Sempre tão criticada (o que é necessário, visto que é patrimônio dos brasileiros), a Petrobras é uma dádiva para Mossoró. Pena que boa parte da riqueza gerada por ela seja desperdiçada pelo poder público.
A empresa é a maior tomadora de serviços em atuação em Mossoró. O que isso significa dizer, numa linguagem simplificada?
Graças a Petrobras, o erário recebe somas vultosas mensalmente do Imposto sobre Serviços (ISS), que derivam de pagamentos feitos por ela. O Iss responde por mais de 94% da receita direta/mês da prefeitura.
A Petrobras paga em torno de R$ 40 a R$ 50 milhões em serviços em alguns meses – que geram o ISS (5% sobre o valor bruto).
Depois da estatal, é a própria prefeitura a segunda maior tomadora de serviços. Mesmo assim, com números muito inferiores.
Esses e outros detalhes sobre as finanças de Mossoró (que são trancadas a sete chaves) eu trarei depois, nos próximos dias.
Devagar o Blog tem conseguido acessar informações que deveriam ser públicas, mas terminam trancadas na "caixa-preta" (mais uma) do Governo "Da Gente" (deles).
Aguarde, pois.
Será que os crÃticos vorazes da Petrobras já imaginaram Mossoró sem a mesma? Acho que seria o começo do fim. Principalmente porque não se vê a curto, médio ou a longo prazo, alternativas para substituir essa imensa fonte de renda e de geração de emprego para nossa cidade. Lembrando, o Petróleo é um bem esgotável.
Muito mais recebe a Petrobrás por estar retirando o petróleo que por direito é nosso. Respondendo a pergunta do amigo acima, gostaria de dizer que Mossoró, Areia Branca, Macau, dentre outras recebem esses repasses por direito imposto por lei, porém no dia em que a Petrobrás não repassar ai sim, muito mais dinheiro irá entrar, pois de fato se as próprias prefeituras colher e comercializar esse produto o dinheiro é de fato alguns milhões a mais. Agradecido!