• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sexta-feira - 11/08/2023 - 20:34h
Brasil real

PF pede quebra de sigilo fiscal e bancário de Jair Bolsonaro

Suspeitos teriam vendido joias ilegalmente, em favor de ex-presidente da República
Mauro Cid, de farda verde, segurança pasta, em 2020, ao lado de Bolsonaro nos EUA (Foto: Alan Santos)

Mauro Cid, de farda verde, segurando pasta, em 2020, ao lado de Bolsonaro nos EUA (Foto: Alan Santos)

Do G1

A Polícia Federal pediu a quebra do sigilo fiscal e bancário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido ocorre após a operação da PF que fez buscas e apreensões em endereço do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Houve buscas também na casa do pai de Cid, o general da reserva Mauro Lourena Cid.

A operação investiga se militares ligados ao ex-presidente negociaram joias de forma ilegal. O valor das transações podem ter superado R$ 1 milhão. As joias que são alvo das apurações foram presentes para a Presidência durante o mandato de Bolsonaro. Pelas regras, deveriam ser incorporadas ao patrimônio do Estado, e não de uma pessoa.

O intuito do pedido da PF para a quebra de sigilo é saber se o dinheiro das joias foi enviado para Bolsonaro e se a verba para a recompra das joias partiu do ex-presidente.

A Justiça ainda tem que autorizar a quebra do sigilo.

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta uma operação contra pessoas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro suspeitas de tentar e até mesmo vender presentes recebidos por integrantes do governo durante viagens oficiais.

De acordo com a PF, ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Niterói (RJ).

A TV Globo e a GloboNews apuraram que são alvos da operação:

Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro

Mauro Lourena Cid, também militar e pai de Mauro Cid

Osmar Crivelatti, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Frederick Wassef, advogado que já defendeu Bolsonaro e familiares

Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito que apura a atuação de uma suposta milícia digital contra a democracia.

Segundo a PF, os crimes apurados na operação desta sexta-feira são lavagem de dinheiro e peculato (desvio de bem público).

Um único áudio obtido pela PF na investigação mostra o ex-ajudante de ordens Mauro Cid tratando de três temas que comprometem os investigados:

Citação a US$ 25 mil supostamente endereçados ao ex-presidente Jair Bolsonaro;

Tratativas para a venda de estátuas de palmeira e um barco folheados a ouro, recebidos pela comitiva brasileira durante visita oficial ao Bahrein em 2019;

Negociações para levar a leilão um dos kits recebidos na Arábia Saudita com relógio e joias masculinas.

Segundo o inquérito, a mensagem foi enviada por Mauro Cid ao assessor especial de Jair Bolsonaro Marcelo Câmara.

No áudio, Mauro Cid afirma que o pai estaria com 25 mil dólares – “possivelmente pertencentes a Jair Bolsonaro”, segundo a PF.

Mauro Cid também indica, dizem os investigadores, medo de usar o sistema bancário para entregar o dinheiro ao ex-presidente da República. E uma preferência por fazer a entrega em dinheiro vivo, ou “em cash”.

“Tem vinte e cinco mil dólares com meu pai. Eu estava vendo o que, que era melhor fazer com esse dinheiro levar em ‘cash’ aí. Meu pai estava querendo inclusive ir ai falar com o presidente (…) E aí ele poderia levar. Entregaria em mãos. Mas também pode depositar na conta (…). Eu acho que quanto menos movimentação em conta, melhor né? (…)”, diz Cid no áudio.

Marcelo Câmara responde, em mensagem de texto, sobre esse assunto. Diz: “Melhor trazer em cachê”. Em seguida, manda uma outra mensagem: “Ok ciente”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Para quem ainda tinha um fio de esperança de que realmente…

    Deus, Pátria, liberdade e familicia, não devam estar acima de tudo e de todos, observem que foto antológica,demonstrando por A + B, o quanto os homens de bem da Terra de Pindorama, de fato, quando se veem no famoso beco sem saída, sempre e sempre, repetem a mesma estratégia, ou seja, osquestrando o pânico moral, o suposto combate a corrupção e e o anti-comunismo cego contra o povão desvalido, ignorante e alienado…claro, como tábua de salvação dos seus vis e podres interesses patrimoniais….

    Elegem qualquer espantalho e patife indicado por vias tergiversas pelo Judiciário e pela mídia obscurantista e entreguista…..

    Jânio Cabo de Vassoura Quadros nos anos 60,,.

    Fernando Pó Collorido de Mello na década de 90

    Por fim, o Espantalho e Genocida Jair familicia Bolsonaro, maior marginal da política já almagamado pelo Status Quo tupiniquim, já agora no ano de 2019, como ultima porta de saída pra evitar de qualquer forma e no manifesto golpe que o Partido dos Trabalhadores ganhasse no voto, sem trapaças, sem tramoias e fraudes , a quinta eleição presidencial seguida…!!!

    Afinal, é grande a expectativa de quando (SE ALGUM ZUMBI BOLSONARENTO APARECER) , para tecer comentários desconexos, esquizofrênicos e loas acerca das virtudes dos assessores do Jair Genocida e sua familicia, pois todos, absolutamente todos, estão atolados até o talo no âmbito das propinas originária das arábias, principalmente da Arábia saudita, compradora de parte do pré sal e de inúmeras Refinarias vendidas a preço de banana e na bacia das almas da privatização bolsonarenta…!!!

    Nesse contexto, só uma perguntinha, afinal por qual razão o Sr. PAULO PRIMATA GUEDES, o comandante em chefe da entrega das riquezas petrolíferas nacionais, ainda não foi detectado no bojo das investigações e, consequentemente, do recebimento das propinas…?!?

    Nessa direção, eu não tenho dúvida alguma, que, com o desenrolar das investigações o Famoso Paulo primata guedes, aquele que flava fino com os banqueiros e gritava, brandia e discriminava os pobres, irá aparecer em algum momento das investigações, que claro, ião se aprofundar,demonstrando o quando esse desgoverno foi absolutamente honesto…!!!

    Né não, Douto Lair Solano Vale Tudo em favor das Oligarquias…!?!?!?

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Ronaldo diz:

    Tem que pedir o xilindró pra ele. Ainda é pouco.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.