Diego Hervani (Portal No Ar)
O Potiguar venceu o América neste domingo (12), por 2 a 1, em Mossoró e levou o título da Copa Cidade de Natal [segundo turno do Estadual]. Os gols aconteceram no segundo tempo. Chiquinho e Radames marcaram para o time da casa, enquanto Thiago Adan fez para os visitantes.
Agora os clubes voltam a se encontrar na final do Campeonato Estadual. Pelo América ter a melhor campanha somando os dois turnos, a primeiro partida acontece em Mossoró, já nesta quarta-feira, às (15). O segundo duelo ocorre no domingo (19), no estadio Barretão, em Ceará-Mirim, às 17h.
O jogo
Precisando apenas de um empate para ser campeão, o Potiguar entrou em campo com apenas Kattê no ataque. Mesmo assim foram os mossoroenses criaram as melhores oportunidades. Aos 5, Chiquinho invadiu a área e dividiu com Dida, na sobra Lima bateu, sem goleiro, mas mandou por cima. Logo em seguida Vaninho recebeu e bateu de esquerda, mas Dida salvou.
Mesmo precisando da vitória, o América não se encontrava e não conseguia incomodar a defesa adversária. Foi o time da casa que teve mais uma chance. Aos 23, Paulinho mandou uma bomba, só que o goleiro americano fez grande defesa.
Já no final do primeiro tempo, Lima foi lançado na área e Dida saiu nos pés do volante para evitar o gol. Apesar de pressionar, o Tima Macho não conseguiu abrir o placar.
Veja galeria de fotos clicando AQUI
Insatisfeito com o desempenho do seu time, Roberto Fernandes voltou para a etapa final com Índio Oliveira no lugar de Jorge Santos. Porém, com um minuto de bola rolando, Chiquinho saiu driblando todo mundo desde o meio de campo, deixou Dida no chão e abriu o placar para o Potiguar. Com o resultado, o América precisava virar para levar o título, só que o rubro continuava com dificuldades para criar.
Os natalenses só conseguiram chegar com perigo aos 25, quando a bola sobrou livre para Daniel, que chutou torto. O lance fez o time crescer e logo em seguida Thiago Adan recebeu pela direita e bateu cruzado para empatar. Depois do gol, Roberto Fernandes tirou o volante Felipe Macena para a entrada do atacante Alemão e mandou a equipe para o ataque.
Aos 36, Índio desviou cruzamento e quase virou. Mas foi o Potiguar que fez o segundo. Aos 45, Radames avançou e fez o gol do título, que ainda garantiu ao time a vaga na Copa do Nordeste 2014.
Ficha técnica
POTIGUAR
Santos, Chiquinho, Genilson, Anselmo e Paulinho; Ivson, Magno, Lima, Daniel (Radames) e Vaninho (Giovanni); Kattê (Ítalo). Técnico: Celso Teixeira
AMÉRICA
Dida, Jorge Santos (Índio Oliveira), Índio, Edson Rocha e Renatinho (Bruno); Felipe Macena (Alemão), Daniel, Fabinho e Cascata; Tiago Adan e Itamar. Técnico: Roberto Fernandes
Gols: POTIGUAR: Chiquinho 1′/2ºT; Radames 45′/2ºT; AMÉRICA: Thiago Adan 27′/2ºT
Estádio: Nogueirão, em Mossoró
Público: 4379
Renda: R$ 89.920
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Nota do Blog – Um jogo emocionante, em que o Potiguar dominou todo o primeiro tempo, com sobras, mas não soube fazer. No segundo tempo, o América foi surpreendido com golaço de Chiquinho – o mais bonito que já vi em mais de 35 anos de Nogueirão. Driblou cinco adversários, incluindo o goleiro. Bola entre as pernas de um zagueiro, drible da vaca noutro e goleiro ao chão, antes do gol.
Na base do abafa, o América foi ao ataque e empatou, mas ao final deu Potiguar.
A vitória alvirrubra mossoroense terminou sendo merecida.
Bonito de se ver festa das duas torcidas, de forma pacífica. A presença firme da polícia e uma arbitragem que impôs respeito, sem estrelismo, diferente do que testemunhamos dos árbitros caseiros.
Ainda marcante, a homenagem do time e grupo técnico do Potiguar a Neto Maranhão. Empinaram foto sua em tamanho natural e fizeram a grafia do seu nome deitados no centro do gramado, ao final do jogo.
Neto morreu de ataque cardíaco em pleno treino da equipe, no início da temporada.
No primeiro gol, chiquinho driblou a diretoria toda do América e até quem estava em Natal, golaço.
Uma pena Felipão não convocar para seleção, uma pena não esta no Barcelona. Triste escolha jogar em um time sem endereço fixo. kkkkkkkkkk
Sugiro quando a prefeita ou governadora for discursar no jogo da final, todos vaiem, mas vaiem com força e EXIJA REFORMA DO NOGUEIRÃO JÁ. Não tem como assistir jogos nesse lixão (tenho vergonha de chamar alguém de fora para assistir jogos ali), chamado nogueirão. Se não der pra reformar, que vendam ou troquem por estado em outro lugar, mas que essas senhoras do poder, fiquem marcadas para sempre para todos os desportistas de Mossoró. Sem contar com os vereadores que não fazem nada. Ta na hora de dar uma resposta a altura pra esse povo.
só retificando o nome do jogador que morreo era neto maranhão.