Na pesquisa Certus/TV Cabo Mossoró (TCM), que entre outras informações sondou a avaliação dos governos Lula (PT), Wilma de Faria (PSB) e Fafá Rosado (DEM), ficou claro um leque de conclusões. Vamos a algumas delas:
– Apesar de ter sua imagem adesivada ao do presidente Lula, a candidata a prefeito Larissa Rosado (PSB) não convenceu o eleitorado de que seja sua representante, nem quanto a uma hipotética afinidade polÃtica. Lula aparece com 70% de aprovação através dos quesitos “ótimo” e “bom”.
– A governadora Wilma de Faria conseguiu 35% em “ótimo” e “bom”, mesmo tendo frágil apoio polÃtico local, além de escassa mÃdia favorável. O interessante é que o item “regular” chega a 43%. Indica a possibilidade de ter uma flutuação desse contingente a seu favor adiante, dependendo do trabalho a ser feito.
– Fafá Rosado tem um baixo Ãndice de aprovação, com apenas 52%. Contudo há uma camada de “regular” da ordem de 36,6% que pode se inclinar ou não para ela. Mas é lógico que mesmo com o claro aparelhamento da mÃdia e reforços polÃticos, essa tarefa não tem sido fácil.
O melhor exemplo para ilustrar essa situação de Larissa Rosado (PSB) está em Garanhuns, cidade natal do Presidente Lula. Esse municÃpio tem 125 000 habitantes e 97% dos moradores avaliam como positivo o Governo de Lula. Entretanto, o candidato deles para suceder seu filho mais ilustre não é Dilma Rousseff, a preferida de Lula. E sim José Serra, governador de São Paulo.