Do Blog Carol Ribeiro
Neste fim de tarde de terça-feira (4), um grupo de amigos e familiares de Matheus Henrique Silva Oliveira interditou a BR-304, em Mossoró, entre os bairros Sumaré e Liberdade I, contra a morte do mototaxista, que ocorreu nesta segunda-feira (3), à noite. O local faz parte do Complexo Viário da Abolição, via que corta área urbana.
Eles fecharam a via com queima de pneus e pediram mais segurança na BR.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, Matheus Henrique Silva Oliveira, 22 anos, morreu após colisão de um caminhão com sua moto.
O motorista do caminhão se evadiu do local, mas se apresentou a Delegacia de Plantão ainda durante à noite. Segundo a polícia, o condutor do veículo relatou que não deu tempo frear. Ele responderá por homicídio culposo, quando não há intensão de matar.
Insegurança
O acidente aconteceu em local onde foi instalada uma passagem de pedestre, há cerca de uma semana, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte Terrestre (DIT), como uma solução paliativa à falta de passarelas e iluminação no Complexo Viário em Mossoró – problema antigo que põe a população em risco em todo o trecho deste perímetro urbano.
Em nota ao Jornalismo TCM (TV Cabo Mossoró, Canal 10), o Dnit encaminhou informações sobre o assunto:
O DNIT informa que a instalação da faixa de pedestre na altura do km 47,3, da BR-304 (Contorno de Mossoró), entre os bairros Conjunto Liberdade 1 e Sumaré, foi resultado de um acordo entre a autarquia e o Ministério Público, com a finalidade de permitir a travessia segura dos usuários daquele segmento. Os referidos dispositivos foram instalados provisoriamente até que seja efetivada a implantação de passarelas no local, cujo processo licitatório deve ser lançado no prazo de 90 dias. Em relação à iluminação, cabe ressaltar a Prefeitura Municipal de Mossoró desenvolveu um projeto de iluminação viária do trecho e entregou ao DNIT, estando, no momento, sob análise da Coordenação de Projetos de Infraestrutura.
Nota do Canal BCS – Fico pasmo com esse tipo de decisão. Estava escrito que ocorreria tragédia. Setores da imprensa chegaram a preconizar. Lá se foi uma vida jovem. Quem será mesmo responsabilizado? Será que o culpado único é o motorista? Francamente.
*Vídeo da TV Oeste.
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90 dias para licitação de uma passarela? Quanto tempo faz que essa obra foi “concluída”. Vamos perder quantas vidas para essa DNIT fazer o que se deve? Chega…. Cadê “autoridades” do municipio? Devem estarem vendo praças para refazer ou contactando cantores para o MCJ.
Só uma pergunta que não quer calar inerente o que acabo de ler na tela acima…
Houve laudo técnico para a implantação da referida lombada?
Pois vejo que estão desmanchando, quebrando e alterando erradamente uma obra que foi construída com resultado de um planejamento.
Com a palavra o DENIT e M.P.
Porquê Matheus Henrique Silva de Oliveira foi o primeiro a pagar pelo erro técnico autorizado.
Mossoro é a única cidade deste planeta que tem faixa de pedestres em plena BR, bem como um radar em plena descida de um viaduto, sinceramente não sei em que universidade esses engenheiros se formaram, ainda bem que consertaram a rotatória da leste oeste, não precisa ser formado pra ver o quanto essas mudanças são mal elaboradas!