segunda-feira - 24/02/2025 - 15:34h
Impasse

Piso do Magistério emperra, mas governo promete nova proposta

Assembleia geral vai se posicionar amanhã, terça-feira, na Escola Estadual Winston Churchill
Governadora (de costas) conversou longamente com representantes sindicais e do professorado (Foto: Lenilton Lima)

Governadora (de costas) conversou longamente com representantes sindicais e do professorado (Foto: Lenilton Lima)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) saiu de uma longa reunião nesta terça-feira (24), com a governadora Fátima Bezerra (PT), na Governadoria. Segue o impasse relativo ao Piso Nacional do Magistério 2025.

A governadora afirmou que enviará, até o fim da tarde de hoje (segunda-feira, 24), uma nova proposta para a implantação do piso. Na terça-feira (25), às 14h, na Escola Estadual Winston CHurchill, o professorado vai se pronunciar em assembleia geral.

No encontro, a governadora discutiu o cenário fiscal e legal para a aplicação do Piso do Magistério, mas assinalando que existem limitações, que seriam apontadas pelo Ministério Público do RN (MPRN).

O coordenador regional do Sinte de Mossoró e Região, Rômulo Arnaud, não deixou claro em vídeo (veja AQUI) postado nas redes sociais da entidade, quais seriam as barreiras legais apresentadas pelo MPRN. O assunto está vago e confuso. A categoria aguarda posição oficial do governo para discutir em assembleia geral.

Semana passada, o governo propôs: pagamento do piso (6,27%) a todos os ativos e aposentados – sendo 2% em março de 2025 e de 4,27% em dezembro.

Além do reajuste de 6,27%, outras demandas importantes precisam ser atendidas, como o pagamento dos retroativos do Piso referentes aos anos de 2023 e 2024, além da revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação.

Participam da reunião desta segunda-feira, dirigentes sindicais, assessores jurídicos do Sindicato e comissão de trabalhadores da Educação; a secretária de Educação, Socorro Batista; o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; o procurador-geral do Estado Adjunto, José Duarte Santana; a controladora-geral do Estado, Luciana Daltro; e o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves.

Também estiveram presentes a deputada estadual Divaneide Basílio (PT), o deputado estadual Francisco do PT, além dos vereadores natalenses Samanda Alves (PT) e Daniel Valença (PT).

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.