O Tribunal de Contas da União (TCU) multou o ex-prefeito de Angicos (RN) Clemenceau Alves (PMDB) e os integrantes da comissão de licitação da prefeitura – João Maria Martins Bezerra, Francisco Osmino Guilherme de Souza e Marlindo Duarte Lima Filho -, individualmente, em R$ 5 mil.
Eles são acusados de fraude em licitação para aquisição de microônibus para transporte escolar de alunos do ensino fundamental. Os recursos foram repassados por convênio pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os condenados têm 15 dias para pagarem a multa.
O TCU declarou ainda inidôneas as empresas Victoire Automóveis Ltda., Via Diesel Distribuidora de Veículos Motores e Peças Ltda. e Autoline Ltda. para participar de licitação na administração pública federal pelo prazo de três anos.
As empresas participaram da concorrência e simularam a competitividade, uma vez que duas delas possuem os mesmos sócios.
Cópia da decisão foi enviada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para que inclua as empresas declaradas inidôneas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).
Cabe recurso da decisão. O ministro Marcos Bemquerer Costa foi o relator do processo.
* Com informações do Portal Nominuto.com
Nota do Blog – Clemenceu é primo do senador Garibaldi Filho (PMDB) e do deputado federal Henrique Alves (PMDB) e atualmente é prefeito de Angicos, outra vez, em face da morte do titular, Jaime Batista (DEM) há poucos meses.
Tem jeito não,esses FDPs,não se mancam.Minha vomitada HENFILNIANA para eles todos: ” AARRRGGHHH!!!!!
O roubo do dinheiro público através de licitações acontece aos montes por esse Brasil afora. E fica tudo por isso mesmo. Esse país jamais irá cumprir seu ideal.