A montanha pariu um rato!
O anúncio de recente pesquisa encomendada pelo DEM sobre o cenário sucessório e ao Senado, no RN, terminou sendo frustrante.
Quem teve a primazia da divulgação foi o diretor-geral do Jornal de Fato, César Santos. Recebeu o material do próprio ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), marido da pré-candidata ao governo, senadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Em cinco notas em sua coluna – edição de hoje do periódico – mais confundiu do que esclareceu. As informações repassadas têm mais interrogações do que afirmações.
Fica impossível se tecer algum comentário sobre o trabalho, pois é desconexo e solto. A pesquisa tinha sido divulgada há mais de dez dias, na imprensa do estado. Sobre o fato eu já tinha postado matéria e comentário (AQUI) no dia 25.
Vejamos as lacunas do anúncio deste domingo (5):
– As notas não dizem quantas pessoas foram ouvidas;
– A sondagem não diz se o campo pesquisado foi Mossoró, Natal, outra cidade ou todo o RN;
– Não apresenta total de indecisos;
– Falta o total de rejeição;
– Não esclarece metodologia;
– Não indica detalhes quanto aos métodos estimulado e espontâneo.
Quando tenta demonstrar a força eleitoral de Rosalba, termina a diminuindo. “(…) A democrata aparece com 49%, enquanto os outros oscilam entre 4% e 12%”, diz o jornalista.
Estranhamente não cita o nome de nenhum dos contendores e as intenções de votos obtidas por cada um. Só aparece o de Rosalba.
Noutro registro chega a afirmar que ela possui 61% de intenções de votos, mas não cita qual o universo pesquisado. São 61% sobre que total de votantes?
Presumo que sejam em relação aos votos válidos, mas qual o índice de votos válidos.
Com todos os dados à mão é fácil analisar o desempenho de Rosalba e seus pré-concorrentes. Assim, nem como propaganda à sua postulação esse material tem validade.























Parabéns caro Carlos Santos…
os questionamentos levantados pelo mestre blogueiro devem ser feitos em alto e bom tom por todos os que lêem esses veículos impressos daqui do país de Mossoró. Por vezes os jornalistas “esquecem” de nos passar algumas informações indispensáveis ao entendimento de seus textos. Talvez achando que pelo fato de o texto estar lá, esteja ele como estiver, cumprirá sua missao de informar e talvez formar uma opinião.
Parabéns pelos posts e um abraço!
Tinha que ser no Jornal Oficial, digo De fato, pois sabemos muito bem a que veio este jornaleco e seu diretor.
O Jornal de Fato vive das verbas publicitárias da Prefeitura de Mossoró. Na época de Rosalba já era assim.
Não vou dizer mais nada o bruno, Raimundo e a Lucia falou TUDO ou quase, pesquisa vindo do grupo de Rosalba NUNCA acertou, dá ate pra pensar que é safadeza…..
OBS.: essa pesquisa estar registrada no TRE?
Se não for é crime eleitoral!!!!!!!
É por essas e outras situações que certos meios de comunicação se tornam desacreditados, e os BLOGS cada dia crescendo, forjar informação, mentir para sociedade e atender determinado grupo politico em detrimento da verdade é muito ruim, eu particularmente algums jornais da cidade não acredito em suas informações, sabendo que esses estão servindo a grupo politicos.
Segundo fontes que não posso revelar o instituto é mesmo que realiza pesquisa sobre de audiência da Fm 93, sobre o número de acessos do saite do Caby,do Jornal O Mossoroense e sobre o excelente atendimento no Hospital Regional Tarcisio Einstein[ ou seria Albert Maia?].