É injustificável o que a Prefeitura de Mossoró fez em relação ao reordenamento de denominação de um equipamento público, desomenageando a assistente social e educadora assuense Maria Helena Barbalho, falecida em 2011.
Conheci-a episodicamente. Não fazia parte do seu círculo próximo ou de compadrio.
Fez vida, família e dedicou muitos anos de sua inteligência e esforços à formação educacional e zelo afetivo por mais carentes em Mossoró.
A retirada de seu nome de um equipamento público, para fixação de homenagem anterior, tem explicação com argumento precário.
Na sessão da terça-feira (18), a Câmara de Mossoró aprovou o projeto de Lei 119/2022, que revogou a lei 3.826/2020, que dava o nome de Maria Helena Barbalho à Creche do Proinfância do Bairro Papoco. O novo nome dado ao equipamento foi o de Elineide Carvalho Cunha, que anteriormente era a lembrada e foi desomenageada.
Um pecado não justifica o outro.
Coube ao vereador Lucas das Malhas (MDB) a proposição para mudança. Errou, errou feio. O senhor é muito jovem, tem tempo para reavaliar esse tipo de inclinação. Neto da ex-vereador Maria das Malhas, portanto de ótima extração, mulher de coração boníssimo, com certeza transmitiu gene especial aos seus – incluindo o parlamentar.
A sanção pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) também é um deslize. Repense. Não tens compromisso com o erro, como repetia Kubistchek. Votei em você (o tratamento é esse mesmo), vesti sua camisa, e não me arrependo um milímetro, porque sei exatamente quem és, sua índole, caráter e devoção a Mossoró – também meu amor.
Pronuncio-me por respeito a princípios, visão de mundo e valores humanos que aprendi em décadas com o velho Chico e Dona Maura. E, para eles, nunca trabalhei ou articulei qualquer homenagem em logradouro público. Eternizados estão em mim. Basta.
Se eu fugir a esses primados estarei os envergonhando, mesmo que tenham partido há tantos anos. Não tem um único dia de minha vida que eu não me espelhe em ambos e não tema maltratá-los por minha conduta, ação ou omissão.
Não sou influencer, não tenho milhões de pessoas acompanhando minhas páginas, sou blogueiro nacionalmente ignorado e ‘escritor’ mundialmente desconhecido. Porém, faço questão de manifestar o que penso para manter minha consciência serena.
Para finalizar, deixo nesta postagem um testamento virtual e vontade explícita: quando eu bater as botas, por favor evitem qualquer tipo de homenagem a meu nome em beco sem saída, travessa ou campinho de várzea. Deixem-me em paz. Meus filhos e amigos ser-lhe-ão muito gratos.
É isso.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Mais uma vez, meu Editor, você matou a pau. Só continuo discordando dessa história de que você não é escritor. Pronto!
Fica meu Repúdio a absurda atitude de ambos …
Isso é uma bofetada bem dada!
Fez, mereceu!
Um abraçaço
Insensibilidade e deselegância de todos os envolvidos.
Lamentável acontecimento. Conheci Helena, trabalhamos juntos na Secretaria de Trabalho e bem Estar Social, STBS uma pessoa alegre, amável, UMA PROFISSIONAL exemplar.
Que ridículo. Gastão muito tempo com coisas que não acrescenta.
Tenha coragem e faça justiça com a praça vigário Antônio Joaquim e coloque o personagem no lugar devido é o outro na rua que recebe seu nome.Duvido.
Verdade. Concordo plenamente. Duvido também.
Uma cidade que tem um bairro que nunca envelhece, duas estátuas que a décadas se vêem em locais errados pelas denominações de suas colocações, um bairro denominado de boa vista e que sua panorâmica não faz jus ao nome.
Enfim, esta é a nossa Mossoró que tem autoridades para desomenagear quem não merece tal ação.
Enquanto isso os focos de matos secos e lixões avançando em ruas e avenidas aumentam e muito os riscos de incêndio propiciado por um clima de 40 graus.
Prefeito Allysson, cuidado com quem te cerca, nem todos serve de proteção, muito pelo contrário!
Carlos Santos, parabéns mesmo pelo artigo sincero, coerente e acima de tudo pelo valor humanitário reconhecido por você, inerente a homenageada e desomenageada.
Não têm o que fazer?
Vão procurar o COENTRO!!!
////
CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS REALIZADA EM MOSSORÓ PELA CÂMARA MUNICIPAL?
Muito justa a sua defesa, Carlos! Somente quem lhe conhece sabe que você é este sujeito mesmo: sincero nas suas posições e leal com os seus princípios. Aliás, registre-se: quem não tem posição, não tem caráter. Há um constante mudar e devir nessas designações de espaços e equipamentos públicos. Homenagear um e desomenagear o outro nesta troca de nomes é um absurdo! A professora Helena Barbalho não merecia ser submetida a essa questiúncula de uma política minúscula. Vereador e Prefeito, pelo bem dos valores públicos e da importância da pessoa homenageada, poderiam rever suas posições. Seria mais equilibrado e sensato!
Amigo Carlos Santos. Parabéns, sempre correto. Orgulho de seus pais e meu, por tabela.
Terça-feira, 25, finalmente, farei a minha cirurgia da coluna e, dando tudo certo, estarei de volta para lhe admirar.
O neto de Dona Maria tem me surpreendido de forma negativa, esse nafoi seu primeiro deslize. Tenho um grande respeito pela família de Elineide más tenho impressão que a creche que levava seu nome rra do estado e deixou de funcionar. Já que o prefeito diz que tem iinfinitas obras no forno poderia homenagear Elineife sem desomenagear ninguém. Falhou Lucas, o prefeito e a camera. Que não se repira pois é deselegante demais
O neto de Dona Maria tem me surpreendido de forma negativa, esse não foi seu primeiro deslize. Tenho um grande respeito pela família de Elineide más tenho impressão que a creche que levava seu nome rra do estado e deixou de funcionar. Já que o prefeito diz que tem iinfinitas obras no forno poderia homenagear Elineide sem desomenagear ninguém. Falhou Lucas, o prefeito e a camera. Que não se repira pois é deselegante demais!
Certamente ” Maria das Malhas” não concordou, ela e Helena eram próximas .
Não sei como homenagearam a mulher do Bozo, Michele( vulgo Micheque89 ).
Helena Barbalho foi ex sogra do vice prefeito o injustiçado Fernandinho das padarias assim com o prefeito tem excluído o nome do vice das placas e Tb exonerou todos do seu gabinete e amigos do vice agora chegou a vez da ex sogra, o ditador vingativo de Mossoró segue perseguindo, não escapa nem quem já morreu.
Isso faz parte das fracas propostas dos nossos veradores. Nada substancial. Entra grupo, sai grupo na C. V. e as idéias não mudam: dar nomes, tirar nomes, trocar .Suas palavras são dignas e justas para todos os envolvidos .
O MENINO ENDOIDOU ? FESTA NO THERMAS PARA POUCOS ? DESOMENAGENS e sem declarar Voto no 2 turno, será difícil ter VOTOS da minha família de novo.
HORA DO MENINO FAZER PESQUISA DE SATISFAÇÃO….
PARABÉNS CARLOS.