O prefeito interino de Mossoró, Marcos Medeiros (PSD), recebeu nesta quinta-feira (15) o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Rodrigo Codes, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, e o vereador Thiago Marques (SDD). Na mesa do Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, eles e outros participantes trataram sobre a viabilidade da construção de hospital universitário no Município.
Em Mossoró, há formação anual de mais de 240 pessoas em três cursos de Medicina. Além da Ufersa e Uern, existe ainda uma faculdade privada: a Facene.
‘’A Prefeitura de Mossoró está totalmente à disposição para contribuir com essa pauta, importante para a saúde de Mossoró e para toda a região. Nos somamos às universidades, à Câmara Municipal, para fortalecer essa pauta e buscar os recursos junto à bancada federal. A gestão do prefeito Allyson Bezerra (UB) está à disposição’’, afirmou Marcos.
A reitora Cicília destacou a importância da parceria com o Município e Câmara para fortalecer a pauta. ‘’Essa obra é importante não só para as universidades, mas para toda a sociedade. Quando vemos que o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) atende a mais de 60 municípios, percebemos a real necessidade desse novo hospital’’, pontuou ela.
Demanda
‘’Os cursos de medicina de Mossoró mostram que há demanda para um hospital universitário, então é necessário para o curso, para Mossoró, sem dúvida nenhuma vai contribuir não só com o curso de medicina da Ufersa como o da Uern, já que nós somos a única cidade do estado que tem dois cursos de medicina públicos’’, disse Rodrigo Codes.
‘’Agradeço ao prefeito interino Marcos por atender o pedido para discussão sobre a essa pauta tão importante para Mossoró e região. Temos como objetivo discutir possibilidades, a viabilidade de instalação de hospital universitário em Mossoró, a partir de emendas parlamentares da bancada federal’’, informou o vereador Thiago Marques, propositor da pauta.
Como encaminhamento da reunião está, inicialmente, a oficialização da Frente Parlamentar pela Câmara Municipal, com participação da Uern, Ufersa e Prefeitura de Mossoró. Também será feito levantamento de dados sobre as demandas da saúde do Município e região e visita técnica a hospitais universitários de referência para elaboração de projeto. Com as informações, a Frente irá buscar a bancada federal em Brasília/DF.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Faça um Comentário