Rede Globo mostra que especialistas conseguem chegar a criminosos da Web
Segundo a polícia, não dá para ficar anônimo na internet. As páginas que você acessa e todos os arquivos que você recebe ou manda ficam armazenados na máquina, mesmo quando você apaga.
“O que você recebe de arquivos, o que você manda de arquivos, é tudo através desse IP”, explica Edwar Folli Júnior, perito criminal.
O Instituto Criminal de SP tem uma sala que só investiga crimes eletrônicos. Para chegar até a pista deixada pelo criminoso, o perito analisa todas as informações processadas no computador dessa pessoa e tudo fica armazenado no HD, o disco rígido do computador.
O HD guarda tudo. Dos arquivos permanentes, como uma foto que você salvou, até os temporários, como uma página que você acessou hoje. Não adianta apagar os dados.
Anonimato é balela
“Quando a informação é apagada do disco rígido, de fato ela não foi apagada. Foi liberado um espaço para outra informação seja gravada. Se outra informação não foi gravada, dá para chegar na informação”, garante Paulo Renato Silva, especialista em segurança de informática.
Se a pessoa não utiliza o computador que tem em casa e usa outra máquina, em outro lugar, mesmo assim ela pode ser identificada.
“Mesmo ela usando um e-mail anônimo, ela vai ter que usar uma conta, que ela tem um provedor de internet. Ou seja, no momento que ela acessou aquele provedor de internet para fazer uso desse e-mail, o provedor de internet está registrando aquelas operações, quem acessou, em que horário, em que data”, explica o perito criminal.
Os peritos criminais também nos disseram que analisam todo o tipo de computador- desde os que pertencem a pessoas que não têm qualquer conhecimento de informática até aquelas que sabem muito – e por isso acham que sairão impunes.
Mesmo nesses casos, os peritos têm técnicas para chegar aos criminosos. É só uma questão de tempo.
Veja esta matéria completa AQUI.
Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo de Televisão)
Nota do Blog – Qualquer semelhança com o que se forma contra uma récua de perfumados, que se abrigou no blog apócrifo "Paulo Doido", não é mera coincidência AQUI.
tu e cruel!!!!!!! Adoro seu blog.
Não concordo com a reportagem, é no mínimo infantil pensar que um indivíduo com conhecimento médio de informática seja pego pelo IP. Realmente, no caso do usuário doméstico pode ser. Em breve mandarei um texto ao ilustre bloqueiro e você entenderá o que digo. Um abraço.
Prezado CARLOS SANTOS,
Fico aqui matutando: como rastrear o “anônimo” que acessa o seu domínio virtual em computadores de lan-houses?