quinta-feira - 04/11/2010 - 19:31h

PF detalha operação que prendeu ex-prefeito hoje


A Delegacia da Polícia Federal em Mossoró cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (4), na cidade de Patu, distante cerca de 280 km da capital. Terminou, também, prendendo o ex-prefeito Possidônio Queiroga, o "Popó".

A ação fez parte da Operação “Deus dos Mares”, que investiga o desvio de verbas públicas através de um convênio firmado em dezembro de 2007, entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o município.


A parceria visava a construção de uma creche pré-escolar para atendimento de até 112 crianças em tempo integral ou de 224 crianças em funcionamento de dois turnos. O montante repassado pela União na época foi de R$ 700 mil reais.

Ao deixar o cargo no final de 2008, o então prefeito não deixou sequer um documento sobre o convênio ou a licitação realizada. As investigações concluíram que ele encampou esquema de desvio de verbas públicas por meio da criação da empresa “fantasma” Construções e Serviços de Limpeza Oliveira Ltda, a qual veio a receber a integralidade dos recursos.

Saiba mais AQUI.

Tal empresa tem como sócios pessoas ligadas ao ex-prefeito, dentre eles um ex-diretor do Departamento de Contabilidade da Secretaria de Finanças e membro da Comissão Permanente de Licitação. Também do quadro societário constam: um ex-secretário adjunto Municipal de Obras e Transportes Urbanos e um ex-assessor de Gabinete e ex-assessor Parlamentar do acusado.

Durante o cumprimento do mandado de busca na residência do ex-perfeito, os Policiais Federais se depararam com inúmeros documentos, dentre eles: processos de empenho/pagamento, procedimentos de licitação e notas fiscais referentes ao final da gestão em 2008, o que gerou sua prisão em flagrante pelo crime de supressão de documentos públicos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. vicente venacio diz:

    Carlos, bom dia.
    Taí a explicação/justificativa dos políticos que brigam para assumir ministérios e estatais importantes que abrigam fatias recheadas de recursos da União. Acaba de ser presa nesta manhã em Natal/RN parte diretiva do DNIT/RN e empresários acusados de propinagem e outras falcatruas. Pobre de nós mortais. Agora está explicado o porque de Gladson Maia Superintendente substituto do DNIT/RN, preso na operação da Pol. Federal que vem ser sobrinho do Dep. João Maia não assumir o DER/RN. Comente o assunto.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.