O Instituto Gama (Fortaleza) que desde o inÃcio dos anos 90 trabalha para o esquema da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), entregou a sondagem quantitativa e qualitativa, com projeção à prefeitura.
Já o Instituto Consult (Natal) produziu material semelhante, mas também com dados relativos à disputa à Câmara Municipal, para o grupo da governadora Wilma de Faria (PSB).
Este Blog teve acesso a dados relativos ao Instituto Consult, em três fontes distintas de informação. Cruzou-os. Os números coletados não podem ser divulgados, em respeito à legislação pertinente, que trata da feitura e divulgação de pesquisas eleitorais em ano de disputa pelo voto.
Contudo, é possÃvel se comentar – mesmo de forma genérica, as informações brutas que estão disponÃveis. A corrida à Prefeitura de Mossoró não apresenta surpresa. O favoritismo da prefeita Fafá Rosado (DEM) está confirmado. Entretanto aquém do poderio, longevidade do sistema – há quase 12 anos no poder -, além da fragilidade oposicionista, que praticamente inexiste.
Os números secos da Consult (não obtive dados do Gama) indicam que hoje, tomando por base a estimativa de 130 mil votos válidos, Fafá Rosado obteria por volta de 62.400. Já a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), vista como potencial adversária, receberia um pouco mais de 28.600 votos.
A maioria estaria em cima de 33.800.
É impossÃvel aprofundamento de estudo analÃtico quanto a essa pesquisa. Faltam-nos elementos como indecisos, rejeição etc.
Num comparativo com o resultado eleitoral de 2004, quando Fafá venceu Larissa, a dianteira seria maior numericamente. Naquele ano, Fafá conseguiu 57.904 (49,06%) votos e Larissa um total de 34.758 (29.45%). Francisco José empalmou 21.258 (18,01%) e Crispiniano Neto 4.099 (3,47%).
Fafá Rosado venceu com superioridade de 23.146 votos sobre Larissa Rosado.
* Veja adiante:
– Avaliação do atual cenário na disputa municipal;
– Números para vereador frustram e angustiam grupo de peso da oposição
– E muito mais.
To de olho pregado pra ver o seu cometário sobre a proporcional, porém prefiro a conversa em off sobre o assunto. rsrs. abraços.
Seu amigo Almeri Junior.