Estrago pode ser maior do que números mostram
Na pesquisa do Instituto Certus (veja matérias mais abaixo), a maioria na de Fafá Rosado (DEM) para Larissa Rosado (PSB) na “Estimulada” é de 28,2%. Vantagem significativa, mas não irreversÃvel.
Contudo o estrago pode ser maior.
Conforme registro da pesquisa, ela ouviu 500 pessoas entre os dias 16 e 18 deste mês. Com certeza não foi influenciada pela decisão judicial de cassação do registro da candidatura de Fafá Rosado, nem pelos primeiros programas do “guia eleitoral” em rádio e TV.
A sentença saiu ao final da tarde do dia 16, um sábado. Já o guia eleitoral teve inÃcio na terça (19).
No governismo, a estratégia adotada diante da cassação provocada pelo Ministério Público e coligação “Mossoró Pra Você” de Larissa Rosado, foi produzir uma imagem de vÃtima: a satanização do esquema oposicionista e a sacralização de Fafá Rosado.
O manto de mártir caiu muito bem.
No grupo de Larissa, o seu marketing se deixou envolver pelo estratagema e até o ajudou a se consolidar. Caiu na própria armadilha.
Em vez de se despir da túnica de verdugo, a aliança Mossoró Pra Você insistiu com mais ação para impedir a propaganda das ruas, em rádio e TV da adversária. A veia passional ocupou o lugar da ação profissional.
* Adiante veja a terceira parte dessa matéria analÃtica.
Foi um erro grande insistir em engessar a campanha de fafá. Esse povo não vai aprender nunca. Quanto mais se bate e agride perde. O resultado vai vir em 5 de outubro e depois em 2010. Talvez se eleja a mais maneira.