Um grupo de proprietários rurais tem audiência nessa quinta (12), às 14h30, com o promotor do Meio Ambiente de Mossoró, Jorge Cruz. Querem salvar um rio.
A mobilização denuncia que as águas do rio do Carmo (Upanema ou Angicos) estão sendo poluÃdas. Exames contratados por esse grupo ao laboratório Cacim, feitos em quatros pontos diferentes do rio, revelaram a poluição.
– A gente acha que ainda é possÃvel impedir o pior. Lutamos à preservação da mata ciliar, àgua ao consumo humano e o próprio ecossistema – diz Ciro Pinheiro, um dos articuladores do movimento.
A coleta de material aconteceu na localidade conhecida como "Prainha" em Upanema, Barragem do Padre, Barragem de Santana e Barragem do Chafariz. Em todas houve identificação de poluição.
O trecho pesquisado equivale a cerca de 70 quilômetros, a partir do municÃpio de Upanema até Mossoró.
Em denúncia formal feita pelo criador rural Gilvan Peixoto, no dia 4 de março do ano passado, ele chega a descrever o cenário de contaminação das águas. Relata que esgotos feitos pela prefeitura despejam dejetos de ruas, mercado público e até pocilgas.
O pior é que na localidade conhecida como "Prainha", na zona urbana de Upanema, crianças e adultos banham-se nas águas, onde exames revelaram alto teor de poluentes.
Mesmo sendo reconhecido tecnicamente como um bom laboratório,o CACIM,não está qualificado para tais tipos de exames,para tanto,também sabe-se,que nenhuma certificadora,que certificam empresas produtoras de frutas para exportação,aceitam exames feitos nesses laboratórios de analises clinicas,tipo o referido.