A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) anunciou na tarde deste domingo, 22, que, em função da pandemia do Coronavírus, o Mossoró Cidade Junina (MCJ) deste ano será cancelado. Os recursos serão destinados para a saúde do município, garante a prefeita.

Prefeitura publica nota confusa "#esclarecendo"que Rosalba "reafirma decisão" de "perspectiva de cancelamento" (Reprodução)
“Com a confirmação do primeiro caso em Mossoró e o pronunciamento do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de que haverá um agravamento da doença entre os meses de maio a julho, decidimos cancelar por 90 dias todos os eventos esportivos e artístico-culturais, entre eles o Cidade Junina”, esclareceu.
Deputado sugeriu cancelamento e investimento em Saúde
Na sexta-feira (20), o deputado estadual mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade) sugeriu (veja AQUI) à prefeita que cancelasse o evento, com base justamente em declarações do ministro Luiz Mandeta (veja AQUI) e outros fatores de saúde pública.
Também apontou que o momento exigia remanejamento dos recursos para aplicação maciça na prevenção e combate ao coronavírus. Lembrou, por exemplo, que ano passado, em termos oficiais, a gestão Rosalba Ciarlini investiu mais de R$ 6 milhões na festa. Para esse ano, a perspectiva era de muito mais.
– Se esse mesmo montante de dinheiro for destinado à luta contra o coronavírus, será possível comprar 100 respiradores, 300 mil litros de álcool em gel e 20 milhões de máscara de proteção, para serem distribuídos à população”, exemplificou o parlamentar.
Terça-feira (17), a prefeita falou ao Blog Saulo Vale (veja AQUI) que ia avaliar se “seria realizado ou não”. Ontem, em redes sociais, voltou a cogitar que sim ou não. Hoje, cinco dias depois, capitulou à realidade dos fatos.
Cancelou, apesar da barafunda de textos e títulos da municipalidade em suas redes sociais, que mais confunde do que esclarece (veja boxe acima, nesta postagem). Retrato do próprio drama ‘cancela-não cancela’, vivido pela prefeita.
Publicação
O cancelamento do MCJ 2020 será publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) de amanhã, dentro do decreto de calamidade pública que trará outras medidas de prevenção e combate ao Covid-19.
O Mossoró Cidade Junina aconteceria entre os dias 06 e 27 de junho, seguido do campeonato de grupos de quadrilhas juninas Nordestão, nos dias 11 e 12 de julho.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Uma medida necessária, sem a menor dúvida.