Nesta fase de pré-campanha, a modalidade de pesquisa mais importante é a qualitativa. É nela que o eleitor comum, em várias faixas sociais, por meio de grupos de entrevistados, revela o que pensa dos políticos-candidatos.
E o resultado, muitas vezes, ganha requintes de crueldade. Mas serve para o político mudar alguns aspectos negativos que podem lhe tirar votos ou comprometer a eleição.
Eu tive acesso aos dados de uma recente pesquisa qualitativa realizada em todo o Estado. E vou compartilhar algumas informações com vocês hoje. Todos os políticos daqui têm algo a preocupar.
Vejamos: O presidente Lula (PT) é amado pelos potiguares e terá forte influência na eleição por aqui.
A governadora Wilma de Faria (PSB) tem sérios problemas na avaliação do seu governo em áreas como a saúde e a segurança. O egundo mandato dela é mal avaliado. José Agripino Maia (DEM) é visto anti-Lula. Portanto, terá problemas. Muitas pessoas não aceitam a posição radical de Agripino contra Lula. Os que aceitam são os que já são anti-Lula e representam a minoria do eleitorado, em torno de 25%.
Agripino deve ter tomado conhecimento disso, pois já começou a aliviar com o governo Lula. Numa entrevista recente a um jornal local o senador do DEM disse que o "o governo Lula teve poucos avanços". Veja que Agripino admite "avanços no governo Lula".
As pessoas gostam de Garibaldi Alves Filho (PMDB), do jeito dele, mas, acham que o senador do PMDB é um político cansado. Alguns, na pesquisa qualitativa, o consideram ultrapassado.
Hoje não dá para dizer qual dos três vai ganhar uma vaga no Senado. É briga de foice no escuro.
Para o governo, com a entrada de Carlos Eduardo Alves (PDT), o jogo endurece e sinaliza o segundo turno.
Rosalba Ciarlini (DEM), que vinha nadando de braçada em Natal, deve estancar. O eleitor de Natal reconhece Carlos Eduardo como um bm prefeito. Além do mais, a administração de Micarla de Sousa (PV) é muito mal avaliada e isso beneficia o antecessor Carlos Eduardo.
Rosalba, além de passar a ter esse problema (Carlos e má administração de Micarla) em Natal, tem também a administração de Fafá Rosado (DEM) muito mal avaliada em Mossoró. Deve ser por isso que intensificam-se notícias de afastamento das duas.
Há quem veja Carlos Eduardo como um político de difícil relacionamento.
Iberê Ferreira de Sousa (PSB) é pouco conhecido como uma personalidade política forte no estado. O papel dele como político não tem tido destaque.
A pesquisa qualitativa o apresenta como um candidato inodoro, sem cor, sem cheiro. É candidato porque Wilma lançou. E só.
A pergunta que fica é: Iberê nos próximos 90 dias fará um governo que revolucione o RN e mostre que ele é o cara que o povo quer? O que você acha?
Vamos assistir uma revolução administrativa que mude a cara do Rio Grande do Norte em três meses?
O tempo dirá.
* Extraído do Blog de Diógenes Dantas (Portal Nominuto.com)
Caro Jornalista, muito boa as colocações postadas!
No meu ponto de vista só não entendo a questão de Rosalba perder votos por causa de prefeito x ou z. O mesmo exemplo poderia ter sido feito ao invés de prefeito(a), com deputados.
Nesta semana apenas por curiosidade minha fiz um levantamento dos votantes (familiares e alguns amigos) resultando num total de 62 pessoas, onde destas, todos com ROSALBA, inclusive EU.
Dentro destes, tem eleitores doente por Sandra (meu proprio Pai), satisfeito e insatisfeitos com a gestão Fátima, tem um que jura não quere ver mais a cara de Ravengar, também vota nela, outro tem cargo de confiança no Estado, vai votar em Wilma e Rosalba, e por aí vai.
Com relação a Carlos Augusto, além da boa gestão como prefeito da capital, a minha concepção resume apenas ao fato de Natalenese não aceitarem Mossoroenses no Alto Governo.
Já o Lula, aprovo a sua gestão. Caso fosse candidato também voatria nele. Mais se ainfluência dele for a mesma que teve na eleição para prefeitos…
Nao concordo com o beton, O povo quer saber quem são os responsavwes pelo seus indicados . Em natal ,quem trobalhou pela boboleta foize agripino, Rosalba, Robson. Ze Dias e outro, logo estamos de olho NELES. E Vamos dá o troco.
Acho q dos três candidatos ao senado o q tem situação melhor é o senador agripino, nunca votei nele e nem no Dem, mais não vejo a hora de chegar as eleições para votar nele, é muito dificil ser oposição num país onde o estado esta aparelhado onde o presidente da republica não respeitar as leis.
A mesma Praça, o mesmo Banco e o mesmo Jardim e por que não dizer as mesma RAPOSAS.
Deus me livre e guarde de votar nessa cambada, principalmente nesse tal de JA, nem no nome gosto de falar, me mostre um projeto desse que se diz senador do RN, vejam o histórico desse povo quando foi governo do RN.
Parece que o povo não lembra do passado dessa gente, merece seu voto, o meu voto quem nada apresenta de projeto ao estado? Cadê a segurança, saude educação de nosso estado; será que essa classe politica merece nosso voto? merece que convide um vizinho, um colega de empresa pra votar neles? são esses que merecemos, são esses que o povo tem pra votar como opção confiável. Acho que está na hora do povo dar um basta e ver o compromisso e os projeto que essa gente tem para nosso estado, do contrário teremos a mesma Praça, o mesmo Banco e o mesmo Jardim e as mesma RAPOSAS. ….. senadores, deputados, prefeitos etc, etc (MAIA, ALVES E ROSADOS) sem mostrar para que veio. Estou fazendo a minha parte e você.
Amigo Carlos,
Acho que Ricardo está pouco informado sobre a política do RN,
ao afirmar que quem está melhor colocado é o senador José Agripino. INDIVIDUALMENTE quem tem mais votos nesse estado sem sombra de dúvidas é Wilma que já derrotou os dois juntos na eleição passada. Ele esqueçe que a CANETA do PODER muda de mão mas a TINTA da CANETA permanece a MESMA. Esqueçe que Wilma terá companheiro de coligação que dará oportunidade do segundo voto aos seus eleitores e que a coligação de Carlos Eduardo também terá Candidato ao senado sendo que o segundo voto será dividido entre Wilma e Garibaldi isso acontecerá pela aproximação do seu eleitorado de Carlos com Wilma que foram coligados por vários anos. Finalizo lambrando que todos os ex-governadores que se afastaram para se candidatar ao senado SE ELEGERAM. Quem vai sobrar? sei não, só tenho certeza que não será Wilma. Torço para quem deixou a situação de Líder para ser Liderado??? se APOSENTE e não volte NUNCA MAIS.