O Rio Grande do Norte vive um tempo de escândalos no ambiente de poder. Nem o antes inatacável, intacto e irrepreensível Judiciário escapa do lamaçal. Será que estamos vivendo o ocaso, o fim desse modelo institucional?
Penso que não. O Rio Grande do Norte não é uma ilha, como nunca foi. É parte de um todo, microcosmo de um país, estado federado no sistema federativo do que entendemos tecnicamente como Republica, em busca de democracia plena. Em busca.
Esses escândalos que testemunhamos podem ser um divisor de águas. Mais do que desestímulo, o período pode ser capaz de provocar uma ruptura entre o pântano e uma nova ordem político-econômica e social. Estamos em busca desse tempo, sim.
Ao contrário do que muitos pensam, não vejo essa época como uma “era perdida”. Pode ser a “era da descoberta”, da reflexão, da formação de um real poder do povo, pelo povo e para o povo.
Em seus poucos séculos de vida, o pindorama brasileiro sempre teve o povo no estandarte, discurso e símbolos nacionais. Na prática, a maioria sempre serviu a uma minoria de espertalhões, corsários frios e cínicos.
Podemos mudar a história.
Carlos vc merece aplausos sobre o seu comentário rico em sabedoria, fé, esperança< voce leu muitos pensadores, filosofos ou antropologistas do passado, idealizadores de como seria uma sociedade justa (democrática) ou de convivência pacífica entre os povos, mas esse período que vivemos no Brasil, está longo, sangrendo, dolorido, desumano, corrupto, desigual e tanto outros adjetivos possíveis. Veja, a constituiçao de 88 teve ganhos e restrocessos, poderia ser melhor, a moda do momento era só o lado social puro, mas o governo ( os políticos) nunca que fez e nunca farão as reformas que o povão eo país necessita, por quê??? porque eu e vc não queremos. Enquanto os jajás e garis e suas companhias estiverem vivos, jamais eu e você mudaremos o Brasil, jamais! A herdabilidade (cromossomo) da corrupção está no ápice das alturas, a droga campeia geral, a violência dá as cartas, a justica ainda é pequena, a política já não transforma maisos políticos esqueceream da sua missão ( só toma lá me dá cá), a democracia ainda tão distante, a educação é muito lenta, como mudar o pensamento de uma sociedade dessa que está engessada, presa, asfixiada , adormecida há década?? como? O golpe de 64 matou 400 pessoas em vinte anos, hoje morre 400 por dia vítima das drogas. A falta de líderes é a grande carência hoje no país, lembra Amanda Gurgel?? teve 2 minutos de sorte na imprensa (furo) falou dez palavras verdadeira, virou celebridade nacional, não é carência de um líder ? eu e vc falamos todos os dias as mesmas coisas de Amanda , o povão tem memoria curta ,pois eu queria ser senador, vc governador , Amanda deputada, joaquim prefeito e aí podemos ? não! por quê? jajá e gari são manda chuva da terrinha!!!!! falar em gari , pergunto, quantos dias o gari fica em Brasília? ele ainda é ministro? mas só vive aqui? ele passa uns 300 dias aqui no estado e lá ele não faz nada? não dá tempo, pois fica na ilha uns 60 dias , ele vem ao estado ganhando diária? não sei! ele aqui vai a aniversário, faz política partidária, politicagem , visitas a compadre, festa de casamento, colação de grau e a qualquer motivo sem relevância o gari está no estado, eu pergunto, e ele não trabalha? ninguem cobra dele? nenhum reporte aborda-o sobre isso tudo, se ele ganha diária nestas visitas aqui? fico pensando a se eu podesse!!!!