos, este alguém foi Sêneca.
Mas é preciso reconhecer que a sua filofia tem muito de positivo.
Como pensador merece respeito.
Como homem merece desprezo.