O conceito é do jurista e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Joaquim Falcão:
– “PolÃtica não é reconhecer necessidades. É escolher prioridades”.
Transferindo à realidade da polÃtica mossoroense esse entendimento, é fácil perceber o porquê de Mossoró está no fundo do poço, experimentando profundo atraso na gestão pública e desnutrição na qualidade de vida da enorme parcela do seu povo.
Para não irmos muito longe, basta identificarmos que o prefeito anterior – Francisco José Júnior – priorizou na municipalidade arrumar sua vida e de familiares. Atingiu pleno êxito.
A polÃtica em si e a gestão do municÃpio foram meios, não um fim.
Com Rosalba Ciarlini (PP), o quadrado é outro. Sua prioridade é polÃtico-eleitoral. Tudo é planejado e executado com esse foco, para dar continuidade ao poder local. E, por conseguinte, à bonança fechada que é comum à toda oligarquia.
É escasso se encontrar na governança municipal gente com espÃrito público e afeita a renúncias pessoais.
De chofre, citamos dois que vêm à memória e testemunhamos: Dix-huit Rosado e João Newton da Escóssia. Prefeitos diferenciados.
Não podemos esquecer Raimundo Soares de Souza, outro dessa plêiade.
Em 2020, outra vez o povo-gado (do patamar mais pobre à classe média) de Mossoró terá diante de si uma eleição caseira, com oportunidade para escolher o seu futuro. Mais uma chance para mudar sua direção ou se ajoelhar às tentações de sempre.
Empreguismo desenfreado, clientelismo chapa branca, promessas mirabolantes e populismo (tática baseada em discurso emocional e ações assistencialistas) vão estar de novo em evidência. Tudo como antes.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Parabéns Sr. Jurista Joaquim Falcão!!!!! O sr. falou nada mais, nada menos que a verdade… O povo continua gado
Parabéns pelo artigo, meu caro. É dessa forma.
Concordo plenamente, em gênero número e grau, pena que 16 anos do governo socialista do PT que dizia governar para os mais pobres preferiu escolher, Copa, OlimpÃadas, petrolão, mensalão, empréstimos e ideológicos a paÃses falidos, bolsa subsidio, bolsa isenção fiscal, bolsa BNDES, tudo para empresários amigos do rei, e demais escolhas que trouxe o nosso paÃs ao fundo do poço.
Não tenho dúvida que governar é escolher prioridades.
Sim, João Newton Escóssia e Dix-huit Rosado , meu pai, foram prefeitos diferenciados. Demorei muitos anos para entender o significado da palavra estadista. Embora amada por Serra Grande, compreendi, com dificuldades, que sua prioridade sempre foi “Mossoró Toda Vida.” E, agora, feliz em herdar-lhe o patrimônio da honra, agradeço a homenagem do texto e preciso dizer: Salve, Serra Grande!
Também pude testemunhar esses dois prefeitos mossoroenses citados, dix huit rosado e João newton escossia, como fazem falta!
Roncalli guimaraes. Obrigada por suas palavras que alegraram meu coração saudoso.