A pesquisa Vox Populi/Band, divulgada esta semana, mostra que, pelo menos até aqui, o eleitor do Rio Grande do Norte, tem separado a disputa estadual da política nacional.
Prova disso é que a pré-candidata do Democratas ao Governo do Estado, senadora Rosalba Ciarlini, lideran com ampla folga. Já na disputa presidencial, os eleitores norte-riograndenses mostram maior preferência pela pré-candidata do presidente Lula, Dilma Roussef (PT).
Na disputa estadual, Rosalba Ciarlini tem 49% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) com 16% e em terceiro o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) com 15%.
Os dois últimos são pré-candidatos de partidos alinhados com o presidente Lula e, consequentemente, apoiam a postulação de Dilma Roussef, que lidera com 45% das intenções de voto no Rio Grande do Norte.
O pré-candidato da oposição, e apoiado por Rosalba Ciarlini (DEM), José Serra (PSDB), vem em segundo, com 34%. Marina Silva (PV) tem 7% das intenções de voto.
Com informações do Blog de Julierme Torres AQUI.
Nota do Blog – Esta será a primeira eleição geral, nos últimos 21 anos (desde 1989), em que o presidente Lula não será candidato presidencial. Perdeu as três primeiras e ganhou as outras duas.
O eleitor – mesmo em seu inconsciente coletivo – vota em separado majoritariamente. Governo do Estado é uma faixa de concorrência e Presidência da República é outra.
É pouco provável que a luta sucessória do presidente Lula "contamine" em grande proporção a corrida sucessória estadual.
Será uma luta de xadrez, feita com inteligência. O governismo estadual tentando associar-se a Lula e sua candidata e a oposição procurando vender linguagem de duelo à parte.
Faça um Comentário