Em audiência nesta segunda-feira (18), com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM), no Palácio da Resistência, a Prefeitura de Mossoró se comprometeu em divulgar até a segunda-feira (25), calendário de pagamento dos salários dos servidores municipais.
Foi a primeira reunião entre as partes (executivo e sindicato) em quase quatro anos, segundo o Sindiserpum, cujas solicitações de audiências eram ignoradas pela gestão anterior. A última vez em que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) concedeu audiência aos sindicalistas foi dia 10 de maio de 2017 (primeiro ano de seu governo) – veja AQUI.
Na audiência de hoje, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) também determinou a criação de comitê formado por representantes da Prefeitura de Mossoró e da categoria. O objetivo é estabelecer o diálogo permanente entre ambas as partes.
Um novo encontro entre as partes acontecerá na próxima sexta-feira (22), na Prefeitura de Mossoró, para encaminhamentos sobre as pautas discutidas hoje.
Veja abaixo a pauta do Sindiserpum, já protocolada dia 4 último (veja AQUI), no pedido de audiência atendido nessa segunda-feira:
– O 13º salário (2020) de quem recebe acima de R$ 3 mil;
– Diárias operacionais da guarda municipal;
– Intrajornada do Trânsito;
– Insalubridade;
– Insalubridade Covid-19.
O Sindiserpum alerta ainda apresentou outros direitos dos servidores que teriam sido ignorados pela gestão passada, como: progressões funcionais, concessão de férias, pagamento de rescisões dos aposentados, dentre outros.
Educação
Também foi protocolada a pauta de reivindicação da Educação. Veja abaixo os principais pontos:
– Implementação da política de valorização dos profissionais da Educação com revisão do Piso Salarial;
– Cumprimento do 1/3 da jornada extraclasse de acordo com a Lei Federal nº 11.738/2008;
– Reforma nas escolas e adequação ao ambiente educativo;
– Gestão democrática com eleição direta para diretores(as);
– Retorno das aulas presenciais apenas após a vacina;
– Publicação das progressões funcionais de classe e nível;
– Pagamento do 14º salário para as escolas premiadas;
– Atualização do auxílio deslocamento para profissionais da zona rural;
– Retorno do desconto em contracheque da contribuição sindical mensal;
– Apresentar calendário de pagamento do ano 2021;
– Assento para o Sindiserpum no Conselho Municipal de Educação;
– Pagamento da rescisão dos aposentados;
– Concurso público.
Municipalidade ainda não tem meios e data garantidos para pagar restante do 13º de 2020 e remuneração de dezembro, deixados pela ex-gestora Rosalba Ciarlini.
Participaram da reunião a presidente do Sindiserpum e vereadora Marleide Cunha; vice-presidente do Sindiserpum Gilberto Diógenes; o secretário-geral Jerônimo Emiliano; a diretora financeira Eliete Vieira; a secretária de educação sindical Celina Gondim; o consultor-geral do município, Humberto Fenandes; o secretário chefe de gabinete, Kadson Eduardo; o assessor do gabinete Thiago Marques e a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Faça um Comentário