O trabalho não é isolado. Faz parte do permanente rastreamento do comportamento sociológico de Mossoró, em aspectos político-administrativos, alimentado pelo rosalbismo.
Os dados são do Instituto Ipespe de Pernambuco, que já trabalhara para o grupo do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) na campanha vitoriosa da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ano passado.
Os indicativos à disputa à Prefeitura mostram quadro "aberto" à luta sucessória. Não existe um favoritismo disparado. Não temos um "prefeito (a) em férias".
A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) tem dianteira, mas nada que possa ficar exultante.
No governismo, os principais nomes postos até o momento têm performances distintas.
Os secretários Alex Moacir (PMDB), Serviços Urbanos, e Chico Carlos (PV), Cidadania, não conseguem aparecer com qualquer relevância. Ambos vivem uma completa esqualidez.
Os vereadores Chico da Prefeitura (DEM) e Cláudia Regina (DEM) surgem em posições mais destacadas.
Ruth Ciarlini (DEM), vice-prefeita, aparece com percentual bem abaixo de ambos, como terceira opção – distanciadíssima de Larissa.
O que pode ser enxergado do quadro?
A mais de um ano e três meses para o início de campanha, a "favorita" Larissa não possui "gordura" para hibernar tranquila até o início da contenda. O governismo está disperso, mas em condições de fazer o sucessor de Fátima Rosado (DEM).
A "oposição" não-Rosado demonstra desempenho medíocre, como se não existisse. E existe?
* Maiores detalhes sobre a sondagem eu não posso passar, por não ter autorização de minha fonte. * Outra pesquisa (de outro instituto) está em minhas mãos. Espero sinal verde para detalhá-la. Foto (Blog de Cefas Carvalho) – Chico da Prefeitura tem boa performance entre os governistas.
Josivan Barbosa, Milton Marques seriam bons nomes, mas infelizmente (no sentido político) são amigos dos Rosados e não querem contrariar a clã. Mossoró carece de nomes alternativos para candidato ou candidata a prefeitura. Larissa tem a minha simpatia, é atuante, Lairinho támbém, sendo ainda muito novo para assumir um posto deste, entretanto historicamente nunca votei em Rosado. Tem ainda Genivan Vale com boa performance na câmara municipal, é eloqüente, capaz, todavia sem base e estrutura para tal. Do PT quem for candidato tem meu voto embora saiba que terá poucas chances já que os mossoroenses são doentes e alienados pelos Rosados. Chico da Prefeitura pra mim não emplaca, o outro Chico nem pensar. Seria bom para Mossoró que aparecesse um empresário de renome e sucesso no setor que se apresentasse como alternativa, uma espécie de José de Alencar que teve a coragem de apoiar um “Baibudo”, de “dedo cotó”, da esquerda, O Grande Lula, contrariando a muitos capitalista e que se mostrou um governante capaz de mudar os rumos da história do Brasil. Mossoró precisa de um empresário ou industrial com este perfil de se candidatar ou apoiar pessoas da esquerda com vontade de mudar a história da nossa cidade. o que não será nada fácil.
Se a eleição fosse hoje, tenho certeza, que a prefeita de Mossoró seria Larissa. Jovem, carismática, com serviço prestado à cidade e muitos votos (ela tem sim e crescem a cada campanha) Larissa, neste momento, é a candidata mais forte. Porém, a eleição não é hoje. O quadro acima poderá mudar? claro que sim. Mas, também poderá não mudar. A engenharia política do casal Carlos Augusto/Rosalba tem que ser perfeita. Escrevi perfeita, não prefeita. Caso contrário, o Palácio da Resistência continuará com os Rosados, sendo o do grupo Sandrista.
Concorde em parte com o ponderado comentário do Web-leitor William Pereira, só que, o nosso contexto social e o nosso quadro político é simplesmente desalentador. Dada a nossa história Caro William, sua observação feita quanto ao surgimento de um empresário com características tais e quais…é dificílimo prá não dizer impossível.
È fato que a nossa MONARQUIA, é, em função da escravidão e da ignorância que de há muito submete a grande massa mossoroense, de fato, é uma das mais estáveis e poderosas dos “condados” tupiniquins.
Então o que nos resta…é lutar em nosso dia-a-dia simplesmente exercitando a verdadeira cidadania e torcendo pelo imponderável, quem sabe…!!!???
Um abraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Depois de Fafá Rosado ter de suporta Chico da Prefeitura ou Chico Carlos é dose pra elefante, ninguém mereçe.
nao duvido q a ascenção de larissa caberá a depreciada passagem do “cagabaxim” expurgar de certas pastas as pedras do caminho assim como a retirada de seu bloco formado recentemente em casa de correligionarios nanica e precocemente com vistas a macificaçao de seu nome a sucessao da pref fafá rossado. mossoró nao aceita maquiagem nem tampouco coronelismo mossoro quer mudança em prol da moralidade, da ética e da democracia no sentido mais amplo da palavra.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. No dia em que a massa ignara e alienada entender que é chegada a hora de dizer não a oligarquia político-familiar numerada – aí sim, teremos um novo amanhecer para esse tão decantando “País de Mossoró”.
Eu gostaria que fosse candidato a prefeito de Mossoró e vencesse o geógrafo GUTEMBEG DIAS do PC do B, para ensinar a esses governantes de Mossoró como se administra um município pensando no todo, voltado para a qualidade de vida e modernização urbana da cidade, contemplando áreas como transporte, saúde e meo ambiente.
Tenho certeza que com uma pessoa qualificada a frente da prefeitura, uma pessoa que entenda de questões urbanas este município inauguraria um novo tempo e geraria um desenvolvimento sustentável com qualidade.
.
Temos o politico que mereçemos, chico jamais teria coragem de desputar uma eleição para prefeito, vou falar os motivos;1- sua coragem não chega a tanto, 2-jamais o partido aceitaria alguem que não fosse ROSADO, 3-não teria o voto de mais nem um funcionario da prefeitura, 4- rsrs sua vez com os rosados chegou o final, e dai por diante. Vera
Gutemberg Dias (PC do B) poderia ser o nome da esquerda . Claudia Regina, gente fina, capaz, porém reza na cartilha dos Rosados